Energia elétrica – O que é, como é produzida, evolução e como calcular

Energia elétrica pode ser gerada pela energia química ou da mecânica. No Brasil, a Usina de Itaipu é responsável por grande parte da produção

Já parou para pensar que no mundo moderno grande parte dos aparatos que usamos dependem da energia elétrica? Essa fonte de energia que alimenta celulares, computadores, televisões e casas de todo o mundo evoluiu muito com o passar dos anos.

Resumindo, a energia elétrica é produzida quando dois pontos de um condutor se conectam. Assim, a energia elétrica pode ser gerada por meio da energia química ou da energia mecânica.

Logo, as formas de gerar energia só são possíveis graças à Tales de Mileto, que descobriu as cargas elétricas.

Energia elétrica - como é produzida? Evolução e como calcular

Energia elétrica - como é produzida? Evolução e como calcular

Conhecimento Científico
Fonte: Asw Brasil Produção da energia elétrica

A função da energia é, além de gerar outros tipos de energia, abastecer eletrodomésticos, casas e etc. Assim, para calcular esse tipo de energia é utilizado uma equação matemática (EEL = P. ∆t).

Nesse sentido, EEL representa a energia elétrica, P a potência e ∆t é a variação do tempo. Assim, a energia é calculada em joule (J), de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI). Porém, a unidade de medida que mais se utiliza é o quilowatt-hora (kWh).

Dessa forma, a produção de energia é gerada principalmente nas usinas hidroelétricas, que utilizam a água como força de produção. Porém, é possível que a produção também venha da energia eólica (quando o vento é utilizado na produção), solar, termoelétricas, nucleares e etc.

Energia elétrica - como é produzida? Evolução e como calcular

Energia elétrica - como é produzida? Evolução e como calcular

Conhecimento Científico
Fonte: IPESI

A Usina de Itaipu, localizada no Rio Paraná é a principal usina de energia do país. Logo, as usinas hidrelétricas são responsáveis por 90% da energia produzida no Brasil.

Resumindo, o Brasil é a terceira maior potência hidráulica do mundo, perdendo apenas para China e Rússia. Assim, o governo do país pretende investir na construção de mais usinas hidrelétricas.

A “Agência Nacional de Energia Elétrica” – Aneel – é a responsável pela fiscalização e regularização da energia no Brasil. Dessa forma, a agência é responsável por comercializar e transmitir energia elétrica para todo o país.

Expressões Numéricas – O que são e como calculá-las × Calculando a energia

Portanto, para calcular a energia elétrica é utilizado uma fórmula – (EEL = P. ∆t).

Ou seja, EEL representa a energia elétrica, P a potência e ∆t é a variação do tempo.

Logo, o consumo de energia, esse que as pessoas recebem em forma de conta a pagar, é calculada de acordo com a fórmula:

Energia Elétrica

Energia Elétrica

Conhecimento Científico

Dessa forma, k representa quilowatt hora, o T é o tempo e P a potência.

Assim, observe o exemplo:

Qual o consumo mensal de energia elétrica de um chuveiro, sendo sua potência de 5000 watts e o tempo diário de utilização 30 minutos?

Logo, para saber a quantidade de horas mensais, calcula-se a quantidade de minutos pela quantidade de dias no mês: 30 x 30 = 900 minutos mensais = 15 horas.

Na fórmula:

Energia Elétrica

Energia Elétrica

Conhecimento Científico

K = (15.5000)/1000

K = 75 kWh

Curiosidades sobre a energia O Brasil ocupa a 6ª posição no ranking de energia mais cara do mundo; A maior usina hidrelétrica do mundo se localiza na China; O Brasil é o país que mais recebe cargas de energia elétrica vinda de raios; China e Estados Unidos são os países que mais consomem energia elétrica no mundo.

O que achou da matéria? Então, leia também sobre os Blocos econômicos – o que são, quais são e para que servem?

Fonte: Brasil Escola, Toda Matéria, Mega Curioso

Imagem de destaque: Sabe

Essa matéria Energia elétrica – O que é, como é produzida, evolução e como calcular foi criada pelo site Conhecimento Científico.