Conhecimento Cientifico Estreito de Bering – O que é, origem do nome e características gerais

Estreito de Bering – O que é, origem do nome e características gerais

O estreito de Bering, um dos mais conhecidos do mundo, é a área marítima que separa dois continentes, a Ásia e a América do Norte. Essa matéria Estreito de Bering – O que é, origem do nome e características gerais foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Na Geografia, o conceito de estreito se refere a uma área marítima que separa duas porções continentais ou dois oceanos, por exemplo. Basicamente, estas áreas servem como uma espécie de canal marítimo, onde embarcações, correntes marinhas e seres vivos passam. Um exemplo, é o estreito de Bering.

O estreito de Bering, um dos mais conhecidos do mundo, separa dois continentes, a Ásia e a América do Norte. Além disso, a área marítima se estende por 85 quilômetros. Este estreito também passa pelo meridiano oposto ao de Greenwich, conhecido como Linha Internacional de Data. 

Com uma profundidade entre 30 e 50 metros, o estreito de Bering recebe este nome em homenagem à Vitus Jonassen Bering, um explorador dinamarquês que atravessou, em 1728, a região do estreito. De modo geral, esta área marítima é a parte mais estreita entre o continente asiático e o continente americano

Origem do nome estreito de Bering

Em síntese, entende-se como estreito, na Geografia, a área marítima que separa duas partes continentais ou dois oceanos. No caso, o estreito de Bering é responsável por separar o Cabo Dezhnev, localizado na Rússia, e o Cabo Príncipe de Gales, no Alasca. 

Estreito de Bering - O que é, origem do nome e características gerais

Estreito de Bering - O que é, origem do nome e características gerais

Conhecimento Científico
Vitus Jonassen Bering

O nome estreito de Bering foi dado em homenagem a Vitus Jonassen Bering. Vitus era um navegador dinamarquês com nacionalidade russa, que atravessou o canal marítimo pela primeira vez, em 1724. Naquele tempo, a área marítima apresentava severas dificuldades, por conta das condições climáticas. 

Inclusive, Vitus Bering, além de ter sido o primeiro navegante a cruzar o estreito de Bering, também ficou conhecido por ter perdido a vida em uma expedição realizada sobre o estrito, em 1741.

Naquela época, o navegador havia comandado uma expedição para que a região do estreito fosse explorada. Com isso, o intuito de Vitus era delimitar os limites geográficos do que, mais tarde, viria a ser conhecido como Alasca.  

Nesse sentido, quando Vitus Bering, junto a outros navegantes, decidiu adentrar o estreito, enfrentou o inverno rigoroso da região e acabou falecendo. 

Características do Mar de Bering

Em síntese, o mar de Bering, que se encontra junto ao estreito de Bering, possui grande potencial pesqueiro, o que atrai muitos profissionais para a região, principalmente profissionais da área da economia.

Entretanto, a região do estreito é conhecida por ser perigosa e, por conta disso, muitos pescadores acabam perdendo a vida em expedições marítimas.

Estreito de Bering - O que é, origem do nome e características gerais

Estreito de Bering - O que é, origem do nome e características gerais

Conhecimento Científico
Clima Tempo

Além das adversidades naturais do estreito, a maior parte das expedições são em grupo, o que facilita que mais pessoas percam a vida de uma única vez. Outra característica é que a região apresenta uma neblina muito densa, advinda do encontro da corrente fria do Ártico e da corrente mais quente vinda do Pacífico. 

Além disso, no inverno, os pescadores enfrentam temperaturas em torno dos -45º e ondas que atingem os 12 metros de altura. Até mesmo hoje, com todos os equipamentos e tecnologia disponíveis para os navegantes, como sistemas de monitoramento e resgate, a região do estreito de Bering é considerada muito arriscada. 

Ponte e teoria do estreito de Bering

A princípio, como o estreito de Bering é a região mais estreita entre os continentes asiático e americano, há um projeto, que ainda não foi desenvolvido, de unir os dois continentes por meio de uma ponte.

Estreito de Bering - O que é, origem do nome e características gerais

Estreito de Bering - O que é, origem do nome e características gerais

Conhecimento Científico
CanalTech

Dessa forma, o projeto, batizado de “Ponte Internacional da Paz”, ligaria o Alasca com a Sibéria, sendo a ponte mais longa do mundo, com aproximadamente 80 quilômetros. 

Por fim, muitos estudiosos acreditam que o continente americano foi povoado por povos da antiguidade que atravessaram o estreito de Bering. Aos poucos, estes povos foram construindo suas moradias e povoando toda a América. Essa é uma das teorias mais aceitas sobre o povoamento do continente americano.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também: Ciclo das rochas, o que é? Definição, tipos e transformações rochosas

Fontes: Toda Matéria, Mundo Educação, Info Escola e Brasil Escola 

Imagens: Guia Geográfico, Horsens Museum, Clima Tempo e CanalTech

Essa matéria Estreito de Bering – O que é, origem do nome e características gerais foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas