Conhecimento Cientifico Como é eleito o presidente dos EUA? Processo eleitoral e características

Como é eleito o presidente dos EUA? Processo eleitoral e características

O processo de como é eleito o presidente dos EUA é dividido em duas fases, sendo as Eleições Primárias e o Colégio Eleitoral. Essa matéria Como é eleito o presidente dos EUA? Processo eleitoral e características foi criada pelo site Conhecimento Científico.

De quatro em quatro anos, normalmente no mês de novembro, os estadunidenses vão às urnas para escolher o Presidente da República. Mas afinal, como é eleito o presidente dos EUA?

Bem, diferente do Brasil, o voto norte-americano não é obrigatório e os eleitores exercem a votação por meio de cartões perfurados. A princípio, parece complicado entender o sistema eleitoral norte-americano porque, na verdade, ele é.

Isso porque, a estrutura da eleição é dividida em partes e, na realidade, quem escolhe o presidente não é o eleitor, e sim os delegados de cada Estado. Ou seja, as eleições são divididas em prévias (também chamadas de primárias) e o Colégio Eleitoral.

Sendo assim, para que o presidente seja eleito, a preparação para as eleições ocorre bem antes da votação oficial. Vamos entender o processo de como é eleito o presidente dos EUA!

Como é eleito o presidente dos EUA?

O processo de como é eleito o presidente dos EUA é complicado, mas nada impossível de compreender. Apesar da diferença entre outros processos eleitorais, os presidentes também são eleitos de quatro em quatro anos, geralmente, no mês de novembro.

Como é eleito o presidente dos EUA? Processo eleitoral e características

Como é eleito o presidente dos EUA? Processo eleitoral e características

Conhecimento Científico
Remessa Online

Primeiro, para que um cidadão possa se candidatar ao cargo de Presidente da República, é necessário ter, no mínimo, 35 anos de idade. Além disso, o cidadão precisa ter vivência no país, ou seja, ter nascido e vivido nos EUA, por 14 anos.

Para que os candidatos de cada partido seja definido, os norte-americanos fazem a escolha, marcando o início da política e do processo de como é eleito o presidente dos EUA.

Em síntese, existem diversos partidos no país, porém, os maiores e os que mais elegem presidentes nas eleições americanas, são o Republicano e o Democrata. Assim, a fase para a escolha dos representantes de cada partido é conhecida como eleições primárias ou prévias.

A estrutura da eleição de como é eleito o presidente dos EUA foi definida assim que a Constituição foi estabelecida no país, em 1797. Com a Independência dos EUA, os Estados menores temiam que os Estados maiores tomassem os direitos adquiridos ao longo dos anos.

Como é eleito o presidente dos EUA? Processo eleitoral e características

Como é eleito o presidente dos EUA? Processo eleitoral e características

Conhecimento Científico
Vox

Assim, os líderes estaduais decidiram por mandar, representando cada Estado, seus próprios representantes para as eleições. Desde então, o modelo eleitoral norte-americano nunca mudou, tendo os Democrata e Republicano como os maiores partidos.

Eleições primárias

Os representes de cada partido são escolhidos, por meio dos norte-americanos, nas chamadas eleições primárias. Assim, a forma como é eleito o presidente dos EUA se assemelha às demais eleições democráticas nesta fase, já que é o povo quem decide os candidatos de cada partido.

Após a escolha dos candidatos dos partidos, feita em todos os Estados norte-americanos, a próxima fase é a escolha dos candidatos que realmente vão representar a candidatura à presidência. Nesse momento, quem faz a escolha são os delegados partidários.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Economia Bárbara

A forma como as eleições primárias ocorrem é determinada por cada Estado. Logo, os delegados decidem se as eleições serão fechadas, abertas, livres ou, ainda, por meio de “cáucus” – espécie de convenção política.

Além disso, decidem também se os eleitores podem participar das eleições prévias dos dois partidos, se devem ser filiados ao partido, etc.

No caso, as prévias, no modelo de como é eleito o presidente dos EUA, ocorrem antes das eleições oficiais para Presidente da República.

Assim que os candidatos são escolhidos pelos delegados, a confirmação da candidatura ocorre nas Convenções Partidárias. Logo, o candidato escolhe quem será o representante que atuará como vice-presidente.

Colégio Eleitoral

Bem, como visto, os candidatos à presidência são escolhidos pelos delegados. Os delegados, neste caso, são escolhidos pela população, marcando a segunda fase de como é eleito o presidente dos EUA.

Como é eleito o presidente dos EUA? Processo eleitoral e características

Como é eleito o presidente dos EUA? Processo eleitoral e características

Conhecimento Científico
Share America

Porém, para que tudo fique bem explicado, é preciso separar essa fase em partes. A princípio, os Estados Unidos são formados por 50 Estados.

Cada estado possui um número de delegados, determinado pela quantidade de habitantes em cada região. Sendo assim, quanto mais habitantes tiver um Estado, maior será a representação de delegados.

Nesse sentido, após definir quem são os delegados de cada Estado, são formados os Colégios Eleitorais. Em síntese, cada eleitorado deve ter, no mínimo, três delegados.

Como os Estado possuem autonomia, as eleições para determinar quem serão os delegados fica à cargo dos representantes de cada Estado. Ou seja, se as eleições são ser livres, fechadas, abertas, se os eleitores devem ou não ser filiados aos partidos, etc.

A escolha de como é eleito o presidente dos EUA

Após as eleições primárias, 538 delegados são escolhidos para formar o Colégio Eleitoral. Nesse sentido, para que um candidato à presidência – escolhido pelos delegados – possa ser eleito, é preciso ter 50% dos votos mais um, totalizando 271 votos do Colégio Eleitoral.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Jornal Tornado

Ou seja, apesar dos cidadãos votarem – e o voto norte-americano não é obrigatório – o novo Presidente da República é escolhido, na verdade, pelo Colégio Eleitoral, mesmo que o candidato tenha sido votado pela grande maioria dos eleitores.

Sendo assim, o Estado mais representativo nas eleições americanas é a Califórnia, com 36 milhões de habitante e 55 delegados. Neste caso, o candidato que conquista o voto de todos os delegados da Califórnia, já garante 10% de todo o Colégio Eleitoral e define a forma de como é eleito o presidente dos EUA.

O que achou da matéria? Aproveita que já está aqui e confira como é o Sistema Eleitoral Brasileiro e como funciona o Poder Executivo.

Fontes: Mundo Educação, História do Mundo e Brasil Escola 

Imagens: BBC News, Remessa Online, Vox, Economia Bárbara, Share America e Jornal Tornado

Essa matéria Como é eleito o presidente dos EUA? Processo eleitoral e características foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas