Conhecimento Cientifico Estrutura social – Definição, estratificação social e estrutura brasileira

Estrutura social – Definição, estratificação social e estrutura brasileira

Estrutura social é a maneira como uma sociedade se organiza, a partir da relação e da posição social dos indivíduos que a compõem. Essa matéria Estrutura social – Definição, estratificação social e estrutura brasileira foi criada pelo site Conhecimento Científico.

A estrutura social é a ligação estabelecida em uma sociedade. Por estrutura social devemos entender ser a forma como a sociedade se organiza, a partir de como estão dispostas as posições e os papéis sociais de cada indivíduo.

Nesse sentido, a estrutura social se faz presente em uma escala maior (macro), em que ela representa o sistema de estratificação socioeconômico, presente em um padrão de relações estabelecidas entre grupos de pessoas.

Por outro lado, em uma microescala, a estrutura social pode ser caracterizada como todas as normas que compõem o comportamento e ações, a partir destes comportamentos, que acabam por formar indivíduos inseridos em um sistema social.

Estrutura social, o que é?

Estudos consideram que a estrutura social é um arranjo que liga todos os elementos da vida social. Por sua vez, esses elementos se fazem presentes nos indivíduos, que fazem parte de um grupo distinto. Assim, a estrutura social é composta de relações complexas e que se interligam.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Tribos são exemplos de uma estrutura social.

Nesse sentido, a estrutura social se embasa em relações constantes e contínuas, estabelecidas ao longo da vida em um círculo social. Em outras palavras, pode-se afirmar que o conceito de estrutura social também se relaciona com a forma de organização social, levando em conta status social, privilégios e deveres.

Indo mais além, podemos afirmar que a estrutura social também se relaciona com a expectativa criada em torno do comportamento entre indivíduos. Nesse sentido, existem expectativas pelos papéis de cada um, como o papel de pai, de professor e de médico, por exemplo.

Estratificação social

A partir destas expectativas geradas em cada indivíduo que compõe um grupo social, o conceito de estrutura social se relaciona com a estratificação social. Isso se dá pela observação de como a sociedade está dividida.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Realidade Brasileira.

Nesse sentido, essa divisão feita em estratos ou camadas sociais, se dá por meio de uma série de fatores que são analisados, como os políticos, os religiosos, os étnicos, os culturais e tudo aquilo que faz parte da essência do ser humano inserido em um contexto.

Contudo, a estratificação social acontece pela distribuição em classes sociais, ou castas, além de acontecer a partir de estamentos (compõem uma sociedade estamental – feudalismo, por exemplo) que não possibilitam que um indivíduo transite entre uma e outra com certa mobilidade.

Classificações

A estrutura social pode ser classificada em algumas outras esferas institucionais. Essas esferas fazem parte da estrutura familiar, política, econômica, cultural, religiosa, educacional e, também, até a estrutura militar.

Estrutura social do Brasil

No nosso país, a desigualdade social é um problema sério. Geralmente, ocorre em decorrência da diferença existente entre os vários estratos que compõem a sociedade brasileira. Dessa forma, a estrutura social brasileira apresenta uma parcela da população chamada de minorias sociais, que vive a espera de políticas públicas eficientes.

Como um todo, o Brasil ainda carece de políticas públicas que olhem para o estrato social de seu povo. Mesmo sendo um dos países do mundo com as mais altas taxas de mudança social, há um grande abismo entre a classe pobre e a classe rica.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Desigualdade social brasileira ainda preocupa.

Como resultado disso, e juntando-se a isso também problemas maiores (desemprego e violência), o Brasil ainda experimenta grandes diferenças no que tange aos status e papéis sociais desenvolvidos pelos atores sociais que compõem nossa nação.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: O que é Sociologia? Definição, origem, características e finalidade.

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Info Escola, Café com Sociologia

Imagens: Líder Estratégico, Amazônia, Realidade Brasileira, Exame

Essa matéria Estrutura social – Definição, estratificação social e estrutura brasileira foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas