Conhecimento Cientifico Mem de Sá, quem foi? Biografia, atuação no período colonial e curiosidade

Mem de Sá, quem foi? Biografia, atuação no período colonial e curiosidade

Mem de Sá foi o terceiro português responsável por governar o Brasil durante o período colonial. Seu governo durou 15 anos, entre 1558 e 1572. Essa matéria Mem de Sá, quem foi? Biografia, atuação no período colonial e curiosidade foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Mem de Sá foi um dos governadores mais importantes do período colonial. Sua atuação perdurou por 15 anos e, durante o seu governo, os franceses foram expulsos da Guanabara, as primeiras missões com o objetivo de catequizar os índios foram formadas e a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro foi fundada. 

Além de governador geral do Brasil, Mem de Sá também era advogado, corregedor e desembargador. Nas horas vagas, escrevia versos, que compartilhava com o irmão poeta, Sá de Miranda.

Como parte dos trabalhos durante o período colonial, o governador também apoiou a assinatura da carta que autorizava os senhores de engenho a trazer negros escravizados da África. Inclusive, o sistema de capitanias hereditárias, desenvolvido por D. João III, foi administrado um período por Mem de Sá, mas acabou fracassando e virando então o Governo Geral. 

Biografia de Mem de Sá

Vindo de uma família nobre portuguesa, Mem de Sá nasceu em Coimbra, capital de Portugal, por volta de 1500. Assim que terminou os estudos primários, ingressou na Universidade de Salamanca, na Espanha, para cursar Direito, onde se formou em 1528. 

Mem de Sá, quem foi? Biografia, atuação no período colonial e curiosidade

Mem de Sá, quem foi? Biografia, atuação no período colonial e curiosidade

Conhecimento Científico
Litoral Centro

Assim que formado, trabalhou na área como juiz, além de exercer diversos cargos políticos, como governador de Agravos e administrador de colônias. Além disso, como governador, Mem de Sá permaneceu no controle da colônia brasileira por 15 anos. O cargo foi designado à ele pela então Rainha Catarina, viúva de D. João III. 

Durante o período como governador geral, Mem de Sá participou do desenvolvimento de diversos pontos importantes para a colônia portuguesa. Dentre eles estavam as primeiras missões jesuíticas, formadas para catequizar os índios, bem como a expulsão dos holandeses do Brasil e a fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. 

Governo no período colonial

O período colonial teve início no Brasil após a primeira expedição no litoral brasileiro, chefiada por Martim Afonso de Souza, ser realizada. A princípio, o Brasil passava pelo período pré-colonial, onde a economia era basicamente movida pela exploração do Pau-Brasil. Mem de Sá foi o terceiro governador a comandar o Brasil Colônia. 

Mem de Sá, quem foi? Biografia, atuação no período colonial e curiosidade

Mem de Sá, quem foi? Biografia, atuação no período colonial e curiosidade

Conhecimento Científico
Reddit

Durante o período colonial, as capitanias hereditárias foram desenvolvidas no território brasileiro como forma de impedir a invasão de estrangeiros. O sistema de capitanias foi uma ideia proposta pelo então rei de Portugal, D. João III. Porém, com o avanço do projeto, a ideia inicial não surtiu efeito, fracassando logo depois. 

Assim, o governo português decidiu implantar um novo sistema, que ficou conhecido como Governo Geral. Neste caso, o principal intuito era centralizar o poder político, que antes era comandado pelos donatários, que administravam a divisão das capitanias hereditárias. Sendo assim, o governador geral era a figura mais importante, logo depois da coroa portuguesa

Os dois primeiros governadores gerais foram Tomé de Souza e Duarte da Costa. Mem de Sá, então, foi o terceiro português a assumir o cargo, assumindo a posição em 1558. Assim que entrou para governar o Brasil, Mem de Sá teve que resolver sérios problemas deixados pelos demais governantes, como a invasão dos holandeses. 

Portanto, a primeira atividade de Mem de Sá como governador geral foi expulsar os holandeses do Brasil, que haviam se fixado nas terras portuguesas e fizeram alianças com tribos indígenas com o intuito de conquistar as terras dos portugueses. 

Os 15 anos de governo de Mem de Sá

Mem de Sá permaneceu como governador geral do Brasil até 1572, mesmo ano em que faleceu. Durante os 15 anos de governo, o político portugueses realizou diversos feitos nas terras brasileiras, como a expulsão dos holandeses, aqueceu a economia baseado na produção açucareira, enfrentou revoltas, como a Revolta de Cricaré. 

Mem de Sá, quem foi? Biografia, atuação no período colonial e curiosidade

Mem de Sá, quem foi? Biografia, atuação no período colonial e curiosidade

Conhecimento Científico
Bahia

Inclusive, durante esta revolta, que ocorreu na Capitania do Espírito Santo, Mem de Sá acabou perdendo seu filho, Fernão de Sá. Além disso, o governador geral realizou a fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1565, e contou com o auxílio do sobrinho, Estácio de Sá.

A cidade fundada foi de extrema importância durante os conflitos entre holandeses e portugueses, que resultaram na expulsão dos holandeses das terras portuguesas. Outro feito importante do governo de Mem de Sá, foi conciliação, na Baía de Guanabara, entre portugueses, colonos e alguns índios. 

Como parte do governo geral, Mem de Sá também esteve ativo na luta contra a escravização dos índios, que já haviam sido catequizados pelos jesuítas. Além disso, o governador geral também estabeleceu relações com o Bispado, que estava abalado por conta de ações do governo anterior, e combateu a antropofagia. 

Morte de Mem de Sá

Mem de Sá permaneceu como governador geral até 1572, mesmo ano que faleceu. Após sua morte, o Brasil ficou dividido em dois pólos principais: a capital de Salvador, localizada ao norte do país, e a capital do Rio de Janeiro, localizada na parte sul. 

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Diário do Rio

Além disso, a primeira capital do Brasil, com sede em Salvador, foi fundada na Capitania da Baía de Todos os Santos. A fundação da capital foi um pedido da coroa portuguesa. Já no fim da vida, em 1572, Mem de Sá passou a escrever versos, com o desejo de retornar a Portugal. 

No dia 12 de março de 1572, em Salvador, na Bahia, Mem de Sá faleceu. 

Você sabia?

Sá de Miranda, poeta português que introduziu o soneto, era irmão de Mem de Sá, que também começou a desenvolver versos já no final da vida.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também quem foi Alfred Nobel e Martinho Lutero

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Ebiografia e Só História

Imagens: Quero Bolsa, Litoral Centro, Reddit, Bahia e Diário do Rio

Essa matéria Mem de Sá, quem foi? Biografia, atuação no período colonial e curiosidade foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas