Conhecimento Cientifico Energia termoelétrica, o que é? Definição, causas e consequências

Energia termoelétrica, o que é? Definição, causas e consequências

Energia termoelétrica é produzida pela queima de combustíveis fósseis, como carvão, gasolina, gás natural e outros derivados do petróleo. Essa matéria Energia termoelétrica, o que é? Definição, causas e consequências foi criada pelo site Conhecimento Científico.

A energia termoelétrica é a energia produzida em usinas termoelétricas, a partir da queima de combustíveis fósseis, como o carvão, o óleo diesel, a gasolina, o gás natural e qualquer outro derivado do petróleo.

No Brasil, a energia termoelétrica é a segunda forma mais usada para geração de energia. Pelo seu grande potencial fluvial, o país utiliza as usinas hidrelétricas para a maior parte de produção energética.

Todavia, no Brasil existem cerca de 51 usinas termoelétricas que correspondem a menos de 10% da produção de energia total. Esse tipo de energia é usada para atender a demanda emergencial do país, com distribuição estratégica.

Como é produzida a energia termoelétrica?

A palavra ‘termo’ deriva do grego termos, que significa quente. Por sua vez, a palavra ‘elétrica’ deriva do latim electricus, referindo-se ao âmbar, ou aquele que produz eletricidade.

usina

usina

Conhecimento Científico
Produção de energia em uma usina termoelétrica.

Nesse sentido, nas usinas termoelétricas, a geração de eletricidade é feita através da queima do combustível que aquece a água, transformando-a em vapor, que logo aquece as turbinas. Logo após o vapor ser resfriado, e já em estado líquido, a água é reaproveitada para ser vaporizada novamente neste processo.

Por sua vez, as turbinas estão ligadas a geradores responsáveis pela produção da eletricidade, que é transportada por linhas de transmissão e distribuída para os centros urbanos.

Vantagens da energia termoelétrica

A energia termoelétrica é uma boa opção para países que não conseguem explorar outras formas de energia. É amplamente produzida por países desenvolvidos e objeto de discussão em conferências internacionais sobre meio ambiente e recursos naturais.

poluição

poluição

Conhecimento Científico
Panorama Offshore.

As usinas termoelétricas são construídas mais rápido do que as usinas hidrelétricas, suprindo carência energética de maneira mais eficaz. Além disso, podem ser construídas em locais próximos às regiões de consumo, o que reduz custos com torres e linhas de transmissão, por exemplo.

Todavia, esse tipo de usina ocupa uma área bem menor e seu nível de produtividade é quase duas vezes maior do que o de uma usina hidrelétrica, por exemplo.

Desvantagens desse tipo de energia

Uma das desvantagens da energia termoelétrica é a liberação de poluentes na atmosfera, resultado da queima desenfreada de combustíveis fósseis, o que a torna prejudicial ao meio ambiente. Como resultado disso, estes poluentes acabam por ser responsáveis no agravamento do efeito estufa e do aquecimento global.

Energia termoelétrica – Produção, vantagens e desvantagens

Energia termoelétrica – Produção, vantagens e desvantagens

Conhecimento Científico
Segen.

O uso elevado de água nas usinas, tanto para a produção, quanto para a refrigeração das turbinas é outra desvantagem da produção de energia termoelétrica. Por fim, o custo final desta energia é mais elevado do que a energia produzida em energias hidrelétricas e isso se dá pelo alto preço dos combustíveis fósseis.

Brasil e a produção de energia termoelétrica

Em síntese, nosso país possui um grande potencial hídrico, o que faz com que a energia termoelétrica seja usada de forma estratégica – quando há diminuição de água nos reservatórios das represas que abastecem as usinas hidrelétricas, principal fonte de energia no Brasil.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Usina termelétrica Pampa Sul.

Todavia, existem cerca de 51 usinas termoelétricas em vários estados do Brasil. Em pleno funcionamento, todas elas chegam a gerar cerca de 45 mil megawatts de energia, o que equivale a 24% de todo o sistema elétrico nacional. Nesse sentido, as fontes mais usadas por aqui são o gás natural e a biomassa.

Então, o que achou da matéria? Aproveite para ler também: Energia solar, o que é? Definição, tipos básicos, vantagem e desvantagem.

Fontes: Toda Matéria, Azeheb, Sua Pesquisa, Brasil Escola

Imagens: GE, Cola da Web, Senge, Revista Modal, Estadão

Essa matéria Energia termoelétrica, o que é? Definição, causas e consequências foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas