Conhecimento Cientifico O que é Antropologia? História, método e classificações

O que é Antropologia? História, método e classificações

Antropologia é a ciência responsável por estudar a formação do indivíduo e sua relação cultural com o meio e as pessoas que o cercam. Essa matéria O que é Antropologia? História, método e classificações foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Derivada dos termos gregos “antrophos” (homem, ser humano) e “logos” (razão, conhecimento ou estudo), Antropologia é o estudo do homem. Sendo assim, da mesma forma que a Filosofia e a Sociologia, a Antropologia é uma ramificação das Ciências Sociais.

Embora “estudo do homem” seja uma definição bastante abrangente, a ciência em questão é majoritariamente focada na cultura. Logo, cabe à Antropologia imergir nas relações humanas entre si e com o ambiente. Assim, esse estudo tem como objeto características físicas, comportamentais, comunicacionais, sociais e afins.

Em suma, a Antropologia busca compreender a construção do ser humano e seus grupos sociais. Portanto, toda e qualquer particularidade pertinente à formação do indivíduo é significativa para essa ciência interdisciplinar.

História, objeto de estudo e método

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Dois nativos de uma tribo de Bali, Indonesia

Originária da Europa, a Antropologia surgiu em um contexto no qual o povo desse continente se considerava mais importante que os demais, esse fenômeno é denominado etnocentrismo. Como consequência dessa linha de pensamento, houveram muitas situações de exploração humana justificadas pela mesma.

Embora já houvesse argumentos em prol de uma supremacia étnica, algo que serviu como desculpa para o neocolonialismo, o conhecimento antropológico demorou a ser consolidado. Só para ilustrar, até o século XVIII, os estudos do homem eram resumidos a relatos de cronistas, viajantes, soldados, missionários e comerciantes.

Todavia, desde a Grécia Antiga, já havia tanto interesse em estudar o outro quanto a si mesmo. Por isso, da mesma forma que a Antropologia, a Filosofia é uma imprescindível ciência social. Pois bem, diante do interesse de compreender o homem e seu processo de evolução, o antropólogo se tornou uma espécie de historiador.

Primeiros passos antropológicos e seus equívocos

O que é Antropologia? História, método e classificações

O que é Antropologia? História, método e classificações

Conhecimento Científico
Os primeiros passos da Antropologia foram influenciados pela Teoria da Evolução de Charles Darwin

Inicialmente a Antropologia estava fortemente relacionada às Ciências Biológicas. Inclusive, os primeiros estudos antropológicos foram liderados por biólogos ingleses chamados Edward Burnett Tylor e Herbert Spencer. Ao passo que a teoria da evolução de Charles Darwin estava em alta na época, a Antropologia foi associada ao evolucionismo.

Dessa maneira, na Europa do século XIX, a teoria de Darwin passou a ser aplicada na sociedade. Como resultado disso, o denominado Darwinismo Social motivou uma noção etnocêntrica. A mesma defendia que havia “raças humanas” superiores e inferiores, já que supostamente algumas haviam evoluído mais do que outras.

Assim, os europeus passaram a se considerar uma cultura evoluída. Esse errôneo pensamento acabou motivando ideias eugênicas, racistas, imperialistas, fascistas e nazistas que têm força ainda hoje, já que infelizmente se tornaram parte da estrutura social.

Principal objeto de estudo

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Pessoas celebrando em Kolkata, Índia

Visto que a Antropologia tem como objetivo compreender como o indivíduo se forma e se relaciona com o ambiente e seus semelhantes, o antropólogo busca as raízes do ser humano. Dessa forma, essa ciência é considerada interdisciplinar por se apoiar em outras, como linguística, história, geografia, sociologia, e afins.

Logo, seguindo uma vertente de compreensão cultural, a Antropologia estuda costumes, crenças, hábitos, mitos, leis, relações sociais, processos históricos, linguagens e tudo que contribui para a cultura. Afinal, essa última é o principal objeto de estudo dessa ciência.

Vale lembrar que os mais diversos povos que constituem a humanidade contam com particularidades. Logo, a Antropologia atual, contrariando aquela do século XIX, respeita a subjetividade de cada cultura, sem sobrepor uma à outra.

Método antropológico

O que é Antropologia? História, método e classificações

O que é Antropologia? História, método e classificações

Conhecimento Científico
Berberes descansando no Deserto do Saara

Visto que é uma ciência e conta com um objeto de estudo, a Antropologia também possui seu próprio método. Assim como mencionado acima, para identificar as particularidades de uma cultura, o antropólogo se insere completamente na mesma através de um processo de imersão.

Dessa forma, o método antropológico consiste basicamente em duas frentes: Etnografia: na qual há observação e descrição do trabalho em campo; Etnologia: na qual existe uma análise de conteúdo e interpretação de fenômenos culturais.

Tipos de Antropologia

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Curumin da Aldeia Guarani Rio Silveira no Brasil

Apesar de inicialmente ter sido associada às Ciências Biológicas, atualmente a Antropologia conta com vários segmentos. Sendo assim, os estudos antropológicos podem seguir diversas alternativas, sendo elas:

Biológica ou física: estuda a formação do ser humano em seus aspectos físicos, caminha junto com a biologia e geografia; Cultural: se trata de uma vertente mais ampla e se propõe a compreender o processo de formação das diferentes culturas que compõem a humanidade; Linguística: estuda a linguagem de uma sociedade e, através disso, determina as raízes de um povo; Arqueológica: estuda a formação do ser humano com base nos objetos materiais deixados por ele.

A diferença entre Antropologia e Sociologia

O que é Antropologia? História, método e classificações

O que é Antropologia? História, método e classificações

Conhecimento Científico
Pessoas na rua de Shinjuku no Japão

A princípio, a Antropologia como uma extensão da Sociologia. No entanto, com o passar do tempo, o estudo cultural do homem se tornou uma ciência autônoma. Embora ainda seja fortemente atada à Sociologia e suas especificidades, a Antropologia hoje a utiliza como uma disciplina de suporte.

Enquanto a Antropologia estuda a formação do indivíduo e suas relações sob uma ótica cultural, a Sociologia analisa a sociedade no tempo presente.

E então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também: O que é Sociologia? Definição, origem, características e finalidade.

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Educa Mais Brasil, Beduka.

Imagens: Ian Macharia, Surya Prakosa, Hulki Okan Tabak, Debashis RC Biswas, Tatiana Zanon, Tatiana Zanon, Sérgio Rola.

Essa matéria O que é Antropologia? História, método e classificações foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas