Conhecimento Cientifico Calcogênios, o que são? Principais características, ligações e aplicações

Calcogênios, o que são? Principais características, ligações e aplicações

Calcogênios é um grupo de elementos químicos com características específicas que possuem diversas aplicabilidades na natureza e na indústria. Essa matéria Calcogênios, o que são? Principais características, ligações e aplicações foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Composto por elementos químicos da família VI A, o grupo dos Calcogênios recebe esse nome por causa da origem grega. Enquanto Khaltos significa “cobre”, genos quer dizer “origem nobre”. Ademais, os componentes dessa família são: Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Telúrio (Te), Polônio (Po) e Livermório (Lv).

Embora conte com diversas características, a mais marcante nesse grupo é o fato de todos os elementos naturais (com exceção do Livermório, que é artificial) formarem compostos químicos com o Cobre (Cu). Por isso o metal de transição está presente no nome dos Calcogênios.

Além da afinidade com o Cobre, os Calcogênios possuem outras características, ligações e aplicações específicas.

Caraterísticas dos Calcogênios

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
O Oxigênio é o único gás entre os Calcogênios

Visto que estão localizados na região direita da Tabela Periódica, esses elementos apresentam certas especificidades em relação aos demais grupos e famílias. São elas:

Com exceção do Polônio e do Livermório, todos são ametais; Os metais deste grupo tendem a perder elétrons para atingirem a estabilidade. Em contrapartida, os ametais apresentam a tendência de receber elétrons; O número de oxidação (NOX) dos ametais é -2, ou seja, eles tendem a ganhar 2 elétrons para atingir o octeto. Enquanto isso, o NOX dos metais é +6, o que representa sua capacidade de perder 6 elétrons para atingir o octeto; Com exceção do Oxigênio, que é um gás e o elemento mais eletronegativo dessa família, todos os demais Calcogênios encontram-se no estado sólido à temperatura ambiente; Quando comparados com elementos das famílias IA e VA, seu raio atômico se torna pequeno. Consequentemente, isso resulta em uma elevada energia de ionização e baixa eletropositividade; Tanto a afinidade eletrônica quanto a eletronegatividade desses elementos são elevadas, ainda mais se comparadas às outras 15 famílias à esquerda deles (IA a VA); Sua densidade é menor que os elementos localizados na região central (Família B) da Tabela Periódica.

Ligações químicas

Assim como mencionado acima, com exceção do Polônio e do Livermório, o grupo dos Calcogênios é majoritariamente composto por ametais.

Logo, esses elementos químicos têm a tendência de receber elétrons e formar ânions. Como resultado disso, os elementos dessa família podem realizar ligações covalentes, originando compostos moleculares, e ligações iônicas, formando compostos iônicos.

Aplicações dos Calcogênios

Os Calcogênios possuem aplicações muito variadas e essenciais no cotidiano social. Por exemplo, o oxigênio participa de forma ativa no processo de respiração celular, sendo imprescindível para os seres vivos aeróbios.

Calcogênios, o que são? Principais características, ligações e aplicações

Calcogênios, o que são? Principais características, ligações e aplicações

Conhecimento Científico
O Telúrio é utilizado para reforçar ligas metálicas de chumbo

Além disso, o gás também é utilizado como comburente em diversos processos químicos e participa da produção de ferro gusa e óxidos de titânio.

Assim como o oxigênio, o selênio desempenha funções importantes no organismo humano, principalmente no fortalecimento do sistema imunológico.

Todavia, sua utilização mais conhecida é como decorante de vidros. Em contrapartida, o telúrio forma compostos químicos muito tóxicos para o organismo humano e é utilizado para reforçar ligas metálicas de chumbo.

Calcogênios, o que são? Principais características, ligações e aplicações

Calcogênios, o que são? Principais características, ligações e aplicações

Conhecimento Científico
O Selênio pode ser encontrado em alimentos como a castanha-do-pará

O enxofre, na indústria, é utilizado na produção de pólvora, explosivos, inseticidas e fungicidas e o polônio, também altamente reativo e tóxico, é utilizado como fonte de radiação alfa e nêutrons, além de atuar na melhoria da performance de motores de combustão interna.

Já o Livermório, devido a sua instabilidade, não conta com nenhuma aplicação.

Então, o que achou da matéria sobre calcogênios? Se gostou, leia também: Ácidos carboxílicos – Nomenclatura, características e aplicabilidade.

Fontes: Mundo Educação, Manual da Química, Info Escola.

Imagens: Espaço Quisisana, Metrópoles, Estadão, Iron Mountain Hot Springs, Pinterest.

Essa matéria Calcogênios, o que são? Principais características, ligações e aplicações foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas