Conhecimento Cientifico O que é árvore genealógica? Definição, para que serve e área de estudo

O que é árvore genealógica? Definição, para que serve e área de estudo

As árvores genealógicas servem para determinar relações de parentesco e ancestralidade entre indivíduos de uma mesma família. Essa matéria O que é árvore genealógica? Definição, para que serve e área de estudo foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Você já parou para pensar quem foram seus antepassados? Aqueles que deram origem à sua família a cem, duzentos anos ou mais? Sabemos que o conceito familiar é um dos mais importantes e fundamentais na vida do ser humano. Sendo assim, é a partir dessa definição que nasce o conceito de árvore genealógica.

Árvore genealógica é uma estrutura representativa que traça o perfil das pessoas que fazem ou fizeram parte, direta ou indiretamente, da sua vida em algum momento. Ou seja, é um histórico de quem foram seus ancestrais a fim de entender diferentes variáveis da vida humana.

Mas afinal, qual a definição do termo, para que serve e qual sua área de estudo? Vamos descobrir!

Árvore genealógica: por que estudar sobre?

Conforme mencionado anteriormente, árvore genealógica é uma representação das pessoas que participaram da existência de alguém ou de uma família.

Basicamente, o objetivo é estabelecer relações e comparativos como uma forma de conhecer tanto a origem familiar quanto o surgimento de problemas hereditários.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
A árvore genealógica resgata a origem familiar e os, fatores hereditários dos ancestrais.

Além disso, existe uma necessidade afetiva por trás do conceito, uma vez que descobrir quem são seus descendentes ajuda a decifrar mistérios de parentesco com avós, bisavós, tataravós e outros familiares.

Como funciona?

Para iniciar a montagem da árvore genealógica, é preciso primeiramente colocar o nome do antepassado mais antigo ao qual você tenha acesso. A partir dele, é possível desenhar a formação dos outros membros até chegar ao ser mais jovem da família.

Árvore genealógica: o que é, para que serve e área de estudo

Árvore genealógica: o que é, para que serve e área de estudo

Conhecimento Científico
Apesar do nome, a estrutura não segue bem a condição de uma árvore física e sim de uma ramificação de parentescos.

Contudo, para que não haja confusões, é preciso se concentrar em apenas uma família por vez.

Em seguida, devem ser anotadas as seguintes informações: nome e sobrenome de todos os pesquisados, a data e o local do nascimento de cada um e a certidão de casamento contendo local e data da cerimônia.

Ademais, devem constar as certidões de óbito contendo também data e local do ocorrido, além de informações gerais como profissão, escolaridade, origem do nome e sobrenome e outros.

É essencial destacar as pessoas por parentesco, por exemplo, pai, mãe, avô, avó, tia, primo e assim por diante, sempre com relação àquele que cria a árvore.

Por outro lado, é importante verificar alguns dados relevantes na montagem da árvore genealógica. A dupla linhagem infere na mistura de genes entre as duas famílias (materna e paterna) e é de fundamental relevância para determinar semelhanças e diferenças entre os familiares.

Também vale conferir o modo como os seus antepassados faleceram, se há algum padrão ou causas físicas e emocionais, já que muitas das características são transmitidas hereditariamente.

Área de estudo

A parte da Biologia que estuda os ancestrais e seus descendentes é denominada de Genealogia. Essa ciência estuda a origem, evolução e disseminação das gerações familiares.

Esse estudo se dá através de uma ampla pesquisa em documentos, cartórios, arquivos públicos, fotografias e até mesmo através de conversas. Todas as alternativas são bem vindas, desde que sejam confiáveis e relevantes para a formação da árvore genealógica.

Eventualmente, essa árvore também recebe o nome de heredograma (em latim significa herança), representada entretanto em forma de gráfico, mostrando o parentesco entre os familiares.

No heredograma, cada indivíduo recebe um símbolo: os homens são representados por quadrados e as mulheres por círculos, por exemplo. Confira na imagem abaixo:

Árvore genealógica: o que é, para que serve e área de estudo

Árvore genealógica: o que é, para que serve e área de estudo

Conhecimento Científico
O heredograma é a representação gráfica da árvore genealógica.

Com o intuito de resolver problemas de genética e verificar padrões de herança, a fim de traçar características hereditárias ou não, os heredogramas passaram a ser cada vez mais utilizados, tornando-se assim referência no estudo da descendência da espécie humana.

E aí, gostou? Se sim, leia mais no artigo sobre Hereditariedade.

Fontes: Mundo Educação, Info Escola, Brasil Escola

Imagens: Slideshare, Office, A mente é maravilhosa, Escola da Inteligência. 

Essa matéria O que é árvore genealógica? Definição, para que serve e área de estudo foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas