Leonardo da Vinci, quem foi? – Vida, áreas de estudo, obras de artes, inventos

Leonardo da Vinci foi um gênio. Seus feitos perduram até os dias de hoje e suas contribuições são indispensáveis nas ciências e na arte. O post Leonardo da Vinci, quem foi? – Vida, áreas de estudo, obras de artes, inventos apareceu primeiro em Conhecimento Científico.

Pintor, desenhista, escultor, arquiteto, astrônomo, engenheiro, físico. As qualidades atribuídas à Leonardo da Vinci são infinitas. Nascido na Vila de Vinci, em Toscana na Itália, no dia 15 de abril de 1452, Da Vinci se dedicou a inúmeros projetos e inventos.

Logo, além de ser reconhecido como gênio por suas inúmeras obras de arte, o pintor foi um dos responsáveis pelo movimento que chamamos de Renascimento.

“A última ceia” e “Monalisa” estão entre as obras mais conhecidas de Leonardo da Vinci. Por outro lado, o pintor também ficou reconhecido pela capacidade de unir arte e ciência. Assim, trabalhou em vários projetos demonstrando habilidade em matemática, escultura, anatomia humana, engenharia e etc.

Leonardo da Vinci possuía técnicas próprias de escrita. Logo, alguns códigos e escrever de trás para frente são alguns exemplos. Dessa forma, seus escritos só podiam ser entendidos se refletidos no espelho. Assim, o artista possuía o hábito de escrever desde rascunhos até sentimentos.

Principais feitos de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci - biografia e as áreas conhecimento nas quais atuou

Leonardo da Vinci - biografia e as áreas conhecimento nas quais atuou

Conhecimento Científico

Fonte: Tec Lub

Criativo e habilidoso Leonardo da Vinci ficou reconhecido por aperfeiçoar a técnica de sombreamento, chamado sfumato, em suas obras. Ainda mais, foi um dos pioneiros na utilização da técnica de óleo sobre a tela.

Dessa forma, rostos e temas religiosos eram mais comuns nas pinturas de Leonardo da Vinci. Logo, as obras “A última ceia” e “Monalisa” foram as mais aclamadas pela crítica. Ainda como pintor, Leonardo da Vinci desenvolveu mais de 30 obras.

Entretanto, existem obras que não foram concluídas. Como exemplo temos “A adoração dos magos”, “São Jerônimo no deserto” e “Batalha de Anghiari”. Ainda assim, após a morte do pintor, esboços, desenhos e páginas de notas foram encontrados.

No campo da escultura, Leonardo da Vinci utilizou a perspectiva para moldar objetos em superfícies bidimensionais e até tridimensionais. Da mesma forma, inovou nas artes plásticas com a técnica de óleo sobre tela.

Martin Luther King – Biografia, luta contra segregação racial e discurso × A vida do artista

Filho da camponesa Caterina Lippi e do tabelião Piero da Vinci, Leonardo da Vinci teve sua educação vinda de parentes próximos. Os pais do artista não eram casados. Portanto, Leonardo da Vinci morou com sua madrasta e a avó.

Leonardo da Vinci passou a juventude na cidade italiana de Florença. Logo, foi um período constante de agitação cultural e artística. Ainda na juventude o artista começou a trabalhar como aprendiz na oficina de Verrocchio. Assim também, revelou admirável talento com o pincel e a tinta. O artista ainda vivei em Milão, Roma e França.

De acordo com histórias e relatos antigos as características físicas de Da Vinci eram bem comuns ao povo de seu país. Portanto, cabelos loiros, olhos claros e nariz fino compunham seu perfil físico.

Leonardo da Vinci - biografia e as áreas conhecimento nas quais atuou

Leonardo da Vinci - biografia e as áreas conhecimento nas quais atuou

Conhecimento Científico

Fonte: AH Aventuras na História

Assim, Walter Isaacson, escritor que redigiu a história de Da Vinci em uma biografia, apresenta o artista na seguinte frase: “O maior gênio da história era filho ilegítimo, gay, vegetariano, canhoto, muito disperso e, às vezes, herético”.

Da mesma forma, o escritor declara que Leonardo da Vinci era militante dos diretos pelos animais.

Cloux, na França, foi o último lugar em que artista morou. Logo, no dia 2 de maio de 1516, aos 67 anos, Leonardo da Vinci faleceu. Assim, seu corpo foi enterrado em Amboise, na igreja de Saint-Florentin.

Leonardo da Vinci e as áreas de conhecimento

A pintura começou com a admirável habilidade com o pincel e a tinta. Logo, surgiram inúmeras obras reconhecidas atualmente, sendo as principais: “Monalisa” e “A última ceia”. Assim também, nesse período, Leonardo da Vinci também desenvolveu habilidades para a ciência.

Dessa forma, quando requisitado para erguer uma peça decorativa Leonardo da Vinci criou um sistema de graus para elevar e posicionar o objeto no lugar desejado.  Logo, o artista desenvolveu capacidades no campo da engenharia e arquitetura.

Leonardo da Vinci - biografia e as áreas conhecimento nas quais atuou

Leonardo da Vinci - biografia e as áreas conhecimento nas quais atuou

Conhecimento Científico

Fonte: Blog da Qualidade

Assim também, o artista desenvolveu técnicas e habilidades inquestionáveis nas áreas de mecânica, hidráulica e das propriedades de materiais naturais. Logo, essas habilidades eram suficientes para que Leonardo da Vinci projetasse e construísse um prédio.

Em outras palavras, as invenções de Leonardo da Vinci iam desde o esboço do projeto até a fabricação das máquinas que poderiam ser utilizadas durante a construção.

Nas anotações de Leonardo da Vinci, foram encontrados desenhos de espelhos côncavos, ajudando no entendimento da Óptica. Assim também, manuscritos sobre inércia, força, ação/reação contribuíram para os estudos da Física.

Leonardo da Vinci também estudava sobre a natureza. Logo, ele observava a finalidade dos moinhos e até de que forma se dava o voo dos pássaros. Além disso, o artista tinha fascino pela anatomia humana, passando noites em hospitais para observar e compreender como o corpo humano funcionava.

Principais obras e inventos

Leonardo da Vinci - biografia e as áreas conhecimento nas quais atuou

Leonardo da Vinci - biografia e as áreas conhecimento nas quais atuou

Conhecimento Científico

Fonte: Ideia Fixa

Da Vinci foi reconhecidamente um artista completo. Assim, é possível reconhecer obras de arte, inventos e descobertas no campo da engenharia, arquitetura, física, medicina, matemática e etc feitas pelo artista. Confira algumas das principais obras e projetos de Leonardo da Vinci:

Obras:

“Anunciação”: 1475-1480

“Adoração dos Magos”: 1481

“A última ceia”: 1498

“Mona Lisa ou La Gioconda”: 1503-1505

“A Virgem e o Menino com Santa Ana”: 1510

“São João Batista”: 1514

Inventos:

Rolamento: 1498 – 1500

Helicóptero: 1493

A cidade do futuro: 1482-1489

Carro auto-propelido: 1478

Paraquedas: 1485

Tanque blindado: 1487

Anemômetro: 1483-1486

Gostou de conhecer um pouco sobre a vida e história de Leonardo da Vinci? Confira também: Martin Luther King – Biografia, luta contra segregação racial e discurso

Fontes: Info Escola, Mundo Educação, Brasil Escola

Imagens: Na prática, Tec Lub, AH Aventuras na História, Blog da Qualidade, Ideia Fixa

O post Leonardo da Vinci, quem foi? – Vida, áreas de estudo, obras de artes, inventos apareceu primeiro em Conhecimento Científico.