Conhecimento Cientifico Compostos inorgânicos, o que são? Definição e principais características

Compostos inorgânicos, o que são? Definição e principais características

Os compostos inorgânicos são aqueles que não apresentam em sua composição átomos de carbono, com exceção dos elementos CO, CO2 e Na2CO3. Essa matéria Compostos inorgânicos, o que são? Definição e principais características foi criada pelo site Conhecimento Científico.

A Química é dividida em dois segmentos distintos: química inorgânica e a química orgânica. Basicamente, a química inorgânica, também chamada de química mineral, é a responsável por estudar os compostos inorgânicos, ou seja, aqueles que não possuem em sua composição carbono coordenados em cadeias. 

Sendo assim, os compostos inorgânicos são formados por funções inorgânicas que apresentam características semelhantes na composição química. Além disso, estes tipos de compostos não são formados por carbono, mas sim pelos demais elementos químicos que compõem a Tabela Periódica. O carbono, neste caso, faz parte da composição dos compostos orgânicos

Apesar do carbono não ser parte da composição das funções inorgânicas, existem algumas exceções, como o CO, CO2 e Na2CO3. Isso porque estas substâncias apresentam características dos compostos inorgânicos, embora o carbono faça parte da fórmula estrutural dos elementos químicos.  

Divisão dos compostos químicos inorgânicos e orgânicos

A Química é formada por diversos compostos que apresentam características semelhantes ou diferentes, dependendo da composição. Por conta das diferenças, foi necessário dividir os compostos químicos entre orgânicos e inorgânicos. 

Compostos inorgânicos, o que são? Definição e principais características

Compostos inorgânicos, o que são? Definição e principais características

Conhecimento Científico
Pensamentos Poéticos

Isso porque os estudiosos acreditavam que os compostos inorgânicos eram aqueles que se originaram de sistemas ‘mortos’, ou seja, sem vida. Já os compostos orgânicos seriam aqueles que, em sua composição, apresentavam substâncias originadas dos seres vivos

Em síntese, os compostos inorgânicos são formados por qualquer elemento da Tabela Periódica, mas não apresentam em sua composição átomos de carbono. Apesar de serem formados por qualquer elemento, as funções inorgânicas apresentam em maior quantidade ametais ou átomos de hidrogênio, que são interligados por ligações com átomos metálicos. 

Além disso, a ligação que ocorre entre as funções inorgânicas podem ser de três tipos: iônicas, covalentes ou de coordenação. Neste caso, quando há ligação iônica, significa que os compostos apresentam elementos com eletronegatividade maior que 1,7 eV. 

Por outro lado, quando ocorre ligação covalente, os compostos são formados por elementos que apresentam diferença de eletronegatividade menor que 1,7 eV. Já os compostos inorgânicos formados por ligação de coordenação são constituídos por moléculas ligadas a um ou vários ácidos de Lewis. 

Características dos compostos inorgânicos

Os compostos inorgânicos são elementos formados por funções inorgânicas que apresentam características semelhantes. Além disso, é possível identificar um composto inorgânico por conta de aspectos como:

Não apresentam a presença de carbono na estrutura molecular, formando cadeias e ligados a átomos de hidrogênio. Apesar disso, existem exceções, como no caso dos elementos CO, CO2 e Na2CO3;  São compostos formados por átomos, ou uma molécula, de qualquer elemento da Tabela Periódica.  Apresentam na composição química metais ou hidrogênio que se ligam com um não-metal, bem como um grupo de não metais;  As ligações entre os compostos inorgânicos podem ser: iônicas, covalentes ou de coordenação.  A grande maioria destes compostos apresentam estado físico sólido

Compostos inorgânicos

Os compostos inorgânicos podem ser divididos em quatro grupos diferentes: os ácidos, as bases, os sais e óxidos. Ou seja, são substâncias que não apresentam em sua composição química a presença de carbono. 

Compostos inorgânicos, o que são? Definição e principais características

Compostos inorgânicos, o que são? Definição e principais características

Conhecimento Científico
Napidoktor

Entretanto, existem algumas substâncias – como o dióxido de carbono, monóxido de carbono, grafite, diamante, ácido carbônico, ácido cianídrico, e os sais carbonatos e cianetos – que, apesar de possuírem carbono na composição química, são classificadas como funções inorgânicas. 

A princípio, a Química foi dividida de duas formas distintas: a química orgânica e a inorgânica. A divisão foi proposta por Torbern Bergman, em 1777. O cientista definiu que a química orgânica é aquela responsável por estudar os compostos extraídos dos seres vivos. Já a química inorgânica é a parte da Química que estuda os compostos originados do reino mineral. 

A divisão permaneceu assim até meados do séculos XIX, quando Friedrich Wöhler, em 1828, desenvolveu, em laboratório, a ureia. O componente da urina foi desenvolvido por meio do cianato de amônio, classificado como um composto mineral. Por conta da descoberta, a divisão dos compostos químicos se alterou. 

Mais tarde, a divisão entre as funções inorgânicas foi proposta pelo químico sueco Svante Arrhenius, que agrupou as substâncias inorgânicas de acordo com as semelhanças que há entre elas. Portanto, o químico dividiu os compostos inorgânicos entre: ácidos, bases, sais e óxidos. 

Ácidos

De acordo com Svante Arrhenius, os ácidos são classificados como toda substância que apresenta em sua composição uma solução aquosa. Além disso, apresentam como único cátion o íon H+ (H3O+). Os ácidos podem ser divididos em  hidrácidos e oxiácidos.

Compostos inorgânicos, o que são? Definição e principais características

Compostos inorgânicos, o que são? Definição e principais características

Conhecimento Científico
Notícias ao Minuto

Apresentam como principais características o sabor azedo, a formação de gás hidrogênio quando reagem com magnésio e zinco (metais) e Ph menor que 7.

Os hidrácidos, por exemplo, são ácidos que não contêm oxigênio na composição química. Já os oxiácidos são ácidos que contém o oxigênio como parte da estrutura química. 

Bases ou Hidróxidos

As bases são compostos inorgânicos que apresentam sabor amargo e Ph maior que 7. Além disso, em solução aquosa, liberam o ânion OH- (hidroxila), por conta da dissociação iônica presente na ligação química.

Alguns exemplos de bases são: Hidróxido de Sódio (NaOH), Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2) e Hidróxido de Potássio (KOH). 

Sais

Os sais são compostos inorgânicos que apresentam como característica o sabor salgado, além de serem iônicos. Os sais reagem com outros sais, hidróxidos, ácidos e metais.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
EducaBras

A reação gera outros sais que, em soluções aquosas, libera um cátion que se difere do H+ e um ânion diferente do OH-. Alguns exemplos de sais são:

Cloreto de sódio (NaCl); Sulfato de cálcio (CaSO4); Nitrito de alumínio (Al(NO2)3);

Óxidos

Em síntese, os óxidos são compostos inorgânicos que apresentam em sua composição dois elementos químicos e, por conta disso, são definidos como compostos binários. Neste caso, o oxigênio é o elemento mais eletronegativo na formação dos óxidos. 

Basicamente, os óxidos podem ser divididos em básicos, óxidos ácidos, óxidos neutros, óxidos anfóteros, óxidos duplos ou mistos, peróxidos e superóxidos. Alguns exemplos de óxidos são:

Óxido de sódio (Na2O);  Óxido de ferro (Fe3O4) – combinação entre FeO + Fe2O3; Peróxido de hidrogênio (H2O2); Superóxido de sódio (Na2O4).

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Antimatéria e quais as características das Reações de Esterificação

Fontes: Info Escola, Toda Matéria, Blog do Enem e Educa Mais Brasil

Imagens: Moodle Ifsul, Pensamentos Poéticos, Napidoktor, Notícias ao Minuto e EducaBras

Essa matéria Compostos inorgânicos, o que são? Definição e principais características foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas