Conhecimento Cientifico Nucleotídeos, o que são? Definição, estrutura e ácidos nucleicos

Nucleotídeos, o que são? Definição, estrutura e ácidos nucleicos

Os nucleotídeos são estruturas moleculares com cargas de energia, responsáveis pela formação dos ácidos nucleicos, como o DNA e o RNA. Essa matéria Nucleotídeos, o que são? Definição, estrutura e ácidos nucleicos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Os nucleotídeos são classificados como moléculas formadas por células que possuem três composições: bases nitrogenadas, pentose e fosfato. Os ácidos nucleicos, por exemplo, são moléculas formadas por nucleotídeos, já que são estruturas unidas. 

De forma geral, os nucleotídeos estão presentes em diversas reações do metabolismo celular, como na transferência de energia na forma de ATP. Além disso, estas moléculas também funcionam como mensageiros químicos, além de armazenar e transmitir informações genéticas. 

Estrutura dos nucleotídeos

Também conhecidos como nucleótidos, os nucleotídeos são moléculas formadas por células que carregam grande quantidade de energia. Além disso, participam de processos metabólicos em grande parte das células do organismo. 

Nucleotídeos, o que são? Definição, estrutura e ácidos nucleicos

Nucleotídeos, o que são? Definição, estrutura e ácidos nucleicos

Conhecimento Científico
Escola Educação

Como parte das funções desempenhadas por estas células, também se destacam os sinais químicos e os estímulos extracelulares. Nesse sentido, a estrutura celular é formada por componentes estruturais de cofatores enzimáticos, além de ácidos nucléicos e intermediários metabólicos. 

Portanto, para que um nucleotídeo seja formada, é necessário um conjunto de 3 moléculas: um glicídio do grupo das pentoses, uma base nitrogenada e um agrupamento fosfato. Neste caso, pode haver variações nas ligações, como ocorre com o DNA e o RNA

No DNA, por exemplo, temos a presença da pentose desoxirribose. Já no RNA, a composição estrutural é formada por uma pentose ribose. Sendo assim, a estrutura dos nucleotídeos é formada por:

Pentose: Um açúcar formado por 5 carbonos. No caso do DNA, temos a desoxirribose e no RNA, temos a ribose;  Base Nitrogenada: formada por bases purinas adenina (A), além das bases uracila (U), pirimidinas citosina (C) e timina (T);  Grupo fosfato (HPO4): composto do derivado de ácido fosfórico. Neste caso, não há variação no nucleotídeo. 

O que são ácidos nucleicos?

De modo geral, os ácido nucleicos são estruturas moleculares formadas pela junção de nucleotídeos. Ou seja, os ácidos nucleicos são formados por unidades de moléculas. 

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Enciclopédia Global

Como os nucleotídeos estão presentes nas células, no organismo existem dois tipos de ácidos nucleicos: o RNA e o DNA. Basicamente, são estruturas que possuem semelhanças, mas a composição estrutural é diferente. 

O DNA, por exemplo, também chamado de ácido desoxirribonucleico, é a molécula responsável por armazenar todas as informações genéticas das células. Sua formação é composta por duas fitas unidas e constituídas por nucleotídeos. 

Já o RNA, também conhecido como ácido ribonucleico, é responsável pela síntese proteica. Na estrutura, possui apenas um filamento de nucleotídeos. 

Por fim, quando os nucleotídeos se juntam para formar os ácidos nucleicos, temos um polinucleotídeo. Neste caso, a ligação ocorre entre a pentose do nucleotídeo e um fosfato da mesma molécula. 

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também o que qual a Classificação dos seres vivos e quais são os Tipos de Sangue.

Fontes: Brasil Escola, Info Escola e Toda Matéria 

Imagens: Todo Estudo, Escola Educação e Enciclopédia Global

Essa matéria Nucleotídeos, o que são? Definição, estrutura e ácidos nucleicos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas