Conhecimento Cientifico Arte moderna – O que é, conceito, características e artistas

Arte moderna – O que é, conceito, características e artistas

A Arte Moderna é o conjunto de expressões artísticas que surgiu na Europa, que inclui arquitetura, literatura, escultura e pinturas.

A Arte Moderna é o conjunto de expressões artísticas que surgiu na Europa no final do século XIX e perdurou até meados do século XX. Decerto, ela abrange desde a arquitetura, a escultura, a literatura e a pintura. A saber que a arte moderna se consolidou no Brasil em 1922, durante a semana de arte moderna, que ocorreu no teatro municipal de São paulo.

Nessa época, os artistas buscavam outros olhares e novas maneiras de representar o mundo, descolando-se da arte tradicional. Assim, utilizam recursos como cores vivas, figuras deformadas, cubos e cenas sem lógica.

O rompimento com os temas clássicos vem acompanhado na arte moderna pela superação das tentativas de representar ilusionisticamente um espaço tridimensional sobre um suporte plano. A consciência da tela plana, de seus limites e rendimentos inaugura o espaço moderno na pintura

Características da arte moderna

Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
Fonte: Toda matéria

Inegavelmente, a arte moderna tem como principal característica o rompimento com os padrões vigentes. Principalmente, pelo seu contexto histórico. Pois, aconteceu em um período de grandes transformações no âmbito social, econômico e político, como também conquistas tecnológicas (como o invento da fotografia e do cinema). Além disso, ocorria a Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e posteriormente a Segunda Guerra Mundial.

Desse modo, a arte passa a exercer um papel contestador. Pois, expressa as incertezas e dilemas da contemporaneidade. Além disso, essa expressão artística transformou radicalmente o campo das artes ao quebrar com os formalismos. Assim, atingiu inclusive as estruturas gramaticais no campo literário.

No Brasil, a Arte Moderna buscou uma ruptura com a forte influência artística estrangeira, apropriando-se dessas vanguardas para criar uma identidade nacional dentro da arte. As manifestações vieram de uma forma mais engajada e como denúncia social, contrapondo-se radicalmente aos ideais da burguesia.

Liberdade de criação: Rejeição ao academicismo, permitindo aos artistas a influência de vários movimentos em uma obra. Novas concepções de espaço: Sem a preocupação de retratar a realidade de modo fidedigno, os artistas passaram a explorar novos pontos de vista em seus trabalhos, apresentando figuras deformadas e cenas sem lógica. Maior valorização da criação artística em detrimento do tema: Para os artistas modernos passa a ser apenas um pretexto para a criação e não o seu fim. Novas experimentações técnicas e de materiais: como por exemplo, o uso de colagens, arbitrariedade no uso das cores, pontuação relativa e aproximação da linguagem popular e coloquial. Povos não europeus incorporados como referências artísticas: contemplando a arte africana e oriental, por exemplo.

Concretismo – Origem, características, concretismo X neoconcretismo

×

Semana de arte moderna de 1922

Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
Fonte: Enciclopédia Itau

A primeira Semana de Arte Moderna aconteceu em São Paulo, em 1922, após o fim da Primeira Guerra Mundial e o centenário da Independência do Brasil. Decerto, a finalidade da semana de arte moderna brasileira era mostrar a independência e de como estavam conectados ao moderno.

O evento ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922. Certamente, a semana foi marcante por integrar várias expressões artísticas, como: pintura, literatura, arquitetura, música e escultura. De modo que todas se influenciaram de alguma forma, e não focaram apenas na corrente literária.

Decerto, antes da semana, o movimento artístico mais marcante no Brasil, era o parnasianismo. Importado da França, tal movimento tinha como algumas das suas características: o uso da norma culta, o ideal da arte pela arte e a ausência de qualquer compromisso social. Entretanto, os artistas desse movimento começaram a sentir a necessidade de pensar a identidade brasileira em suas obras. Dessa forma, a arte moderna queria acabar com os preceitos artísticos vigentes na época, como o próprio Parnasianismo.

Assim, descartou a ideia de formalismo e começa a utilizar uma linguagem coloquial e cotidiana. Certamente, por defender uma ideia muito progressista em relação a anterior, os artistas que colocaram o seu trabalho na Semana de 22 foram vaiados durante o evento. Inegavelmente, a ideia de inovar foi muito criticada pela camada mais conservadora da cena artística brasileira.

Ronald de Carvalho produziu o poema ”os sapos” onde criticava o movimento Parnasiano. Pois era preso às formas e vocabulários extremamente rebuscados. Apesar da duração ter sido curta, essa semana teve um grande impacto. A partir dela, os artistas começaram a se reorganizar em um movimento de refletir a respeito da realidade.

Principais movimentos da Arte moderna

Com o objetivo de criar uma nova tendência artística, surgiram diversos movimentos na Europa, dentre os quais destacamos:

Futurismo

Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
Fonte: Conhecimento científico

O futurismo teve origem italiana em 1909 e foi a primeira corrente vanguardista da época. Inegavelmente, enaltecia as inovações tecnológicas da época em detrimento das artes mais antigas e tradicionais. Assim, a obras, tanto plásticas quanto literárias, valorizavam o industrialismo, as máquinas e a velocidade. Inegavelmente, tal movimento relaciona-se com a revolução industrial que estava em curso.

Decerto, o futurismo nas artes plásticas foi um desdobramento de tendências na literatura do início do século XX e teve bastante influência do Manifesto Futurista (1909), criado pelo escritor Filippo Tommaso Marinetti.

Cubismo

Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
Fonte: Conhecimento científico

Influenciados pelo pintor Paul Cezànne e seus estudos sobre as formas, o Cubismo desenvolvido por Pablo Picasso e Georges Braque, abandonou as noções tradicionais de perspectiva e de imitação da natureza.

Decerto, o o movimento artístico do cubismo valorizavam as formas geométricas, modeladas basicamente por cubos e cilindros. Os cubistas também procuravam retratar os objetos e pessoas em todos os seus ângulos, como se esses estivem “abertos”. Assim, permitia a visualização simultaneamente de diversas perspectivas da mesma imagem.

Dadaísmo

Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
Fonte: Brasil escola

O Dadaísmo surgiu da não conformidade de artistas plásticos e escritores refugiados em Zurique durante a Primeira Guerra Mundial, em 1916. “Dadá”, palavra escolhida aleatoriamente pelo poeto romeno Tristan Tzara, evidenciava o que os artistas desse movimento buscavam expressar: o sentimento de esvaziamento de sentidos perante os horrores da guerra.

Segundo a lógica dadaísta, se o mundo não faz mais sentido, a arte também não deve fazer. Assim, ao compor obras que não sugeriam coerência alguma, esses artistas estavam protestando contra a ordem vigente. Assim, A partir dessa linha artística, surgiu o Surrealismo, idealizado pelo escritor André Breton.

Surrealismo

Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
Fonte: Toda matéria

Em síntese, é de origem francesa e se iniciou em 1924, no período pós primeira guerra. Decerto, essa forma de arte valorizava a fantasia, a loucura, o universo onírico e o impulso dos artistas, dando vazão às manifestações do inconsciente humano. O surrealismo dialogava com a psicanálise freudiana, principalmente, com as manifestações do subconsciente.

Expressionismo

Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
Fonte: Wikipedia

Esse movimento artístico está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas. Decerto, foi o primeiro a focar em aspectos subjetivos. Surgiu em 1912 na Alemanha e valorizava a subjetividade, em oposição ao impressionismo. Assim como o próprio nome sugere, essa corrente artística buscou a expressão emocional de seus artistas já cansados do tradicionalismo acadêmico.

Essa corrente empreendia a deformação intencional da realidade, a caricatura, a “estética do feio” como forma de retratar o mundo por um prisma pessoal. Enfatizava o desespero, a angústia, a solidão, todos os estados de espírito característicos da época.

Fauvismo

Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
Fonte: Infoescola

Essa corrente levou o nome de “fauvista” depois de uma exposição realizada em Paris, em 1905. Os pintores foram chamados pela crítica de fauves, que em português quer dizer “feras”. Tal denominação veio por conta do uso intenso e arbitrário das cores.

As principais características do movimento fauvista são o uso das cores puras e a simplificação das formas. Decerto, os artistas criavam figuras apenas sugerindo as formas, sem representá-las de maneira realista e usavam as tintas sem misturá-las e criar degradês.

Abstracionismo

Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
Fonte: Todo estudo

O termo “abstrato” é usado para designar obras de arte que não possuem relação direta com a realidade dos objetos, valendo-se muitas vezes de manchas, linhas, cores e formas indefinidas. Aqui, os artistas exploram as cores, formas, linhas, texturas, contrastes e outros elementos não pictóricos.

Pode-se considerar o artista russo Wassily Kandinsky um dos precursores da pintura moderna abstrata.

Concretismo

Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
Fonte: Slideshare

O Concretismo foi um movimento de vanguarda que visava a criação de uma nova linguagem por meio de figuras geométricas. Assim, os artistas dessa corrente buscavam causar no público sensações de movimento ao olhar para as obras.

Assim, na literatura tinha como característica central a valorização do conteúdo visual e sonoro. Já nas artes plásticas, destacou-se pelo uso de formas abstratas.

Principais artistas do modernismo

Artistas modernistas europeus

Pablo Picasso (1881-1973)
Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
Guernica – Fonte: Artes e artistas Edvard Munch (1863-1944)
Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
O grito – Fonte: Wikipedia Wassily Kandinsky (1866-1944)
Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
Composição – Fonte: Infoescola Salvador Dalí (1904-1989)
Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
A persistência da memória – Fonte: Cultura genial Henri Matisse (1869-1954)
Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
The blue nude – Fonte: Amazon

Artistas modernistas brasileiros

Anita Malfatti (1889-1964)
Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
A boba – Fonte: Arte fonte de conhecimento Oswaldo Goeldi (1895-1961)
Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
A noite escura da alma – Fonte: Artemazeh Tarsila do Amaral (1886-1973)
Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
Abaporu – Fonte: Gazeta do povo Victor Brecheret (1894-1955)
Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
Escultura de Victor Brecheret – Fonte: Veja Hildegardo Leão Veloso (1899-1966)
Arte moderna - Conceito e artistas

Arte moderna - Conceito e artistas

Conhecimento Científico
Escultura feita por Hildegardo de Osório localizada em Porto Alegre – Fonte: Blog Hildegardo Leão Veloso

Além de muitos outros artistas, como Di Cavalcanti, Ismael Nery, Lasar Segal e Milton da Costa.

Por fim, leia também sobre a Tarsila do Amaral – Origem, fases, características e principais obras

Fonte: Toda matéria, Educamais, Todo estudo, Brasil escola, Enciclopédia Itau.

Imagem de destaque: Artout

Essa matéria Arte moderna – O que é, conceito, características e artistas foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas