Conhecimento Cientifico Locuções verbais, o que são? Função, características e aplicabilidade

Locuções verbais, o que são? Função, características e aplicabilidade

Locuções verbais são formadas quando verbos auxiliares acompanham um verbo principal e juntos eles assumem a função morfológica de um só. Essa matéria Locuções verbais, o que são? Função, características e aplicabilidade foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Também denominadas conjugações perifrásticas, as locuções verbais são junções de dois ou mais verbos que, juntos, assumem a função morfológica de um só. Em suma, a estrutura de uma locução verbal é composta por verbos auxiliares e um verbo principal.

Enquanto o verbo principal assume qualquer uma de suas formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio), os verbos auxiliares acompanham as flexões de tempo (presente, pretérito ou futuro), modo (indicativo, subjuntivo ou imperativo), número (singular ou plural) e pessoa (primeira, segunda ou terceira).

Visto que a língua portuguesa conta com uma vastidão de locuções verbais, é importante conhecer seu processo de formação e sua finalidade. Afinal, é por meio delas que se tornam possíveis as elocuções e a expressão em diversas potencialidades.

Verbos auxiliares e verbos principais

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Nas locuções verbais os verbos auxiliares trabalham junto com o verbo principal para transmitir um sentido

Enquanto os verbos principais tendem a expressar a ideia central da ação realizada, os verbos auxiliares fazem exatamente aquilo que o nome sugere, auxiliam a conjugação de outros verbos. Dessa forma, as locuções verbais, nada mais são do que uma parceria entre dois tipos de verbos que busca uma expressão de forma eficiente.

No exemplo abaixo é possível notar como cada um desses verbos realiza sua função na prática:

→ Hoje estou revisando a prova antes da aplicação.

Locução verbal: estou revisando Verbo auxiliar: estou (primeira pessoa do singular no presente do indicativo) Verbo principal: revisando (gerúndio)

No exercício apresentado acima fica notável que duas ações são praticadas de forma simultânea (estar + revisar). No entanto, elas não devem ser consideradas individualmente visto que colaboram para transmitir um sentido. Esse é o objetivo das locuções verbais.

Embora os verbos principais sejam diversos, os verbos auxiliares mais comuns são: ser, estar, ter, haver e ir. Todavia, nas locuções verbais, verbos que normalmente seriam classificados como principais podem assumir a função de auxiliares, como: começar a, deixar de, voltar a, continuar a, poder, dever, querer.

Conjugação das locuções verbais

Locuções verbais, o que são? Função, características e aplicabilidade

Locuções verbais, o que são? Função, características e aplicabilidade

Conhecimento Científico
A conjugação das locuções verbais acompanha o tempo, número e pessoa sugeridos pelo verbo auxiliar

Quando se trata de locuções verbais, apenas os verbos auxiliares devem ser flexionados. Em contrapartida, cabe ao verbo principal sempre indicar a forma nominal, como mencionado acima. No exemplo a seguir é possível compreender como funciona a conjugação de uma locução verbal, veja bem:

→ Eles devem ajudar no que puderem.

Verbo auxiliar: devem (terceira pessoa do plural) Verbo principal: ajudar (infinitivo, 1ª conjugação “ –ar”)

Portanto, a locução verbal “devem ajudar” está sendo conjugada na terceira pessoa do plural.

Tempo composto

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
O tempo composto é formada pelos verbos “ter” e “haver” como auxiliares de um verbo principal no particípio

Apesar de haver muita liberdade na estruturação das locuções verbais, há um caso extraordinário ao qual é preciso se atentar: o tempo composto. Em suma, sempre que uma locução verbal é formada pelos verbos “ter” e “haver” como auxiliares de um verbo principal no particípio há um tempo composto. Observe abaixo:

→ Carmem já tinha voltado da cozinha quando saí do banho.

Verbo auxiliar: tinha (verbo “ter” no pretérito perfeito da primeira pessoa do singular) Verbo principal: voltado (verbo “voltar” no particípio)

E então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também: Verbos nocionais, o que são? Função, características e aplicabilidade.

Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação, Só Português, InfoEscola.

Imagens: Max Kleinen, Annie Spratt, Markus Winkler, Sven Brandsma.

Essa matéria Locuções verbais, o que são? Função, características e aplicabilidade foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas