Conhecimento Cientifico O que são blocos econômicos? Origem, tipos de grupos e países envolvidos

O que são blocos econômicos? Origem, tipos de grupos e países envolvidos

Os blocos econômicos são formados por diversos grupos de países, estes determinam suas relações de mercado dentro de suas localidades. Essa matéria O que são blocos econômicos? Origem, tipos de grupos e países envolvidos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Os blocos econômicos são grupos de países que se uniram para facilitar o fluxo de mercadorias entre eles, como, por exemplo, reduzir os impostos das importações e dinamizar a troca nas fronteiras. Assim, a ideia é fomentar o crescimento da economia global e social, além de aumentar as ofertas de emprego no mundo.

Essa tendência surgiu após o fim da Guerra Fria, mas só foi colocada em prática no final da Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945. Apesar de ser interpretado como oposição à globalização, atualmente, os blocos econômicos são uma das principais formas de potencializar a economia global.

Ademais, esse formato de comercialização também é chamado de blocos de mercados regionais, visto que os países envolvidos criaram uma rede de troca dentro de suas localidades, como se fossem micro blocos econômicos. Por isso, a mercadoria se torna mais atrativa aos investidores, diminuindo os custos de forma considerável.

Tipos de blocos econômicos

Antes de tudo, vamos conhecer os tipos de blocos econômicos utilizados pelos países no mundo. A saber, cada um possui um diferencial dos demais, o que os define são as relações econômicas que os membros de um mesmo bloco desejam ter entre si.

Grupos Econômicos

Grupos Econômicos

Conhecimento Científico
WebStorm

O primeiro bloco surgiu em 1956. Conhecido como Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), era composto por Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França.

Em síntese, os blocos econômicos começaram a se expandir após o fim da União Soviética, entre os anos de 1960 e 1990. De fato, o comércio reagiu de forma significativa entre os países que compunha um bloco econômico. Dessa forma, um bloco econômico possui características como:

Zona de Livre comércio: quando os países de um mesmo bloco reduzem ou extinguem as tarifas aduaneiras entre eles. No entanto, não estão inclusas a adoção de moeda única e a livre circulação de pessoas. União Aduaneira: os países envolvidos estabelecem as mesmas tarifas de exportações e importações entre eles. Assim, a zona de livre comércio é considerada, juntamente com a Tarifa Externa Comum (TEC). Em outras palavras, se algum país do bloco negociar com um país de fora, existe uma taxa padronizada para isso. Mercado Comum: Esse é o tipo de blocos econômicos mais avançados, visto que integra a eliminação das tarifas aduaneiras, circulação de bens, mercadorias, capital e pessoas. União Econômica Monetária: onde os países do mesmo bloco estabelecem uma única moeda de circulação livre entre eles.

Principais blocos econômicos

A propósito, a formação dos blocos econômicos foi uma das consequências da globalização, visto que as movimentações comerciais acabaram se intensificando nas fronteiras.

O que são blocos econômicos

O que são blocos econômicos

Conhecimento Científico
Exame

Por outro lado, todos os acordos entre os países envolvidos são conduzidos pelas afinidades regionais e interesses comuns, estas que facilitam as trocas econômicas entre eles. De modo geral, esses grupos são compostos por países vizinhos ou geograficamente privilegiados.

União Europeia (UE)

Este é um dos blocos econômicos mais populares, visto que possui 27 países como membros, sendo eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chéquia, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Roménia, Suécia.

O que são blocos econômicos

O que são blocos econômicos

Conhecimento Científico
Epoch Times

Comunidade dos Estados Independentes (CEI)

É formada pelos países que faziam parte da antiga União Soviética (URSS), exceto a Estônia, Letônia e Lituânia, como também a Geórgia, que deixou o grupo, em 2009.

A saber, este é um dos blocos econômicos existentes que interligou o comércio e as indústrias quando a URSS surgiu. Isto fez com o que essas nações se tornassem interdependentes entre si.

Comunidade dos Estados Independentes

Comunidade dos Estados Independentes

Conhecimento Científico
Freepik

USMCA – antigo Nafta

Este bloco econômico é formado por apenas três países, sendo eles: Estados Unidos, Canadá e México. Criado em 1993, o principal objetivo era o  livre comércio, mas o grupo sofreu mudanças em julho de 2020.

Assim, o novo acordo foi proposto por Donald Trump e aceito pelos membros do bloco, após uma negociação que durou dois anos.

Dessa forma, as alterações incluem regulação de produção de automóveis com relação ao meio ambiente e aumento de empregos nos Estados Unidos.

USMCA

USMCA

Conhecimento Científico
Abracomex

Mercosul – Mercado Comum do Sul

Este grupo foi criado em 1993, sendo composto por 4 países: Brasil, Argentina, Paraguai e Venezuela. No entanto, alguns países participam como membros associados, são eles: Equador, Chile, Colômbia, Peru e Bolívia.

bandeira do Mercosul

bandeira do Mercosul

Conhecimento Científico
Twitter

Asean – Associação de Nações do Sudeste Asiático

Este grupo foi criado em 1967, composto pelos países do sudeste asiático, sendo eles: Tailândia, Malásia, Filipinas, Singapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos e Camboja.

Em síntese, os principais objetivos são a aceleração da economia, desenvolvimento cultural na região, o progresso social e da paz, além da justiça entre os país envolvidos.

Grupo ASEAN

Grupo ASEAN

Conhecimento Científico
Brilio

APEC – Cooperação Econômica Ásia-Pacífico

Criado em 1993, este grupo compõe-se dos países banhados pelo Oceano Pacífico, sendo eles: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Cingapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Peru, Rússia, Tailândia, Taiwan e Vietnã.

O que são blocos econômicos? Origem, tipos de grupos e países envolvidos

O que são blocos econômicos? Origem, tipos de grupos e países envolvidos

Conhecimento Científico
Agência EFE

Vantagens e desvantagens do blocos econômicos

De modo geral, uma das principais vantagens dos blocos econômicos é a redução ou eliminação das taxas de importação. Isto porque, os países do mesmo bloco compram produtos mais baratos, além de diminuir os custos de produção, estimular a circulação de pessoas e mercadorias.

No entanto, as empresas mais fracas que enfrentam a concorrência com outros países do mesmo bloco, acabam falindo. Assim, elas entram como desvantagens do blocos econômicos, já que fecham postos de trabalho e diminuem a renda nos setores ondem ocorrem as falências.

O que achou dessa matéria sobre blocos econômicos? Se gostou, confira também: Eurásia, o que é? Mapa, países transcontinentais e características

Fontes: Brasil Escola, Mundo EducaçãoToda Matéria e EducaMais

Imagens: Guia do Estudante, WebStorm, Exame, Epoch Times, Freepik, Abracomex, Twitter, Brilio, Agência Efe

Essa matéria O que são blocos econômicos? Origem, tipos de grupos e países envolvidos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas