Conhecimento Cientifico Ésteres, o que são? Definição, classificação e características

Ésteres, o que são? Definição, classificação e características

Ésteres são compostos orgânicos derivados dos ácidos carboxílicos e possuem um radical carbônico no lugar dos hidrogênios, que os diferencia. Essa matéria Ésteres, o que são? Definição, classificação e características foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Ésteres são compostos orgânicos que são produzidos através de uma reação química conhecida como reação de esterificação. Nesse sentido, o ácido carboxílico e álcool reagem entre si, dando resultado ao éster e água.

Todavia, estes compostos têm várias aplicações, desde solventes, polímeros (poliésteres), medicamentos, caso do ácido acetilsalicílico (AAS) e até mesmo flavorizantes, utilizados na indústria alimentícia e na farmacêutica.

Os ésteres possuem três classificações e podem ser encontrados na forma de essências, óleos e ceras, dependendo da reação e dos reagentes. Nesse sentido, os ésteres podem ser encontrados em vários exemplos de nosso cotidiano.

Definição de ésteres

Ésteres são compostos orgânicos oxigenados e formados pela reação entre um ácido carboxílico e um álcool. Nesse sentido, os ésteres apresentam um grupo funcional, com dois átomos de oxigênio e dois radicais R.

ésteres

ésteres

Conhecimento Científico
O Blog do Mestre.

Todavia, o que caracteriza este composto estruturalmente é a presença do radical alquila, que neste caso se liga diretamente ao átomo de oxigênio. Nesse sentido, o radical (R) une-se ao carbono, que por sua vez está duplamente ligado ao oxigênio.

Contudo, esse mesmo radical (R) apresenta-se como um radical alquila, podendo ser também um átomo de hidrogênio.

Reação de esterificação

Esta é a reação química que dá origem a um éster. A partir da interação entre um ácido carboxílico e um álcool, é possível obter um éster e água. A reação de esterificação pode ser exemplificada desta maneira:

ÁCIDO CARBOXÍLICO + ÁLCOOL = ÉSTER + ÁGUA

Todavia, uma reação de esterificação é lenta e necessita de aumento da temperatura e da presença de um catalisador para aumentar a sua velocidade, processo conhecido como Esterificação de Fischer.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Exemplo de reação de esterificação.

Todavia, durante a esterificação, o grupo hidroxila (OH) do álcool interage com o hidrogênio (H) ionizável da hidroxila do ácido, dando forma à molécula de água.

Por sua vez, o éster é formado pela ligação do radical (R) presente no álcool, juntamente com o oxigênio, presente na hidroxila do ácido, quando da formação da água.

Classificação dos ésteres

Os ésteres podem ser encontrados em três classificações: essências, óleos e ceras. Essas classificações acontecem a depender da reação e dos reagentes envolvidos:

Essências

Esta forma é obtida a partir da reação com ácidos e álcoois de cadeia curta. Todavia, o produto final é usado na indústria de alimentos, com diferentes sabores e aromas, usados em produtos artificiais, com sabores de uva, banana, maçã verde e outros.

Ésteres, o que são? Definição, classificação e características

Ésteres, o que são? Definição, classificação e características

Conhecimento Científico
Ésteres também são usados como aromatizantes.

Óleos

Estes produtos derivados dos ésteres, estão em nosso cotidiano, na forma de gorduras. Alguns exemplos são o óleo de soja (éster dos ácidos linoléico e oléico) e a gordura animal, também conhecida como sebo (matéria-prima para sabões e sabonetes).

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Sabonetes são exemplos de ésteres.

Ceras

Este tipo de classificação se dá a partir de álcoois com elevado número de carbonos que acabam reagindo com ácidos. Todavia, os melhores exemplos estão na cera de abelha e na cera de carnaúba, que dão origem a velas, graxas para sapatos e ceras para pisos.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Cadeia de acetato de metilpropila.

Características dos ésteres

Enquanto composto orgânico, os ésteres possuem as seguintes características:

Apresentam aroma de frutas e flores; São líquidos e sólidos, de acordo com a baixa massa ou a alta massa molar, respectivamente; Comparados aos álcoois e ácidos carboxílicos, eles apresentam pontos de fusão e ebulição baixos; Ésteres de massa molar mais baixos são menos densos do que a água e quando possuem menor massa molar, quase não são solúveis em água.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Funções oxigenadas, o que são? Definição, tipos e para que servem.

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Info Escola, Brasil Escola

Imagens: Thought Co., O Blog do Mestre, Descomplica, Dreamstime, Dermafolium, Aprendendo Química on-line

Essa matéria Ésteres, o que são? Definição, classificação e características foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas