Conhecimento Cientifico Édipo Rei, o que é? Contexto histórico, complexo de Édipo e obra grega

Édipo Rei, o que é? Contexto histórico, complexo de Édipo e obra grega

Édipo Rei é uma tragédia grega e também um personagem da obra escrita pelo dramaturgo Sófocles, por volta de 427 a.C, na Grécia. Essa matéria Édipo Rei, o que é? Contexto histórico, complexo de Édipo e obra grega foi criada pelo site Conhecimento Científico.

A mitologia grega é cheia de contos e fábulas, com vários gêneros literários, como a tragédia Édipo Rei, escrita pelo dramaturgo Sófocles, por volta de 427 a.C. Além de uma obra grega, Édipo Rei também é um personagem da mitologia grega.

No contexto da história do teatro na Grécia, a obra de Sófocles é considerada a mais emblemática de todas. Por conta da relevância, foi citada na obra “Poética”, escrita pelo filósofo grego Aristóteles e baseada no mito de Édipo.

Mas, antes de entender o que foi a obra de Édipo Rei, é preciso compreender quem foi o personagem que inspirou o dramaturgo Sófocles.

Resumo da obra de Édipo Rei

Em síntese, Édipo Rei é o nome do personagem da obra escrita pelo dramaturgo Sófocles. Na ocasião, o autor se inspirou no mito de édipo, uma lenda grega envolvendo Édipo, filho de Laio e Jocasta.

De acordo com a lenda grega, Édipo era rei de Tebas. Enquanto reinava, o rei descobriu, por meio do oráculo de Delfos, que sua vida havia sido amaldiçoada pelos deuses.

Édipo Rei, o que é? Contexto histórico, complexo de Édipo e obra grega

Édipo Rei, o que é? Contexto histórico, complexo de Édipo e obra grega

Conhecimento Científico
Info Escola

A maldição dizia que Édipo se casaria com a própria mãe e, em seguida, os dois teriam dois filhos e duas filhas. Além disso, o rei deveria matar o próprio pai para que a maldição se completasse.

Édipo, sem saber como agir, cumpriu o que a maldição dizia. Sua mãe, que também era esposa, acabou descobrindo tudo e se enforcou. Ao saber da tragédia, e envergonhado pelos atos que cometeu, Édipo acabou perfurando ambos os olhos.

A maldição teve início quando o pai de Édipo, que era rei antes do filho, se casou com Jocasta. Na ocasião, o rei já havia sido avisado que, caso se casasse, uma maldição seria jogada sobre ele. No caso, a maldição era ser morto pelo próprio filho.

Quando adulto, Édipo decidiu ir atrás do oráculo que revelou a maldição. A princípio, o jovem ficou desolado. Porém, quando estava a caminho da cidade de Tebas acabou encontrando o pai. Os dois tiveram uma discussão e Édipo acabou matando o próprio pai, após uma discussão.

O enigma

A caminho de casa, Édipo encontrou uma Esfinge, um ser mitológico metade leão e metade mulher. Naquele tempo, os gregos temiam as profecias da Esfinge, que sempre revelava segredos e trazia maldições.

Além disso, era a Esfinge a responsável por elaborar enigmas que deveriam ser decifrados pelos gregos. Quem não o fizesse, era devorado. Entretanto, Édipo acabou acertando uma das perguntas feitas pelo ser mitológico e a Esfinge acabou se matando.

Em seguida, por conta da bravura, Édipo foi considerado herói e se tornou o novo Rei de Tebas. Logo mais, o rei se tornaria a figura principal da obra grega de Sófocles, Édipo Rei.

Édipo Rei – a obra grega

Em síntese, o nome Édipo significa “o de pés inchados”. A história de Édipo Rei foi inspirada no mito de Édipo, onde o filho mata o próprio pai, casa-se com a mãe e, em seguida, perfura os próprios olhos.

Édipo Rei, o que é? Contexto histórico, complexo de Édipo e obra grega

Édipo Rei, o que é? Contexto histórico, complexo de Édipo e obra grega

Conhecimento Científico
Cultura Animi

A tragédia grega, que inclusive foi citada por Aristóteles na obra “Poética”, contava com oito personagens, sendo Édipo o personagem principal. Assim, os personagens que fazem parte da tragédia são:

Édipo: Rei de Tebas e principal personagem da tragédia. Sacerdote: responsável por ser o porta-voz da população, bem como o sacerdote de Zeus. Creonte: irmão da rainha Jocasta, cunhado de Édipo. Tirésias: ancião cego e profeta. Jocasta: mãe e esposa de Édipo. Mensageiro: personagem que revela que Édipo tem pais adotivos. Servo: ex-pastor que planeja matar Édipo. Coro: formado por anciãos de Tebas. Representa o pensamento da sociedade grega.

A peça Édipo Rei foi apresentada, pela primeira vez, em Atenas, capital da Grécia na época.

Quem foi Sófocles?

Sófocles foi o dramaturgo responsável por criar a peça, classificada no gênero tragédia, do Édipo Rei. A ideia do dramaturgo grego era escrever um texto para que pudesse participar de um concurso. Porém, na época, o texto ficou com o segundo lugar no concurso.

Em síntese, Sófocles nasceu na cidade grega de Atenas. De acordo com registros históricos, o dramaturgo grego foi um importante intelectual da época, bem como autor de diversas peças de teatro. Além de escritor, Sófocles também atuava.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Greelane

Ao todo, acredita-se que Sófocles tenha escrito 120 peças teatrais. Porém, apenas sete sobreviveram de forma íntegra ao longo da história. Dessa forma, apesar da quantidade de obras escritas, Édipo Rei é a obra mais conhecida do dramaturgo grego.

Além de Édipo Rei, também são obras conhecidas de Sófocles: Antígona, Ajax e Electra.

Complexo de Édipo

A princípio, o Complexo de Édipo é um conceito da psicologia, criado por Sigmund Freud, onde o psicanalista aborda a tragédia escrita por Sófocles para descrever um transtorno mental.

Em síntese, o transtorno descreve a atração que um menino sente pela mãe durante a fase infantil. Para descrever a situação contrária, na psicologia é dado o nome de Complexo de Electra, quando a menina sente atração pelo pai.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Absolutismo e quais são as Fases do Capitalismo

Fontes: Toda Matéria, Cultura Genial e Info Escola 

Imagens: Meu catálogo de livros, Info Escola, Cultura Animi e Greelane

Essa matéria Édipo Rei, o que é? Contexto histórico, complexo de Édipo e obra grega foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas