Conhecimento Cientifico Média Geométrica – O que é, fórmula e exemplos de aplicação

Média Geométrica – O que é, fórmula e exemplos de aplicação

Média geométrica é o valor médio solicitado em situações de aumentos sucessivos, comum em cálculos envolvendo porcentagem e geometria. Essa matéria Média Geométrica – O que é, fórmula e exemplos de aplicação foi criada pelo site Conhecimento Científico.

A média geométrica é um mecanismo utilizado matematicamente para representar situações em que ocorrem aumentos sucessivos em um mesmo conjunto. Em outras palavras, é um conceito estatístico bastante utilizado na matemática financeira.

Ele é utilizado, entre outras funções, para comparar prismas e cubos que tenham o mesmo volume, além de quadrados e retângulos com áreas iguais. Ademais, também pode ser aplicado em situações de acúmulo da taxa percentual, isto é, situações de porcentagem sob porcentagem.

Fórmula para o cálculo da média geométrica

O cálculo da média geométrica é para encontrar a raiz enésima obtida a partir do produto dos elementos. Ela é utilizada para definir o valor médio de uma série de dados sucessivos. Por exemplo, para encontrar entre 2, 3, 4 e 7, é preciso multiplicar os quatro valores e, em seguida, tirar a raiz quarta do resultado obtido inicialmente. Veja abaixo:

Mg = √42 · 3 · 4 · 7

Mg = √4168      Mg ≈ 3,6

O primeiro passo é contar a quantidade de termos presentes no problema, para eleger qual raiz será tirada. Dessa forma, tirar a média geométrica com cinco elementos, por exemplo, é eleger, ao fim, a raiz quinta do valor obtido a partir da multiplicação entre os valores.

Uma outra aplicação pode ser solicitada em uma situação de comparação entre polígonos, como na imagem abaixo. Qual seria o valor x dos lados do quadrado?

Média Geométrica: o que é, fórmula e exemplos de aplicação

Média Geométrica: o que é, fórmula e exemplos de aplicação

Conhecimento Científico
Educa Mais Brasil

Nessa situação, utilizaríamos a média geométrica. Como resultado, a área do retângulo seria a raiz quadrada da multiplicação entre 4 · 6,25.

Mg = √ 25

Mg = 5

Desse modo, o lado do quadrado mediria 5.

Média Geométrica: o que é, fórmula e exemplos de aplicação

Média Geométrica: o que é, fórmula e exemplos de aplicação

Conhecimento Científico
Educa Mais Brasil

Esse é o método mais comum, utilizado geralmente quando temos alguma calculadora por perto.

Em contrapartida, o outro método que pode ser utilizado é o da fatoração.

Método da fatoração

O segundo método da média geométrica permite tirar a fatoração de cada valor a fim de facilitar o cálculo.

Assim, para encontrar a média geométrica de {3,25,27}, podemos:

3 = 3       25 = 5²         27 = 3³

Mg = √4 3 · 5² · 3³       Mg = √4 34 · 5²           Mg = 3 · √4 25           Mg = 3 · 2,23            Mg ≈ 6,69

Em seguida, um outro exemplo a ser aplicado envolve porcentagens. Um determinado produto, ao longo de quatro meses, possuiu vários aumentos consecutivos de 25%, 15%, 10% e 20%, respectivamente. Qual a média desses aumentos ao final do quarto mês?

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
COC

Uma vantagem dos cálculos proporcionais é a possibilidade do valor ser transformado em formas decimais, o que facilita a simplificação dos cálculos. Sendo assim, podemos utilizar o seguinte raciocínio: o valor total do produto, antes dos aumentos, correspondia a 100%. Se no primeiro mês ele cresceu 25%, logo temos 125% ou 1,25.

Seguindo essa lógica, os outros três aumentos foram de 115% (1,15), 110% (1,1) e 120% (1,2). Portanto, podemos tirar a raiz enésima (quarta) do produto entre os valores decimais:

Mg = √4 1,25 · 1,15 · 1,1 · 1,2

Mg = √4 1,8975       Mg ≈ 1,173

Média geométrica e média aritmética

Para o cálculo de dados estatísticos, é importante saber qual tipo de média pode ser utilizada para a obtenção de valores centrais.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Mercado e Consumo

Dessa forma, a média geométrica deve ser utilizada quando os dados estão em progressão geométrica, isto é, de maneira sucessiva e com dados sem definições exatas.

Por outro lado, a média aritmética pode ser utilizada nos demais casos, isto é, sem que os dados estejam colocados de maneira crescente. Por exemplo, para calcular a média de notas escolares entre quatro irmãos (7,8; 8,5; 6,9 e 9,2) podemos somar as quatro medidas e dividir o valor final por quatro. O resultado médio seria, então, 8,1.

MAS = 7,8 · 8,5 · 6,9 · 9,2 / 4

MAS = 8,1

Essa é a média aritmética do tipo simples, ou seja, que não possui repetição de dados.

Média aritmética ponderada

Ao contrário dela, a média aritmética ponderada apresenta essa repetição e os cálculos também variam.

Digamos que entre os quatro maiores artilheiros de um campeonato de futebol, o saldo tenha sido de 17 gols entre os dois primeiros colocados, 14 gols do terceiro colocado e 11 gols do quarto e do quinto. Como resultado, qual seria a média aritmética de gols nesse campeonato?

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Rádio Hertz

Como há repetição de valores, os elementos que se repetem (x1) devem ser multiplicados pela quantidade de vezes que se repetem (k1), o que deve ser feito entre todas repetições, e somados. Em seguida, o resultado deve ser dividido pela quantidade total de repetições.

MAP = (17 · 2) + 14 + (11 · 2) / 2 + 2

MAP = 34 + 14 + 22 / 4       MAP = 17,5

Portanto, a média de gols entre os artilheiros do campeonato foi de 17,5 gols.

Então, esperamos que você tenha aprendido sobre como calcular uma média geométrica e quando utilizá-la. Se gostou da matéria, confira também o que é média aritmética. 

Fontes: Mundo Educação, Brasil Escola, Toda Matéria

Imagens: Educa Mais Brasil, COC, Rádio Hertz,Pense Vestibular. Mercado e Consumo.

Essa matéria Média Geométrica – O que é, fórmula e exemplos de aplicação foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas