Conhecimento Cientifico Lei de Hooke, o que é? Definição, fórmula e características

Lei de Hooke, o que é? Definição, fórmula e características

A Lei de Hooke, criada pelo físico Robert Hooke, define a deformação sofrida por um objeto elástico quando uma força é exercida sobre ele. Essa matéria Lei de Hooke, o que é? Definição, fórmula e características foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Configurando-se como uma das leis da física, a Lei de Hooke determina a deformação sofrida por um corpo elástico quando uma força é aplicada sobre ele.

Assim, de acordo com essa teoria, a alteração na forma do objeto elástico é diretamente proporcional à força que é aplicada sobre ele.

Para compreender melhor, pense em uma mola. A mola é um objeto que muda de  forma quando uma força é exercida sobre ela, mas que volta à sua forma natural quando a força é retirada.

Justamente por essa característica a mola é tão utilizada e é encontrada em diversos tipos de objetos: de canetas a veículos.

Dessa forma, quando esticada, a mola exerce uma força contrária ao movimento. Isso significa que quanto maior a força, maior será a alteração da forma da mola, ou seja, maior será sua deformação. Essa é, portanto, a Lei de Hooke, que define a força elástica.

Origem do nome

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Astros

A lei de Hooke tem esse nome como uma homenagem ao cientista inglês Robert Hooke (1635-1703). Hooke era mecânico e metereologista. Ele formulou a teoria sobre o movimento planetário e, além disso, foi o responsável pela primeira teoria sobre as propriedades elásticas da matéria.

Suas pesquisas foram muito importantes para o desenvolvimento da ciência. Nesse sentido, Hooke teve um estudo sobre a força aprofundado e desenvolvido por Isaac Newton e que, mais tarde, se tornou um dos conceitos mais elementares da física.

Ao estudar a elasticidade por meio de molas, o físico percebeu que a curva de tensão versus deformação apresentava uma região de comportamento linear.

Isso significa dizer que a força utilizada para mudar a forma de um objeto elástico é diretamente proporcional à deformação dele. Assim nasceu a Lei de Hooke.

Fórmula da Lei de Hooke

Lei de Hooke: o que é? Qual é a sua importância?

Lei de Hooke: o que é? Qual é a sua importância?

Conhecimento Científico
Netshoes

Assim, a Lei de Hooke foi descrita pelo seu criador em uma fórmula: F= -kx. Nessa fórmula, F representa a força, x a deformação (alongamento ou compressão) e k representa uma constante de proporcionalidade normalmente chamada de constante de elasticidade, e que é expressa normalmente em N/m.

A fórmula da Lei de Hooke também pode ser descrita assim: F = k . Δl, onde F é a força exercida sobre o corpo elástico, K é a constante elástica/constante de proporcionalidade e Δl é a variável independente, ou, em outras palavras, a deformação sofrida.

De acordo com o Sistema Internacional (SI): a força (F) é medida em Newton (N), bem como a constante elástica (K) em Newton por metro (N/m) e a variável (Δl) em metros (m).

Assim, a variação da deformação sofrida pelo objeto elástico, Δl = L – L0, pode ser indicada por x, sendo que o L é o comprimento final da mola e L0 corresponde ao comprimento inicial.

O que achou da matéria? Se gostou, leia também: Progressões Aritméticas – O que são, fórmulas e maneiras de calcular

Fontes: Só Física, Toda Matéria, Khan Academy, Mundo Educação.

Imagens: Brasil Escola, Astros, Netshoes, YouTube, Mundo Educação

Essa matéria Lei de Hooke, o que é? Definição, fórmula e características foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas