Conhecimento Cientifico Franklin Távora, quem foi? Biografia, obra e Literatura do Norte

Franklin Távora, quem foi? Biografia, obra e Literatura do Norte

Franklin Távora foi um escritor e jornalista originário do Ceará que desenvolveu uma obra literária pautada no romancismo regional. Essa matéria Franklin Távora, quem foi? Biografia, obra e Literatura do Norte foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Franklin Távora, advogado, político e jornalista, se consagrou como escritor da literatura romântica regionalista. A propósito, João Franklin da Silveira Távora, nasceu em 13 de janeiro de 1842, na cidade de Baturité (Ceará). Depois, se transferiu para Pernambuco, com os pais, onde passou sua infância. Posteriormente, em Recife, matriculou-se na faculdade de direito em 1859.

Contudo, além de se tornar advogado em 1863, foi funcionário público e deputado provincial. A princípio, Franklin Távora, atuou na política em Pernambuco, com breve intervalo no Pará, onde atuou como secretário de Governo. Posteriormente, transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1874, onde exerceu a função de Secretário do Império. Távora, faleceu no Rio de Janeiro no dia 18 de agosto de 1888, aos 46 anos de idade.

Estilo Literário de Franklin Távora

Primeiramente, como escritor, Franklin Távora se projetou no romantismo de caráter regionalista no Nordeste. Neste sentido, sua principal obra e a mais marcante é “O cabeleira”, romance que se desenvolve em Pernambuco do Século XVIII, na ótica regionalista.

Portanto, como defensor de um estilo marcado, foi um crítico ferrenho de José de Alencar, quando colaborou na revista “Questões de Dia”, coordenada por José Feliciano de Castilho.

Franklin Távora,Quem foi? Biografia e Obra

Franklin Távora,Quem foi? Biografia e Obra

Conhecimento Científico
Amazon

De certa forma, Franklin Távora contribuiu muito para a produção de contos literários brasileiros, por abordar lendas e tradições populares. Neste sentido, Franklin Távora, na sua obra, foi o oposto a uma literatura do Sul com estrangeirismos e antinacionalistas.

Portanto, Franklin Távora, por meio do romance indianista, é considerado o primeiro romancista do Nordeste com a obra ” Os Índios do Jaguaribe” de 1865. Desta forma, o autor se envereda por um subjetivismo romântico com temas da cultura indígena. Entretanto, na obra, “Um casamento no Arrabalde” de 1869, abandona o tom romântico e ingressa em uma literatura realista.

Características da obra de Franklin Távora

Primeiramente, Franklin Távora foi um dos precursores do Realismo, embora com romances com características do Romantismo. Portanto, outras características se ligam a sua obra.

Regionalismo – Peculiaridades locais e traços do momento histórico Nacionalista – Exaltação da Pátria, sem ser extremo Pseudônimos – Utilizou nomes fictícios como ” Semprônio” e “Farvest” Naturalismo – Algumas vezes se determinou pelo ambiente, principalmente na obra “O sacrifício” ( 1879).

Távora e a Literatura do Norte

Primeiramente, a opção literária de Franklin Távora pelo Regionalismo se configurou num conjunto de romances que ele denominou de Literatura do Norte. Dessa forma, sua tese principal era destacar as diferenças regionais entre o Norte e o Sul. Contudo, esta posição literária rendeu-lhe muitas críticas que o acusaram de separatista.

Franklin Távora,Quem foi? Biografia e Obra

Franklin Távora,Quem foi? Biografia e Obra

Conhecimento Científico
galileu

No entanto, Franklin Távora, sempre negou essa tendência, afirmando a necessidade do espírito regional não ser obscurecido em favor dos modelos centrais e urbanos. Neste sentido, o problema da Literatura do Norte e a feição mais característica das obras do escritor, fizeram dele um dos precursores do romance nordestino no Brasil.

A propósito, é sempre necessário uma discussão sobre o regionalismo por parte de seu leitor crítico. Enfim, o ideário da Literatura do Norte, nos aproxima da obra “O Cabeleira”. Além disso, nesta obra, reside a ideia central da literatura do norte, que se configura como um Regionalismo Pitoresco.

Contexto social e político de Franklin Távora

Basicamente, a obra “O Cabeleira”, representa bastante as ideias regionalistas de Franklin Távora. Na época de sua publicação, as produções literárias que circulavam no brasil eram de autores estrangeiros. Porém, a literatura nacional ainda não tinha assimilado a temática de uma realidade assombrosa: o banditismo e o cangaceirismo, bem como as aventuras do matuto, não tinham lugar na identidade nacional.

Franklin Távora,Quem foi? Biografia e Obra

Franklin Távora,Quem foi? Biografia e Obra

Conhecimento Científico
Chicken or Pasta

Nesse sentido, a pretensão de Franklin Távora, era a de ser um grito, um brado, em prol da tradição popular. Portanto, desta contextualização, Alfredo Bosi afirmou que, com Távora, o regionalismo tomou ares manifestos. A propósito, outro fator marcante em sua obra regional é o fato dela trazer a representação das experiências das pessoas comuns.

O regionalismo de Távora

De forma geral, o regionalismo de Franklin Távora, não possui um caráter somente documental, ele ganha qualidade como manifesto, protesto e reivindicação. Neste sentido, ele prega o regionalismo, fruto do contato direto com a realidade e com a descrição detalhada dos costumes e ambientes. Contudo, esse regionalismo de Távora é crítico e denunciador dos problemas sociais.

Além disso, ele foi um nortista fervoroso, entrou em uma luta constante para firmar a Literatura do Norte, mais tipicamente brasileira e menos importada. Desta forma, acusou o grande centro cultural São Paulo – Rio de Janeiro, de enfatizar uma obra mais sulista, desprezando o resto da cultura do Brasil. Assim, O cabeleira, O matuto e Lourenço, são símbolos da exaltação nordestina.

Obras Principais

Em síntese, as principais obras de Franklin Távora, são:

O Matuto ( crônica, 1878) O cabeleira ( romance, 1876) Trindade Maldita ( contos, 1861) Os índios de Jaguaribe ( romance 1862) A Casa de palha ( romance, 1866) Um Casamento no Arrabalde ( romance, 1869) Um Mistério de família (drama, 1862) Três lágrimas ( drama, 1870) Lourenço ( romance, 1878) Lendas e Tradições do Norte ( folclore, !878) O sacrifício ( romance, 1879) Cartas de Semprônio a Cincinato ( crítica, 1871)

Gostou de conhecer Franklin Távora? se gostou, leia também Bernardo Guimarães. Quem foi? História de vida e principais obras

Fontes: Sua Pesquisa ; Info Escola; Academia; Ebiografia

Imagens: Amazon; Adoro Cinema; Galileu; Chicken or Pasta

Essa matéria Franklin Távora, quem foi? Biografia, obra e Literatura do Norte foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas