Conhecimento Cientifico O que são parlendas? Definição, características, benefícios e exemplos

O que são parlendas? Definição, características, benefícios e exemplos

Parlendas se constituem como cantigas simples, que são utilizadas em brincadeiras. Além das rimas, as parlendas também possuem métrica e ritmo. Essa matéria O que são parlendas? Definição, características, benefícios e exemplos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Ler, entender histórias, descobrir sobre números e várias outras coisas que cercam a vida quando se é criança depende muita das formas como as palavras são ensinadas. Dessa forma, uma das maneiras que facilitam o aprendizado são as parlendas. Mas afinal, o que são parlendas?

Parte do folclore brasileiro, as parlendas se constituem como cantigas simples, muitas vezes com rima, que são utilizadas em brincadeiras para as crianças. Além das rimas, as parlendas também possuem métrica e ritmo, sendo utilizadas em rodas, por exemplo.

Nesse sentido, as rimas auxiliam no processo de aprendizado das crianças, já que são mais fácies de serem fixadas na memória. Uma modalidade muito utilizada das parlendas é o trava-língua, onde as palavra se juntam e foram frases com sílabas difíceis e sonoridades similares.

O que são parlendas?

Em síntese, a palavra parlenda vem do latimparlare” que significa conversar, falar. Geralmente, por serem parte do folclore brasileiro, são passadas de geração em geração, sempre cultivando o caráter educativo.

O que são parlendas? Definição, características, benefícios e exemplos

O que são parlendas? Definição, características, benefícios e exemplos

Conhecimento Científico
Colecionador de Sacis

Ou seja, o significado de parlendas se constitui como uma tradição da oralidade, onde é possível observar variações, dependendo do tipo de rima contata. Além disso, é muito difícil conhecer a autoria das parlendar, pois a grande maioria já faz parte da tradição popular brasileira.

A princípio, os pequenos versos lúdicos se caracterizam por características muito específicas, como a presença ou não de rimas. Apesar das variações dos versos, a característica que se mantém é o caráter educativo e lúdico, onde as crianças conseguem aguçar a imaginação e criatividade.

Além disso, por meio das parlendas, é possível que as crianças memorizam, de maneira mais fácil, os dias da semana, números e outros temas que fazem parte do cotidiano. Por conta disso, os pequenos versos são muito utilizados por educadores e pais.

Trava-línguas

A princípio, os trava-língua, conjunto de palavras que reúne sílabas difíceis e sonoridades similares, são um tipo de parlenda. Assim como os demais tipos, os trava-línguas são utilizados para aguçar a imaginação das crianças, bem como auxiliar no desenvolvimento da fala.

Isso porque os versos contam com palavras difíceis de serem pronunciadas, porém, são ditas em forma de cantiga rimada. Normalmente, o trava-línguas é utilizado como brincadeira, onde as crianças repetem os versos inúmeras vezes sem errar. Por exemplo:

“O rato roeu a roupa do rei de Roma e o rei de Roma, rouco de raiva, roeu a roupa do rato de Roma”.

Exemplos de parlendas

O que são parlendas? Definição, características, benefícios e exemplos

O que são parlendas? Definição, características, benefícios e exemplos

Conhecimento Científico
Gestão Bebê

Existem diversos tipos de parlendas, como os trava-línguas. Alguns exemplos utilizados por educadores e pais, são:

“Dedo mindinho,
Seu vizinho,
Pai de todos,
Fura bolo,
Mata piolho”.

“Sol e chuva,
Casamento de viúva.
Chuva e Sol,
Casamento de espanhol”.

O que achou da matéria sobre parlendas? Se gostou, confira também a diferença entre Obrigado e Obrigada e quais são os Verbos no Infinitivo

Fontes: Leiturinha, Significados e Sua Pesquisa

Imagens: Toda Matéria, Colecionador de Sacis e Gestação Bebê

Essa matéria O que são parlendas? Definição, características, benefícios e exemplos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas