Eurípedes, quem foi? Biografia e principais obras do dramaturgo grego

Eurípides foi um poeta trágico grego, do século V a.C., o mais jovem dos três grandes expoentes da tragédia grega clássica.

Conhecido por ser pouco sociável, além de gostar da meditação em completo isolamento, Eurípedes foi um dos grandes dramaturgos gregos. Nascido no ano 484 a.C em Salamina, uma ilha grega, o poeta trágico escreveu diversas obras para o teatro.

Junto à outros poetas, como Sófocles e Ésquilo, Eurípedes se dedicou à escrita e ao autoconhecimento. Suas obras são, hoje, consideradas modernas. Dessa forma, o poeta tinha grande apreço por filósofos como Anaxágoras, Sócrates e os sofistas. Além disso, suas obras continham técnicas sofistas, diálogos vívidos e linguagem coloquial.

Naquela época, o poeta era considerado por muitos como um homem fora de sintonia. Isso porque, pensava diferente dos demais poetas e até filósofos. Além do mais, se considerava um livre-pensador, além de humanitário e pacifista. Com isso, as características, de certa forma, incomodavam, já que a Grécia estava atordoada pela guerra.

História de Eurípedes

Em síntese, a dramaturgia conta com inúmeras obras produzidas por diversos poetas e dramaturgos do passado. Eurípedes, por exemplo, escreveu 95 peças de teatro. Entretanto, apenas 18 dessas obras podem ser acessadas atualmente.

Os registros históricos não guardam muitas informações sobre o poeta. Pelo que se sabe, Eurípedes veio de família de classe média. Assim, após algum tempo vivendo na ilha onde nasceu, se muda para Atenas. Enquanto isso, começa a se envolver com os estudos sobre ciência e filosofia.

Eurípedes, quem foi? Biografia e principais obras do dramaturgo grego

Eurípedes, quem foi? Biografia e principais obras do dramaturgo grego

Conhecimento Científico
Biografias e Curiosidades

Os filósofos que o inspiravam eram Anaxágoras, Sócrates e os sofistas. Logo, vale lembrar que os sofistas era um grupo de pensadores que não possuía doutrina em comum, além de utilizar o ensino de maneira instrumental. Assim, cobravam pelo ensino, principalmente sobre retórica e gramática.

Eurípedes, inclusive, foi criticado pelos pensadores de sua época como sofista. Dessa forma, foi intitulado, algumas vezes, como blasfemo. Deste modo, as críticas eram muitas, mas não foram suficientes para barrar a criatividade do poeta. Prova disso foram os prêmios, um total de cinco, que ganhou no festival de teatro ateniense.

Por fim, Eurípedes viveu em Atenas até o final da vida. Com isso, nos últimos anos, decide abandonar a cidade que já não o satisfazia. Isso porque, o poeta acreditava que Atenas se divertia às suas custas. Eurípedes morreu, então, na cidade de Pela, na Macedônia, em 406 a.C.

José de Alencar, quem foi? Biografia, obras literárias e características

×

Obras do dramaturgo

Dentre as obras produzidas por Eurípedes, as que mais se destacam são: Medéia (431 a.C.), As Troianas (415 a.C.), Electra (418 a.C.) e As Bacantes (encenada em 406 a.C. postumamente). Porém, a lista ainda inclui trabalhos como:

Hipólito  Hécuba Andrômaca Alceste Héracles  A Heracléade As Suplicantes As Mulheres de Tróia Ifigênia em Áulida Helena  Íon Orestes Ifigênia em Táurida As Fenícias O Ciclope

Em síntese, as obras do dramaturgo abordavam assuntos diversos, como questões psicológicas, mitos e a tragédia das guerras. Além disso, os trabalhos de Eurípedes incluíam diálogos vívidos, discussões relevantes utilizando técnicas sofistas e uma linguagem coloquial.

Eurípedes, quem foi? Biografia e principais obras do dramaturgo grego

Eurípedes, quem foi? Biografia e principais obras do dramaturgo grego

Conhecimento Científico
Medeia, uma das obras do dramaturgo Eurípedes

De forma geral, as obras contavam com uma introdução que explicava o assunto da peça. Em seguida, eram divididas em cenas e episódios. Dessa forma, os trabalhos do poeta grego foram, sem dúvida, importantes para a composição do drama realista moderno e psicológico.

Frases de Eurípides

Em síntese, o dramaturgo grego ficou conhecido por ser um livre-pensador, além de humanitário e pacifista. Assim, algumas frases ditas pelo poeta ficaram marcadas na histórica, como:

“O maior patrimônio do homem é uma esposa amorosa.” “O amor é tudo que temos, o único caminho pelo qual um pode ajudar o outro…” “Tudo é mudança; tudo cede o seu lugar e desaparece.” “Quando o amor excede, não traz aos homens nem honra nem virtude”.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também quem foi Parmênides e quais as contribuições de René Descartes para a filosofia.

Fontes: Info Escola, Sua Pesquisa e Portal São Francisco

Imagens: Greelane, Biografias e Curiosidades e Música na Vida

Essa matéria Eurípedes, quem foi? Biografia e principais obras do dramaturgo grego foi criada pelo site Conhecimento Científico.