Conhecimento Cientifico O que é Sociologia? Definição, origem, características e finalidade

O que é Sociologia? Definição, origem, características e finalidade

A Sociologia é uma ciência que se ocupa em estudar a sociedade e os fenômenos sociais, culturais, econômicos e religiosos. Essa matéria O que é Sociologia? Definição, origem, características e finalidade foi criada pelo site Conhecimento Científico.

A Sociologia é a ciência que estuda as relações sociais entre diferentes grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, a Sociologia se dedica em compreender as formas de interação, as organizações e os fenômenos sociais observados em cada nicho específico.

Todavia, enquanto campo do conhecimento, a Sociologia se debruça em cinco elementos distintos, que são a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis desempenhados pelos indivíduos na sociedade.

Um exemplo de pontos estudados pela matéria é um fator social, que é o desemprego. Enquanto tragédia na vida do indivíduo, este ponto tem desdobramento em toda a cadeia social, afetando as relações tanto em um ponto micro, quanto analisando um ponto maior, macro.

O que é Sociologia?

Enquanto ciência, a Sociologia estuda a sociedade e tudo aquilo que ela implica e carrega. Estuda suas ramificações, seus componentes e os indivíduos integrantes da sociedade, além de fenômenos sociais que ocorrem.

O que é Sociologia? – Definição, origem e finalidade

O que é Sociologia? – Definição, origem e finalidade

Conhecimento Científico
Universo Racionalista.

Todavia, busca explicar fatores que diferenciam o comportamento dos seres humanos e, também, o motivo pelo qual os grupos sociais costumam se comportar de maneira igual, mesmo sendo diferentes.

Partindo de um conceito de sociedade determinado, a Sociologia investiga a estrutura social e as relações sociais de um meio em questão. Assim, como objeto de estudo, a Sociologia se ocupa estudando igrejas, escolas, hospitais e outras instituições de cunho social.

Origem dos estudos

Os estudos em Sociologia começaram a ser aprofundados após a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, que trouxeram a industrialização da Europa e uma significativa mudança nas relações de trabalho e nos modos de produção.

A sociedade europeia experimentava o êxodo rural, acompanhado de uma intensa movimentação populacional, que resultou em uma explosão demográfica. Com isso, a Europa se via em estado de fome e miséria, os índices de violência cresciam e outros problemas apareciam.

A instabilidade política vivida no final do século XVIII apresentou um quadro de decadência e, diante disso, o filósofo francês Auguste Comte pensou em um projeto social que traria melhoras e mudanças, apoiado em ideais positivistas.

O que é Sociologia? – Definição, origem e finalidade

O que é Sociologia? – Definição, origem e finalidade

Conhecimento Científico
O francês Auguste Comte.

Batizada inicialmente de física social, a Sociologia nasceu da necessidade de se criar uma nova ciência que estudasse e classificasse a sociedade, para entender e modificar seus costumes ou pensamentos, por exemplo.

Baseado no positivismo, o pai da Sociologia não conseguiu muito progresso na nova ciência, de modo que os estudos foram continuados pelo francês Émile Durkheim. Assim, ele conseguiu estabelecer o primeiro método de análise sociológica, a partir do reconhecimento dos fatos sociais.

Durkheim foi considerado como o primeiro sociólogo de fato. O também professor acabou por introduzir a Sociologia como disciplina da grade curricular de cursos de graduação em Direito, Psicologia e Pedagogia.

Karl Marx e Max Weber foram outros estudiosos que apresentaram métodos que promovessem os estudos sociológicos. Com Durkheim, todos eles foram considerados como os três maiores pensadores para a Sociologia clássica.

Marx apostava na Sociologia enquanto baseada na produção material da sociedade, enquanto Weber defendia a sociedade composta por um conjunto de ações humanas individuais, pautadas por modelos ideais que deveriam ser analisadas e comparadas.

Finalidade da Sociologia

A Sociologia busca entender a sociedade de uma maneira geral, e para isso, se apoia em áreas afins, como a economia (aspectos econômicos), a antropologia (cultura) e a ciência política (organizações políticas).

O que é Sociologia? – Definição, origem e finalidade

O que é Sociologia? – Definição, origem e finalidade

Conhecimento Científico
Émile Durkheim, grande estudioso da Sociologia.

Nesse sentido, cabe a um sociólogo identificar, classificar e analisar a organização social como um todo. Ele tenta compreender a sociedade para apresentar teorias que permitam a análise social e intervenção a partir de outras áreas.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: O que é Mercantilismo? Origem, características e fases

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Info Escola, Brasil Escola

Imagens: Universo Racionalista, Abstracta, Mente Filosófica, Comunidade Cultura e Arte

Essa matéria O que é Sociologia? Definição, origem, características e finalidade foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas