Conhecimento Cientifico O que é Literatura? Origem, função e gêneros literários

O que é Literatura? Origem, função e gêneros literários

A literatura representa a expressão em forma de palavras, estas que transmitem sentimentos, subjetividade e aproximação com o leitor. Essa matéria O que é Literatura? Origem, função e gêneros literários foi criada pelo site Conhecimento Científico.

A literatura é uma arte que utiliza as palavras como forma de expressão. Pode-se ler e analisar textos verbais, orais e escritos. É considerada uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, isto porque surgiu em meio aos desenhos e escritas rupestres. A saber, o nome se origina do latim littera, que significa letra.

Além da música, dança e o teatro, a arte literária transmite cultura e tradição. Seja em forma de ficção, verídico ou fantasia, podemos dizer que a literatura engloba um conjunto de estórias. Ao passo que, os textos literários provocam identificação dos leitores com os personagens, dramas e ambientes descritos em poemas, romances ou crônicas.

No entanto, o conceito de literatura se modificou ao longo do tempo. Por isso, vamos conhecer mais sobre essa manifestação artística, sua função e gêneros literários. Ademais, é possível registrar a realidade e fazer construções simbólicas para repensar a nossa própria vida e comportamentos.

O que é literatura?

A literatura tem a função de recriar a realidade. Isto porque o autor utiliza as palavras no sentido figurado para expressar sentimentos, subjetividade e causar maior proximidade com o leitor. Em outras palavras, a literatura é definida como uma manifestação de linguagem com expressão estética.

O que é Literatura

O que é Literatura

Conhecimento Científico
Pinterest

Basicamente, é quando construímos uma sensibilidade no texto que emociona, além de comunicar algo. Nesse sentido, o contexto criado tem influência direta no meio social e cultural, visto que evidencia situações reais da sociedade, das pessoas e suas ações. Ademais, inspira sensações e reflexões no leitor.

Desse modo, existe uma linha do tempo da literatura brasileira, esta mostra o desenvolvimento da manifestação artística dos povos, conforme a evolução humana. Além disso, alguns autores impactaram o mundo com suas obras.

Quinhentismo: foi a literatura de informação e catequese, praticada nos primeiros anos do descobrimento do Brasil; Barroco: foram obras literárias com influência Europeia, produzidas no século XVII. Arcadismo: houve manifestações épicas, satíricas e líricas durante o ciclo do Ouro no Brasil, no século XVIII; Romantismo: marcado pelo sucesso dos autores José de Alencar e Gonçalves Dias, a literatura nacional ficou conhecida no início do século XIX; Realismo: representado como oposto ao romantismo, esse movimento ocorreu no final do século XIX, tendo Machado de Assis e Aluísio Azevedo como protagonistas. Simbolismo: o simbolismo aconteceu no final do século XIX com a revolução dos signos linguísticos; Parnasianismo: foi uma escola literária que incentivava a formalidade dos poetas; Pré-modernismo: este foi um período histórico para a literatura. Isto é, existiram autores fundamentais, como Monteiro Lobato, Lima Barreto e José Lins do Rego; Modernismo: A Semana de Arte Moderna consolidou o início da Literatura brasileira no século XX; Literatura Contemporânea: Qualquer manifestação literária produzida após 1945 no Brasil.

Gêneros literários

De modo geral, a literatura é dividida em gêneros literários, estes que dividem os textos conforme o seu tipo e conteúdo. Antigamente, Aristóteles classificou a literatura em três categorias, são elas: lírico, épico e dramático. A primeira é cantada, a segunda é narrada e a terceira é representada.

O que é Literatura

O que é Literatura

Conhecimento Científico
Uniter

Mais tarde, uma nova divisão foi baseada na classificação de Aristóteles, tornando os gêneros literários mais detalhados, estes são reconhecidos atualmente.

Lírico: quando existe caráter sentimental, representado pelo eu lírico. São eles: sonetos, poesias e canções; Narrativo: Envolve o narrador contando uma estória com personagens, num determinado tempo e espaço. São eles: romance, novela, conto e crônica. Dramático: são textos que envolvem encenação, muito comuns no teatro. São eles: comédia ou tragédia.

Não há como dizer uma função absoluta e definitiva da literatura. Isto porque, ela pode ser representada em diferentes formas para cada pessoa. No entanto, podemos afirmar sua importância para a construção humana, enquanto sujeito e cidadão.

Em suma, a literatura transmite autoconhecimento, compreensão social e uma visão mais humana da realidade. Aliás, um texto literário é reconhecido pela forma de comunicar, possuir palavras carregadas de significado e fazer o leitor refletir. Em outras palavras, seria uma leitura em que o leitor sinta necessidade de realizar anotações, pesquisas ou uma consulta dentro de si mesmo.

Por fim, o que achou dessa matéria sobre literatura? Se gostou, confira também: História do livro – Origem, evolução da escrita e prensa móvel

Fontes: Toda Matéria, Português, Mundo Educação e Soliteratura

Imagens: Tumblr, Pinterest e Uniter

Essa matéria O que é Literatura? Origem, função e gêneros literários foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas