Período Joanino – História, desdobramentos e transformações no Brasil

Período Joanino se refere à transferência da corte portuguesa para o Brasil em embarcações com a família real portuguesa e os nobres, em 1808

O Brasil foi colonizado por Portugal e o Período Joanino se refere ao tempo em que a família real portuguesa passou no país. Assim, com início em 1808 – quando a Corte Portuguesa desembarcou no país – a família real permaneceu no Brasil, até 1821. Em seguida D. João VI e a Corte Portuguesa voltaram à Portugal por sofrerem pressão das cortes portuguesas.

Em síntese, o momento em que a família portuguesa passou no país ficou conhecido como Período Joanino pelo fato do rei D. João VI ter transferido a capital portuguesa para o Brasil. Assim, foi a primeira vez que um rei transferiu o governo para terras do continente americano.

Dessa forma, a presença da família real portuguesa mudou os rumos no Brasil. Além disso, marcou, de forma intensa, o destino do país. Nesse sentido, a viagem que transferiu a família real reuniu 10 mil pessoas. Por fim, atravessaram o oceano Atlântico escoltados por embarcações britânicas.

Dessa forma, durante a viagem, uma forte tempestade atingiu as embarcações separando o comboio. Assim, grande parte dos viajantes desembarcou na Bahia, enquanto outros tripulantes pararam no Rio de Janeiro.

Contexto histórico do Período Joanino

Em resumo, a família real portuguesa teve apoio da Inglaterra para que o governo português fosse transferido ao Brasil. Dessa forma, a decisão foi tão consistente que cerca de 15 mil pessoas atravessam o Atlântico para chegar ao país das colônias. Desse modo, o população portuguesa que chegou ao Brasil totalizava, aproximadamente, 2%. Logo, o destino era a capital do país na época, Rio de Janeiro, onde permaneceram por 12 anos.

No contexto geral, os portugueses deixaram o país de origem para fugirem de uma possível invasão de Napoleão Bonaparte. Isso porque, o líder francês já havia decidido, em 1806, que os portos seriam fechados para a entrada de navios ingleses. Entretanto, os portugueses não se renderam ao bloqueio, ainda mais porque eram apoiados pela Inglaterra.

Período Joanino - História, desdobramentos e transformações no Brasil

Período Joanino - História, desdobramentos e transformações no Brasil

Conhecimento Científico
Representação da saída da frota em direção ao Brasil. Fonte: Aventuras na História

Porém, após a invasão de Napoleão em Portugal, os lusitanos não viram outra opção a não ser transferir a sede do governo para o Brasil. Dessa forma, em outubro de 1807, D. João e o rei da Inglaterra Jorge III, entraram em um acordo. Assim, arquitetavam uma forma para que a transferência da monarquia fosse feita. Além disso, um acordo de livre comércio foi estabelecido entre Portugal e Inglaterra. Logo, garantia o livre comércio entre os países.

Em síntese, a economia do Brasil se elevou quando, em 1808, o acordo comercial estabelecido entre a colônia e a metrópole, chamado de Pacto Colonial, teve fim. Assim, no mesmo ano, foi assinada por Dom João a “Carta Régia”, permitindo que os portos brasileiros fossem abertos para outras embarcações. Em seguida, com a presença da família real, a economia se elevou de forma considerável. Além disso, várias obras como a casa da moeda, o banco do Brasil e o jardim botânico foram construídas.

Revolução Americana – História, razões, desdobramentos e consequências × Período Joanino e a Independência do Brasil

De certa forma, a Independência do Brasil teve grande influência do Período Joanino. Isso explica-se devido a corte portuguesa, ainda em 1815, ter eliminado a condição de colônia ao Brasil. Nesse período, o país ficou conhecido como “Reino Unido de Portugal e Algarves”. A partir disso, acabou se tornando a sede do poder administrado de Portugal.

Período Joanino - História, desdobramentos e transformações no Brasil

Período Joanino - História, desdobramentos e transformações no Brasil

Conhecimento Científico
Embarque da família real portuguesa no cais de Belém, em 29 de novembro de 1807. Fonte: Aventuras na História

Entretanto, a decisão não agradou as pessoas que ficaram em Portugal. Assim, ordenavam que Dom João IV e a família real voltassem ao país de origem. Dessa forma, o rei voltou à Portugal devido a Revolução Liberal do Porto que ocorria no país, em abril de 1821. Por consequência, a volta do rei marcou o fim do chamado Período Joanino.

Por fim, o filho de Dom João IV, Dom Pedro I, permaneceu no Brasil para tomar posse do governo. Assim, governou o país durante nove anos, 1822 a 1831. Além disso, foi o responsável por criar a primeira Constituição do país, em 1824. Todavia, Portugal queria que Dom Pedro I voltasse ao país. Porém, o príncipe se recusou e em 07 de setembro de 1822, declarou a Independência do Brasil.

O que achou da matéria? Você pode acompanhar mais textos e aprender sobre quem foi Getúlio Vargas e João Goulart.

Fontes: Toda Matéria, Info Escola, Brasil Escola

Fonte imagem destaque: Folha de São Paulo

Essa matéria Período Joanino – História, desdobramentos e transformações no Brasil foi criada pelo site Conhecimento Científico.