Modelo atômico de Dalton – Definição, características e aplicações

O modelo atômico de Dalton foi proposto em 1808 e aborda a estrutura do átomo como uma esfera maciça, conhecido como bola de bilhar.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Ao longo da história, vários modelos atômicos foram desenvolvidos com o objetivo de explicar como o átomo era composto. O primeiro modelo estabelecido foi o modelo atômico de Dalton, desenvolvido em 1808. A partir dos conhecimentos de Dalton, vários outros cientistas puderam elaborar teorias e modelos sobre a estrutura e as propriedades atômicas.

Para Dalton, o átomo se constituía de uma esfera maciça e indivisível. Além disso, de acordo com o modelo proposto, cada elemento químico apresentava um conjunto de átomos e, dessa forma, possuía o mesmo tamanho de massa. Já os átomos de diferentes elementos químicos apresentavam características distintas.

Modelo atômico de Dalton

A ideia de matéria, ou seja, o átomo, já era discutida na Grécia Antiga por filósofos como Demócrito e Leucipo. Porém, os estudos científicos relacionados ao átomo só foram concretizados com o modelo atômico de Dalton. Como foi o primeiro modelo proposto na história, a constituição da estrutura atômica ainda não era compreendida em sua totalidade.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Modelo atômico de Dalton - Definição, características e aplicações

Modelo atômico de Dalton - Definição, características e aplicações

Conhecimento Científico
O modelo atômico de Dalton determina que os átomos são esferas indivisíveis.

Com isso, Dalton alcançou algumas conclusões. A primeira delas é que os átomos eram esferas maciças, indivisíveis e indestrutíveis. Além disso, o químico constatou que os elementos químicos eram formados por conjuntos de átomos com as mesmas propriedades. Sendo que, átomos de diferentes elementos químicos possuíam características distintas.

Logo, para diferenciar os átomos dos elementos, era utilizado o peso relativo de cada partícula. Outra constatação do químico foi que, em relação às substâncias químicas, a formação é composta por diferentes tipos de átomos. Sendo assim, quando as substâncias químicas são diferentes, a cominação dos átomos também é diferente.

Modelo atômico de Bohr, o que é? Definição, fundamentos e exemplos

×

Conclusões da teoria atômica de Dalton

Uma das primeiras conclusões de Dalton foi a compreensão da Lei da Conservação, estabelecida por Lavoisier. De acordo com Lavoisier, a massa em uma reação química sempre se conserva, pois os átomos não são destruídos. Para Dalton, a teoria se comprovava já que o átomo era indestrutível.

Outro ponto importante foi a compreensão das substâncias simples. As substâncias simples seriam os átomos que possuem as mesmas características dentro de um mesmo elemento químico. Ou seja, quando um elemento químico possui as mesmas características atômicas é possível formar moléculas semelhantes.

google_ad_client = "ca-pub-1360360021251685"; google_ad_slot = "7008382253"; google_ad_width = 200; google_ad_height = 90; (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Modelo atômico de Dalton - Definição, características e aplicações

Modelo atômico de Dalton - Definição, características e aplicações

Conhecimento Científico
Evolução dos modelos atômicos ao longo da história.

Em relação às substâncias compostas, Dalton observou que, para formar uma molécula, era necessário átomos com características distintas. Dessa forma, elementos químicos diferentes se juntam para formar uma substância.

Por fim, Dalton demonstrou a compreensão das misturas por meio do modelo atômico da seguinte forma: as misturas são formadas através da função de duas ou mais substâncias que sejam diferentes.

Além do modelo atômico

Por fim, John Dalton nasceu em Cumbria, Inglaterra, em 1766. Além de desenvolver o primeiro modelo atômico da história, em 1808, Dalton também realizou outras contribuições importantes para o mundo científico. Foi o químico que introduziu o conceito de massa atômica, além de formular a lei das pressões parciais dos gases. Essa lei ficou conhecida como Lei de Dalton.

Além disso, o químico descobriu a deficiência visual chamada de daltonismo, ou seja, quando a pessoa tem dificuldade em diferenciar cores (vermelho e verde). Por fim, foi responsável pelos estudos dos gases e do comportamento de vapores em diferenciadas temperaturas.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também qual a diferença entre Ondas Mecânicas e Ondas Eletromagnéticas. 

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola e Manual da Química 

Imagens: Brasil Estudo, Aprender Física e QuímicaTrabalho para Escola

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Essa matéria Modelo atômico de Dalton – Definição, características e aplicações foi criada pelo site Conhecimento Científico.