Conhecimento Cientifico Classes de palavras – Definição, características e tipos de palavras

Classes de palavras – Definição, características e tipos de palavras

As classes de palavras são dez: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, advérbio, verbo, interjeição, preposição e conjunção. Essa matéria Classes de palavras – Definição, características e tipos de palavras foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Antes de mais nada, classes de palavras são divisões criadas na língua portuguesa para estudar as palavras de modo isolado e mais específico. Todavia, dentro da nossa gramática existem divisões diferentes que estudam os fenômenos linguísticos de forma mais específica.

Nesse sentido, a morfologia trata do estudo da estrutura, da formação e da classificação de palavras. Assim, o estudo das classes de palavras acontece de forma isolada, desconsiderando-se a função que exercem dentro de uma frase ou período.

Todavia, as palavras são classificadas em dez classes, a nomear: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, advérbio, verbo, interjeição, preposição e conjunção.

O que são classes de palavras?

Classes de palavras ou classes gramaticais são as classificações das palavras em grupos, de acordo com a sua função dentro da nossa língua portuguesa. Nesse sentido, elas podem ser variáveis ou invariáveis.

Classes de palavras – Definição e tipos de palavras

Classes de palavras – Definição e tipos de palavras

Conhecimento Científico
Palavras invariáveis e variáveis.

As palavras variáveis são aquelas que variam em gênero, número e grau, como o substantivo, o verbo, o adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral. Todavia, as palavras invariáveis são aquelas que não variam, como a proposição e o advérbio.

Nesse sentido, dentro das mutações da língua portuguesa, estão as classificações das palavras. Esta divisão sofreu alterações ao longo do tempo, porém todos os vocábulos do nosso idioma estão incluídos dentro de uma das dez classes de palavras existentes.

Dessa forma, a classificação das palavras é feita nas seguintes classes: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, advérbio, verbo, interjeição, preposição e conjunção.

Tipos de classes de palavras

Em síntese, as classes de palavras estão divididas em dez. Vamos saber um pouco mais a seguir:

Substantivo

Basicamente, é a palavra que dá nome aos seres em geral. Podem ser objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações e outros. Por exemplo:

O Rafael é muito preguiçoso. A Espanha tem monumentos maravilhosos! A geladeira está cheia.

Artigo

Em síntese, o artigo se encontra antes do substantivo, de modo que o determine de maneira particular (definido) ou geral (indefinido). Exemplos:

O menino dormiu. As meninas saíram. Uma chance é o que te peço.

Adjetivo

Todavia, dentro das classes de palavras, o adjetivo tem como função nomear características, qualidades ou estados dos seres. Por exemplo:

O menino ficou contente. João é um rapaz inteligente. A maçã estava saborosa.

Classes de palavras – Numeral

Esta é a palavra que indica a posição ou o número de elementos, por exemplo. Todavia, os numerais são classificados em cardinais, ordinais, bem como multiplicativos, fracionários e coletivos. Exemplos:

Quero um refrigerante, por favor! Dezenas de pessoas estavam na reunião. Hoje é o trigésimo segundo aniversário de João.

Pronome

A classe gramatical dos pronomes estabelece os seres que fazem parte da interlocução. Dessa forma, são empregados para indicar os demais presentes no discurso. Nesse sentido, essa classe de palavras se refere a quem fala, com quem se fala e a de quem ou de que se fala.

Todavia, os pronomes substituem ou acompanham o substantivo. Por exemplo:

Eu não sei fazer o trabalho. Ela voltou cedo da escola. Nós vamos ao teatro hoje.
Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Quadro demonstrativo de pronomes.

Advérbio

Esta palavra age modificando o verbo, o adjetivo ou até mesmo outro advérbio. Nesse sentido, pode ser classificado em modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação e dúvida. Exemplos:

Caio trabalhou muito. A casa é ali. Ele é o melhor atleta desta modalidade.

Verbo

A princípio, nas classes de palavras, o verbo é conhecido como a palavra que indica ação, estado ou fenômeno da natureza. Todavia, estão divididos em verbos regulares, irregulares, defectivos e abundantes. Exemplos:

Ele chora todos os dias. Hoje fez sol. Tadeu corre todos os dias pela manhã.

Interjeição

Em síntese, dentro das classes de palavras, esta que exprime emoções, sentimentos e reações psicológicas. Por exemplo:

Graças a Deus ele chegou em casa! Psiu! Olhe para cá! Olá! Me chamo Roberta.

Classes de palavras – Preposição

Todavia, esta palavra liga duas palavras, estabelecendo entre elas relações de sentido e dependência. São classificadas em preposições essenciais e acidentais. Exemplos:

O documento foi entregue a ele. As portas se fecham após as 18h. Isto é para você.

Conjunção

Nas classes gramaticais, contudo, a conjunção é uma palavra invariável que liga duas orações ou duas palavras que possuem a mesma função em uma oração. Exemplos:

Vou, mas não volto cedo. Ele queria ir à praia, mas está chovendo. Eu sou pobre, ao passo que ele é rico.
Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Quadro explicativo com todas as classificações usadas.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Quando usar crase? Características do acento grave e exemplos de uso.

Fontes: Português, Brasil Escola, Toda Matéria

Imagens: Museu Língua Portuguesa, Várias Classes, StudyLib, Cola da Web

Essa matéria Classes de palavras – Definição, características e tipos de palavras foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas