Conhecimento Cientifico O que é Ecologia? Divisões, níveis de organização e conceitos

O que é Ecologia? Divisões, níveis de organização e conceitos

Embora seja subestimada por muitos, a ecologia é uma ciência muito mais complexa do que aparenta, se montrando essencial para o planeta. Essa matéria O que é Ecologia? Divisões, níveis de organização e conceitos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Embora seja um termo muito popular, vez ou outra surge o questionamento: o que é ecologia? Pois bem, de acordo com o consenso científico, ecologia é a área responsável por estudar as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem. Sendo assim, a ecologia é uma equação de vida cheia de variáveis.

Aliás, o termo que hoje é empregado para a ciência que estuda essas relações é derivado da junção de palavras gregas “oikos” e “logos” que significam, respectivamente, “casa” e “estudo”. Portanto, ecologia é uma referência ao estudo da casa de cada organismo que compõe o planeta.

Visto que engloba tanto seres vivos quanto fatores físicos e químicos, a ecologia também analisa fenômenos naturais como a transformação e o fluxo de energia e matéria. Apesar de ser reduzida ao estudo da natureza, a ecologia é uma ciência complexa que envolve outros campos de estudo, como Botânica, Zoologia, Genética, Física, Química e afins.

Divisões da ecologia

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
O estudo da ecologia é dividido em: Autoecologia, Sinecologia e Democologia

Levando em consideração sua complexidade, era de se esperar que a ecologia contasse com subdivisões que facilitassem o estudo do ambiente. Sendo assim, dentre as principais categorias de estudo existentes nessa área estão:

Autoecologia: estudo focado em um organismo ou espécie específico e sua relação com o ambiente; Sinecologia: estudo de grandes grupos de organismos, também conhecidos como comunidades, e sua relação uns com os outros. É mais filosófica e descritiva; Demoecologia: estudo da dinâmica das populações e da diversidade de espécies.

Níveis de organização

O que é Ecologia? Divisões, níveis de organização e conceitos

O que é Ecologia? Divisões, níveis de organização e conceitos

Conhecimento Científico
Há diferentes tipos de relações ecológicas e por isso diferentes níveis de organização

Visto que a ecologia estuda a relação entre os seres vivos, foram estabelecidos níveis de organização para auxiliar essa tarefa. Dentro desses níveis há diferentes tipos de relações ecológicas que são bastante elucidativas para o estudo em questão. Logo, os níveis de organização podem ser organizados como:

Indivíduo: organismo singular, distinguível dos demais do grupo; População: conjunto de organismos de uma mesma espécie que vivem em uma mesma área e tem maior chance de reproduzirem-se entre si; Comunidade: grupo de populações que vivem em uma determinada área e interagem entre si; Ecossistemas: conjunto de comunidades de uma determinada área em associação com os fatores abióticos; Biosfera: o mais amplo nível ecológico, corresponde à junção de todos os seres vivos e ecossistemas do planeta.

Conceitos ecológicos básicos

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Níveis tróficos estão entre os conceitos básicos da ecologia e sua compreensão é fundamental

Para entender o que é ecologia, é preciso ser capaz de se familiarizar com seus conceitos básicos. Logo abaixo você pode conferir alguns deles:

Habitat: ambiente físico no qual vivem determinadas espécies que dependem dos fatos abióticos que afetam o mesmo. Por exemplo, o habitat natural do leão é a savana; Nicho ecológico: grupo de animais que partilham hábitos e modos de vida; Fatores bióticos e abióticos: seres vivos (animais, plantas, microrganismos) e não vivos (água, ar, luz) de um ecossistema que são interdependentes; Relações ecológicas: ao passo que são relações que ocorrem entre os seres vivos dentro de um mesmo ecossistema, essas relações podem ser intraespecíficas, interespecíficas, positivas ou negativas; Cadeia alimentar: representa as relações alimentares entre os organismos de um mesmo ambiente geológico; Teia alimentar: em suma, é o conjunto de várias cadeias alimentares interligadas; Níveis tróficos: hierarquia de produção e consumo de alimentos em uma cadeia alimentar, cada nível apresenta um mesmo tipo de nutrição; Produtores: um dos três níveis tróficos, são organismos autotróficos que produzem seu próprio alimento; Consumidores: outro dos três níveis tróficos, são heterotróficos e incapazes de sintetizar o próprio alimento. Logo, eles precisam ingerir outros seres vivos. Há consumidores primários, secundários e terciários; Decompositores: o último, mas não menos importante, dos três níveis tróficos, realizam a decomposição e obtém alimento por meio desse processo.

A importância da ecologia

O que é Ecologia? Divisões, níveis de organização e conceitos

O que é Ecologia? Divisões, níveis de organização e conceitos

Conhecimento Científico
A ecologia é uma ciência necessária para a manutenção e preservação da natureza

Além de estudar as relações dos seres vivos com o planeta, a ecologia preocupa-se com a harmonia das mesmas. Como resultado disso, para um equilíbrio ecológico algumas medidas são necessárias, como: preservar as espécies e impactar minimamente possível o meio ambiente.

Portanto, a ecologia é uma área imprescindível da biologia pois promove a conscientização acerca do equilíbrio natural e manutenção do mesmo. Inclusive, é através da ecologia que as gerações futuras poderão acessar riquezas naturais e passá-las adiante.

E então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também: Biologia, o que é? Origem, definições, áreas de estudos e relevância.

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Biologia Net, eCycle, Mundo Educação.

ImagensJohannes Andersson, Jeremy BishopQ.U.I, Sid Balachandran, David Clode.

Essa matéria O que é Ecologia? Divisões, níveis de organização e conceitos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas