Conhecimento Cientifico O que é predicado? Verbos, classificações e exemplos

O que é predicado? Verbos, classificações e exemplos

O predicado é um dos termos essenciais da oração que, sempre constituído por verbos, ajuda na identificação e classificação do sujeito. Essa matéria O que é predicado? Verbos, classificações e exemplos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

De acordo com a sintaxe, estudo da construção de frases, os termos essenciais da oração são classificados como sujeito e predicado. Enquanto o sujeito é aquele que realiza a ação ou sofre o estado, predicado é todo o resto que difere do mesmo. Logo, para identificar o predicado de uma oração, basta encontrar o sujeito, e vice-versa.

Os termos essenciais da oração recebem esse nome devido a sua função. Tanto o sujeito quanto o predicado constituem a essência da elocução. Sendo assim, eles representam a base dos sintagmas, partes da oração. O sujeito compõe o sintagma nominal. Em contrapartida, o predicado é o sintagma verbal.

Portanto, como a própria denominação sugere, a essência do predicado são os verbos. Aliás, o mesmo pode ser formado por um ou mais deles. Os verbos na oração trazem informações sobre o sujeito e, consequentemente, possuem um papel na classificação do predicado.

Classificações do predicado

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Sua classificação em verbal, nominal ou verbo-nominal depende dos verbos nocionais e de ligação

Visto que o verbo é a parte essencial do predicado, o mesmo não existe sem um verbo ou locução verbal. Embora o sujeito também seja um termo essencial da oração, por vezes ele é oculto. Logo, para identificá-lo é preciso considerar o processo verbal em si. Dessa forma fica notável a importância do verbo para a elocução.

Ademais, a classificação do predicado está diretamente relacionada ao tipo de verbo que o constitui. Sendo assim, é preciso saber se o verbo é nocional ou não nocional.

Verbos nocionais e não nocionais

O que é predicado?

O que é predicado?

Conhecimento Científico
Os verbos nocionais exprimem processo e verbos não nocionais exprimem estado

Verbos nocionais ou significativos são aqueles que exprimem processos. Como por exemplo: acontecer, desejar, pensar, amar, morrer, sofrer, chover, gritar, relampejar, iluminar. Esses verbos podem indicar ação, fenômenos naturais, desejos e atividades mentais. Por isso, esses verbos são sempre o núcleo do predicado que integram.

Já os verbos não nocionais ou de ligação são aqueles que exprimem estado. Só para ilustrar, alguns deles são: ser, estar, permanecer, continuar, andar, persistir, virar, ficar e passar. Os verbos não nocionais atuam como uma “ponte” entre o sujeito e o predicativo do sujeito. Eles não atuam como núcleos.

Então, para identificar se um verbo é nocional ou não nocional, é preciso considerar o contexto em que o mesmo está inserido.

Verbal, nominal e verbo-nominal

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
São classificados em nominal, verbal e verbo-nominal

Agora que a classificação dos verbos foi apresentada, é possível classificar os tipos de predicado. Aliás, os mesmos podem ser divididos em: verbal, nominal e verbo-nominal. Enquanto o predicado verbal possui como núcleo um verbo nocional, o predicado nominal tem como núcleo o predicativo do sujeito marcado pelo verbo de ligação.

O verbo-nominal, por sua vez, apresenta dois núcleos, um nominal  e um verbal. Ao passo que existem predicativos que podem se relacionar com o sujeito, também existem aqueles que se relacionam com o complemento verbal, denominados predicativo do objeto.

Exemplos de identificação do predicado

O que é predicado?

O que é predicado?

Conhecimento Científico
Os tipos de predicado são essenciais para a elocução

Logo abaixo é possível conferir e aplicação de cada um dos tipos de predicado em elocuções cotidianas.

Alguns exemplos verbais são:

Nós corremos muito hoje → núcleo: corremos Cheguei hoje de viagem → núcleo: cheguei O cliente assinou os documentos → núcleo: assinou As mulheres devolveram as roupas novas → núcleo: devolveram Letícia e Geovana foram ao cinema → núcleo: foram

Outros exemplos nominais são:

Paulo está apaixonado → núcleo: apaixonado Estou cansada → núcleo: cansada Evelyn continua brava → núcleo: brava

Já os exemplos verbo-nominais são:

Danielle chegou irritada → núcleos: chegou, irritada Terminaram satisfeitos o projeto → núcleos: terminaram, satisfeitos Considerou a caminhada agradável → núcleos: considerou, agradável

Vale lembrar que para identificar um predicado verbo-nominal: o verbo que indica ação está expresso na oração, em contrapartida, o verbo que indica estado ou qualidade está oculto.

E então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também: Vozes verbais, o que são? Definição, características  e exemplos.

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Só Português.

Imagens: Superinteressante, Pixabay, Free Images, Freepik, Freepik.

Essa matéria O que é predicado? Verbos, classificações e exemplos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas