Conhecimento Cientifico Padrão de comprimento, o que é? Conceito, metro e unidades de medida

Padrão de comprimento, o que é? Conceito, metro e unidades de medida

O metro é a principal forma de medida utilizada no padrão de comprimento, visto que foi estabelecido no sistema métrico decimal. Essa matéria Padrão de comprimento, o que é? Conceito, metro e unidades de medida foi criada pelo site Conhecimento Científico.

O padrão de comprimento foi criado por meio das grandezas físicas, que definem as medidas de velocidade, litro, volume e força. Além disso, esse método surgiu no Sistema Internacional de Unidade (SI), como uma forma de padronizar as regras da física no mundo inteiro.

Dessa forma, utilizamos esse método em nossa rotina quando dirigimos um carro ou enchemos uma garrafa de água. A partir disso, podemos avaliar que o metro é a forma mais adequada para medir o padrão de comprimento.

Além disso, foi em 1960 que as unidades de medida foram estabelecidas pelo comitê internacional, definindo o quilograma para medir a massa, o metro para o comprimento e os segundos para o tempo. Ademais, vamos aprender os conceitos do padrão de comprimento e suas aplicações.

O que é o padrão de comprimento?

Em suma, o sistema métrico decimal foi criado, em 1790, para padronizar os métodos de medida. Nesse meio tempo, o metro (m), de origem do grego métron, que significa o que mede, foi definido como décimo milionésimo da distância entre o Polo Norte e o Equador Terrestre.

Padrão de comprimento

Padrão de comprimento

Conhecimento Científico
Mental Floss

Posteriormente, esse conceito foi abandonado. Assim, o metro passou a ser validado como distância entre duas linhas finas. Sobretudo, o metro padrão foi gravado em uma barra de platina e guardada no Bureau Internacional de Pesos e Medidas.

Por conseguinte, o metro foi redefinido em 1960, considerado como 1.650.763,86 comprimentos de luz vermelho-laranjada emitida por átomos e criptônio-86 em tubo de descarga gasosa. Dessa forma, este número passou a representar o comprimento da barra de ferro padrão.

Mesmo assim, havia a necessidade de mais precisão no padrão de comprimento adotado pela SI. A partir disso, definiu-se em 1983, que o metro é a distância percorrida pela luz (no vácuo), durante um intervalo de tempo igual a 1/299.792.458 de segundo.

Ao passo que, se as medidas forem maiores ou menores que o padrão de comprimento, é preciso utilizar os múltiplos e submúltiplos, compostos por quilômetro (km), decímetro (dm), centímetro (cm), milímetro (mm) e micrômetro (μm).

Múltiplos e Submúltiplos

Como mencionado anteriormente, há modificações quando houver diferenças no padrão de comprimento. Isto porque, o metro múltiplo é utilizado apenas para medir grandes distâncias. Ao contrário, o submúltiplo é para pequenas distâncias.

Medida de distância

Medida de distância

Conhecimento Científico
TecnoBabele

No entanto, quando a medida necessita de mais precisão, utiliza-se: mícron (µ) = 10-6 m ou angströn (Å) = 10-10 m. A saber, as medidas astronômicas fazem uso do Ano-Luz, que se refere a distância percorrida pela luz durante um ano: Ano-luz = 9,5 · 1012 km.

Por último, ainda existem métodos que não pertencem ao sistema métrico decimal, como também não estão enquadrados no padrão de comprimento, mas ainda são utilizados nos países ingleses, são eles: o pé, a polegada, a milha e a jarda.

Pé: 30,48 cm; Polegada: 2,54 cm; Jarda: 91,44 cm; Milha terrestre: 1.609 m; Milha marítima:  1.852 m.

Observe que: 1 pé = 12 polegadas e 1 jarda = 3 pés. Portanto, é necessário avaliar o resultado do padrão de comprimento, visto que existem os métodos padronizados na física.

Por fim, o que achou dessa matéria sobre padrão de comprimento? Se gostou, confira também: Efeito fotoelétrico, o que é? Descoberta, teoria e aplicações de energia

Fontes: Mundo Educação, Toda Matéria e Só Matemática

Imagens: Escola Educação, Mental Floss e TecnoBabele

Essa matéria Padrão de comprimento, o que é? Conceito, metro e unidades de medida foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas