Conhecimento Cientifico O que é metrópole? Definição, principais tipos e características

O que é metrópole? Definição, principais tipos e características

Metrópoles são grandes centros urbanos, também chamadas de capitais, que exercem influência política, econômica e social sobre as cidades. Essa matéria O que é metrópole? Definição, principais tipos e características foi criada pelo site Conhecimento Científico.

No Brasil e no mundo existem diversas cidades que compõem os países, que formam os continentes e por aí vai. Assim, para cada região onde se forma uma sociedade, também existem especificações, como os municípios, as cidades e as metrópoles. Mas afinal, o que é metrópole?

Bem, é comum ver o termo “metrópole” sendo relacionado aos grandes centros urbanos, onde a economia e a política, por exemplo, são mais desenvolvidas. De certa forma, o termo se refere sim aos espaços e regiões que exercem maior influência, seja nas cidades próximas e até mesmo em outros estados.

Além disso, as metrópoles são cidades que geram grande dependência nos municípios que se encontram próximos à capital. Neste caso, as regiões próximas à metrópole se enquadram como a regiões metropolitanas, onde a junção de diferentes espaços urbanos recebe o nome de conurbação.

O que é metrópole?

As grandes cidades, também conhecidas como capitais, são chamadas de metrópole. Em síntese, são cidades que possuem mais de 1 milhão de habitantes e grande influência política, econômica e social em relação à outras cidades.

O que é metrópole? Definição, principais tipos e características

O que é metrópole? Definição, principais tipos e características

Conhecimento Científico
Vírgula

Esse poder que as grandes cidades exercem sobre as demais, geralmente, impacta os municípios que são vizinhos aos grandes centros urbanos. Ou seja, a capital é o centro das decisões, bem como o local onde se concentra a maior parte das necessidades da população, como trabalho, escola, universidades.

As cidades vizinhas às metrópoles formam a região metropolita que, em alguns casos, é constituída por municípios desenvolvidos que compartilham do mesmo crescimento. Nesse sentido, o processo de influência entre duas ou mais cidades próximas é conhecido como conurbação.

As regiões metropolitanas, então, se formam a partir de cidades que se conurbam. Assim, existe a cidade principal, no caso a capital, e as cidades menores que são influenciadas pela metrópole.

Além disso, as cidades que ficam próximas à capital, geralmente, são formadas por trabalhadores e estudantes, por exemplo, que buscam a capital para atividades cotidianas. Assim, as cidades vizinhas que compõem a região metropolitana são conhecidas como cidades-dormitórios.

Principais tipos

As metrópoles exercem papel fundamental, seja em um país, estado ou província. Geralmente, o poder exercido é em relação ao social, o meio político e econômico, onde as cidades da região dependem da capital para determinadas situações, como trabalho e estudo, por exemplo.

O que é metrópole? Definição, principais tipos e características

O que é metrópole? Definição, principais tipos e características

Conhecimento Científico
Revista Lofficiel

A região metropolitana, formada pelo conjunto de cidades em torno da capital, possui constante fluxo de serviços e pessoas e, por conta disso, o sistema de transporte deve ser conectado para que todos os bairros e regiões se integrem da forma adequada.

De modo geral, as metrópoles são classificadas de três formas, dependendo do grau de importância econômica, social e política. No Brasil, existem 36 regiões metropolitanas, sendo a Grande São Paulo a maior de todas, com 19.672.582 de habitantes.

 Logo, as metrópoles são divididas em:

1 – Metrópole Global: caracterizada como as capitais que possuem grande influência, tanto nas cidades próximas quanto com outras cidades de países diferentes.

Ou seja, são regiões que detêm relevância política, econômica, bem como em termos de transporte com o próprio país e outras partes do mundo. No Brasil, as metrópoles globais são: Rio de Janeiro e São Paulo. Já no mundo, Paris, Tóquio e Nova York.

O que é metrópole? Definição, principais tipos e características

O que é metrópole? Definição, principais tipos e características

Conhecimento Científico
Brainly

2 – Metrópole Nacional: diferente das metrópoles globais, as metrópoles nacionais são aqueles que possuem influência política e econômica apenas em nível nacional, ou seja, nas cidades da região metropolitana e outros estados, por exemplo. No Brasil, as metrópoles nacionais são: Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, etc.

3 – Metrópole regional: definidas como as capitais que influenciam locais próximos, como a região metropolitana ou estados próximos. Além disso, são cidades que possuem, em média, até 4 milhões de habitantes, sendo portanto metrópoles de médio porte. Alguns exemplos são: Belém, Goiânia, Salvador e Curitiba.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que são Blocos Econômicos e quais as características do Oceano Índico.

Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação, Significados e Escola Kids

Imagens: Jovem Pan, Vírgula, Revista Lofficiel e Brainly

Essa matéria O que é metrópole? Definição, principais tipos e características foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas