Conhecimento Cientifico Bloqueio Continental, o que foi? Contexto histórico e consequências

Bloqueio Continental, o que foi? Contexto histórico e consequências

Imposto por Napoleão Bonaparte aos países europeus, o Bloqueio Continental visava cortar relações comerciais e enfraquecer a Inglaterra. Essa matéria Bloqueio Continental, o que foi? Contexto histórico e consequências foi criada pelo site Conhecimento Científico.

No século XIX, a Europa experimentava agitações políticas e econômicas causadas pelo período napoleônico. A França era uma potência e contava com vários territórios conquistados. Pensando em expandir seu império, Napoleão Bonaparte impôs o Bloqueio Continental.

A princípio, o líder francês queria modernizar a economia do continente, ao mesmo tempo que enfrentava a oposição ferrenha de diversos impérios que eram contra o processo revolucionário.

Notória opositora de Napoleão, a Inglaterra era uma das únicas nações que tinha poder econômico e bélico para enfrentar os franceses. Ciente do potencial dos ingleses, todavia, Napoleão Bonaparte quis enfraquecer os britânicos com o Bloqueio Continental.

O que foi o Bloqueio Continental?

Em primeiro lugar, o Bloqueio Continental foi uma medida imposta em 21 de novembro de 1806, que impedia o acesso dos navios ingleses aos portos das nações dominadas pelo Império Francês.

esquadra portuguesa

esquadra portuguesa

Conhecimento Científico
Aventuras na História

Seu principal objetivo era deixar a Grã Bretanha isolada, sem nenhuma relação comercial com outros países. Todavia, a ideia era que a França expandisse seu mercado consumidor, ao mesmo tempo em que conseguiria enfraquecer um grande rival.

Antes de mais nada, a medida tinha caráter autoritário e não poderia ser aceita pelos países, que se viam dependentes do comércio com os ingleses e permaneciam neutros.

Nesse ínterim, de posse da porção leste europeia, conseguida após a assinatura do Tratado de Tilsit, firmado com o Czar russo Alexandre I, em julho de 1807, faltava a Napoleão a porção oeste, onde ficavam os portos das cidades Lisboa e do Porto.

Portugal e Inglaterra: uma relação dependente

Em primeiro lugar, o Bloqueio Continental imposto pelo imperador francês encontrou dificuldades para ser seguido por algumas nações europeias.

A Inglaterra mantinha relações com outros países, como Portugal. Por sua vez, a coroa portuguesa era dependente dos produtos produzidos pelos ingleses e, impedidos militarmente de lutar contra os franceses, decidiram  aliar aos britânicos.

Desse impasse em não fechar as portas para a Inglaterra, Portugal, na figura do Príncipe Regente Dom João VI, assinou um documento secreto e se viu obrigado a transferir a sede do governo para o Brasil.

coroa portuguesa

coroa portuguesa

Conhecimento Científico
Toda Matéria

Nesse ínterim, os ingleses se comprometeram a defender o território lusitano, da mesma forma que Portugal se comprometeria em abrir os portos brasileiros e em entregar sua esquadra aos britânicos.

Como consequência disso, em 29 de novembro de 1807, a Família Real Portuguesa embarcou rumo ao Brasil, levando consigo a nobreza lusitana.

O que achou dessa matéria sobre o Bloqueio Continental? Se gostou, confira também: Era Napoleônica – História, principais fases e como terminou.

Fontes: Toda Matéria, Info Escola, Brasil Escola

Imagens: Russia Beyond, Estudo Prático, Toda Matéria, Aventuras na História

Essa matéria Bloqueio Continental, o que foi? Contexto histórico e consequências foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas