Conhecimento Cientifico Catarse – Significado, aplicações em diversos ramos e curiosidade

Catarse – Significado, aplicações em diversos ramos e curiosidade

Na religião, medicina e filosofia da antiguidade grega, catarse significa libertação ou purgação do que é estranho à essência. Saiba mais.

Catarse é uma palavra grega (kátharsis) que significa purificação, libertação ou purgação. Era utilizada no sentido da libertação do corpo ou da alma de algo que lhes era danoso. Ou seja, os que perturbava ou corrompia.

Catarse é um conceito filosófico. Além disso, é um conceito muito amplo, uma vez que é utilizado em diversos ramos do conhecimento: artes, psicologia, medicina, religião, educação, dentre outros.

Sendo assim, na matéria de hoje, vamos conhecer tudo sobre esse conceito em cada ramo especificado. Então fique atento!

Catarse na Filosofia

Em sentido estritamente filosófico, como tratado pelos antigos gregos, pode-se encontrar a reflexão sobre esse conceito em dois filósofos. São eles Platão e Plotino.

Para Platão, esse conceito é a dissociação entre o melhor e o pior, onde o que é melhor é mantido e o que é pior, rejeitado. Desse modo, ele aborda a catarse de duas maneiras, ligadas uma a outra: uma designando a libertação do ser humano em relação aos prazeres e a outra a libertação da alma em relação ao corpo.

Quanto à purificação em relação aos prazeres, o filósofo afirma que só é possível a uma pessoa aproximar-se do conhecimento da verdade na medida em que se purifica do contato com o corpo e de tudo o que lhe é próprio, ou seja, das sensações e dos prazeres. A purificação da alma em relação ao corpo acontece como um avanço da purificação em relação aos prazeres. Ou seja, é somente quando a alma está totalmente separada do corpo, o que só acontece na morte, que o conhecimento puro é possível.

Plotino, por sua vez, tratará da catarse insistindo especificamente na separação entre a alma e o corpo. Para este filósofo, que era um seguidor da doutrina platônica, são as virtudes o que purificam a alma de todos os desejos e emoções. Separando, assim, a alma do corpo, fazendo com que a alma se recolha e se dedique a si mesma, não estando mais à mercê da influência do corpo.

Catarse segundo Aristóteles

Para Aristóteles, o teatro tinha para o ser humano a capacidade de libertação. Pois quando via as paixões representadas, conseguia se libertar delas.

Essa purgação ou purificação tinha o nome de catarse, que era provocada no público durante e após a representação de uma tragédia grega. Sendo assim, esse conceito era o estado de purificação da alma experimentada pela plateia através das diversas emoções transmitidas no drama.

Desse modo, Aristóteles aproxima-se esse conceito nas artes. Com o passar dos anos, o conceito de catarse foi se expandindo e atualmente, faz parte de diversas áreas do saber. No entanto, todos eles derivam da concepção apresentada pelo filósofo grego.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Catarse no teatro.
Fonte: Instituto Federal Rio Grande do Norte

Determinismo – O que é, tipos e autores deterministas

×

Catarse nas Artes

O poeta grego Empédocles utilizou esta palavra como título de um de seus poemas. Contudo, foi Aristóteles quem primeiramente desenvolveu um pensamento sobre ela nesse sentido, conforme visto anteriormente.

Sendo assim, a catarse nas artes corresponde à sensação de limpeza, leveza, renovação e purificação que o ser humano atinge quando entra em contato com alguma obra artística. Podemos citar a pintura, a música, o cinema, o teatro, a dança, etc.

Ou seja, a esse conceito nas artes representa a liberação da tensão emocional. E assim, proporciona fortes emoções além do sentimento de alívio.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Álbum de música Catarse: Lado A, feito por Daniela Araújo.
Fonte: News Gospel

Catarse na Literatura

A literatura é a arte das palavras e, da mesma maneira que outras modalidades artísticas, ela transmite a sensação de purgação ou purificação provocada pela catarse.

Assim, quando lemos algum texto literário que nos causa demasiada emoção e reflexão, podemos ter sido tocados por um processo catártico.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Fonte: Unisul

Catarse na Pedagogia

Esse conceito é explorado também no campo da educação e, portanto, nos processos educativos.

Nesse sentido, o processo catártico ocorre quando os estudantes absorvem e adquirem instrumentalização necessária para agirem como cidadãos, bem como refletirem sobre suas práticas sociais.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Fonte: Revista Educação

Catarse na Religião

No sentido religioso, esse conceito é o estado de purgação espiritual que o indivíduo almeja. Por exemplo, através da confissão.

As emoções manifestadas pelos participantes de um ritual religioso são também demonstrações de catarse ou de purificação da alma.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Fonte: Herasias Católicas

Catarse na Psicologia e na Medicina

Na psicologia, esse conceito está intimamente relacionada com a liberdade e a cura dos traumas, medos e doenças.

Dessa forma, os processos catárticos ocorrem nos pacientes no momento em que eles superam algum trauma. Isso se dá por meio de uma libertação psíquica.

Além disso, no âmbito da medicina, o conceito é um termo usado para designar o esvaziamento do intestino.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Fonte: Psicologia dos Psicólogos

Catarse na Psicanálise

Sigmund Freud, psicanalista austríaco, foi quem introduziu o conceito de catarse na psicologia.

Freud integrou os estudos sobre hipnose, já desenvolvidos pelo austríaco Joseph Breuer.

Sendo assim, conforme visto anteriormente, esse conceito representa a cura de um paciente. Ela é alcançada através da expressão verbal de experiências traumáticas recalcadas.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Fonte: Reencontros

Curiosidade

Catarse também é o nome de um site de crowdfunding. Nesse site, as pessoas podem contribuir financeiramente para a concretização de um determinado projeto.

Como por exemplo um álbum de música, jogo ou livro.

Catarse – Significado, aplicações em diversos ramos e curiosidade

Catarse – Significado, aplicações em diversos ramos e curiosidade

Conhecimento Científico
Fonte: Primal Studio

Gostou de saber um pouco mais sobre esse conceito filosófico? Então fique de olho no conceito feito Sigmund Freud, Complexo de Édipo.

Fontes: Significados, InfoEscola, Toda Matéria

Fonte Imagem Destaque: Z1 Portal

Essa matéria Catarse – Significado, aplicações em diversos ramos e curiosidade foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas