Conhecimento Cientifico O que é calor? Definição, principais tipos e processos de propagação

O que é calor? Definição, principais tipos e processos de propagação

A energia é responsável pela transmissão de calor, mas esse processo acontece apenas entre corpos de diferentes temperaturas. Essa matéria O que é calor? Definição, principais tipos e processos de propagação foi criada pelo site Conhecimento Científico.

O calor é gerado quando uma energia é transmitida entre corpos de diferentes temperaturas. Dessa forma, utilizamos as unidades de medida, como Joules ou calorias, para expressar o nível de aquecimento. No entanto, sempre confundimos a elevação de temperatura com o calor, já que os dois processos são grandezas físicas.

De fato, essa reação natural provoca dias quentes, mas está diretamente relacionada às altas temperaturas. Em outras palavras, dizer que “está calor” não é a forma correta de expressão, assim deve-se dizer que “a temperatura subiu”. Ainda mais, a calorimetria estuda as trocas de energia produzidas por um determinado indivíduo ou matéria.

Além disso, essa sensação térmica passa por diferentes processos, como a condução, convecção e radiação. Por isso, vamos aprender um pouco mais sobre os principais tipos de calor, suas fórmulas de cálculo e processos de propagação.

Tipos de calor

No geral, existem dois tipos de calor: o sensível e o latente. Confira:

Calor sensível

Esse tipo apresenta variações de temperatura, ou seja, quanto mais um corpo aquece, assim a temperatura vai aumentando.

Calor

Calor

Conhecimento Científico
Wanderson Monteiro

Nesse sentido, existe uma fórmula para calcular essa intensidade:

Q = Mc△T

Q – calor (J ou cal)

m – massa (kg ou g)

c – calor específico (cal/gºC ou K/kg.K)

ΔT – variação de temperatura (K ou ºC)

Ao passo que, o C representa específico, este que aquece em 1°C, medindo a quantidade de energia térmica para uma massa de 1g de qualquer substância pura. Isto é, em condições normais de pressão e temperatura (1 atm, 25 ºC).

No entanto, se utilizarmos a água como referência, ficaria em 1,0 cal/gºC.

Calor latente

Este tipo se refere às mudanças de estado físico, isto acontece quando uma substância atinge a fusão ou ebulição, permanecendo em temperatura constante. Mesmo assim, continua absorvendo calor, assim essa transição se torna latente. Sendo que, a fórmula utilizada para esse cálculo é a seguinte:

Q = mL

Q – calor (J ou cal)

m – massa (kg ou g)

L – calor latente (J/kg ou cal/g)

Processos de propagação

Como dito inicialmente, o calor passa por três meios distintos durante sua propagação. Sendo eles: condução, convecção e radiação.

Propagação de calor

Propagação de calor

Conhecimento Científico
Vula Condução: é uma propagação em meios sólidos, que aquece sem transporte de matéria; Convecção: é uma característica dos meios fluidos, como líquidos e gases. De tal forma que, caso haja uma diferença de temperatura, as correntes de convecção agem para regular a temperatura em todo o sistema; Radiação: quando as ondas eletromagnéticas transmitem calor. Isto porque, a radiação não precisa de um meio físico, sendo o único que pode ocorrer no vácuo, se comparando aos demais processos de transmissão.

Além disso, o aquecimento é medido em Joules ou calorias, enquanto a temperatura é medida em Kelvin ou Celsius. É compreensível que haja essa confusão, visto que sempre culpamos a sensação térmica, mas na verdade, a temperatura é que fica elevada.

Em suma, os dois fenômenos são grandezas físicas, mas são totalmente diferentes. Portanto, o calor é uma energia e a temperatura é medida dentro de uma sistema, movido por moléculas no grau de agitação.

Por fim, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Grandezas físicas, o que são? Conceitos, principais tipos e medidas

Fontes: Mundo e Educação, Brasil Escola, Significados, e Toda Matéria

Imagens: Exame, Vula e Wanderson Monteiro

Essa matéria O que é calor? Definição, principais tipos e processos de propagação foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas