Conhecimento Cientifico Períodos da tabela periódica – História, níveis e distribuição

Períodos da tabela periódica – História, níveis e distribuição

A disposição dos elementos químicos na tabela periódica é organizada de acordo com sua massa atômica e distribuídos em períodos e famílias. Essa matéria Períodos da tabela periódica – História, níveis e distribuição foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Responsável por agrupar todos os elementos químicos conhecidos até então, a tabela periódica reúne um total de 118 elementos (92 naturais e 26 artificiais) em diversas camadas. Ademais, visto que a União Internacional de Química Pura e Aplicada estabeleceu esse agrupamento como modelo padrão, o estudo das famílias e períodos da tabela periódica são bases fundamentais para o estudo da química.

Embora conte com 16 famílias, que reúnem os elementos de acordo com características semelhantes, no texto em questão daremos ênfase exclusiva aos períodos da tabela periódica.

Todavia, antes de prosseguirmos diretamente para as especificidades, níveis e distribuição dos elementos químicos nessas camadas horizontais, é importante fazer uma breve recapitulação em torno da história da tabela periódica.

A história da tabela periódica

Em 1789, Antoine Lavoisier revolucionou a química do século XVIII ao publicar uma lista contendo 33 elementos químicos. No entanto, nos séculos seguintes os demais químicos se empenharam em organizar esses elementos.

Períodos da tabela periódica - história, níveis e distribuição

Períodos da tabela periódica - história, níveis e distribuição

Conhecimento Científico
Henry G. J. Moseley

Apesar de Lavoisier ter agrupado a tabela periódica em camadas de substâncias simples, metálicas, não metálicas e salificáveis ou terrosas, os outros cientistas viram a necessidade de um esquema de construção mais preciso.

Diversas tentativas de agrupamento foram sugeridas, e alguns químicos chegaram a publicar tabelas periódicas de forma independente. Contudo, em 1913, já no século XX, o físico Henry G. J. Moseley publicou o primeiro dos trabalhos experimentais a ordenar os elementos químicos pela massa e não pelo número atômico.

Embora Moseley tenha deixado algumas lacunas, as mesmas foram preenchidas nos anos seguintes, os químicos descobriram mais elementos e a tabela periódica foi crescendo.

Os períodos da tabela periódica

Períodos da tabela periódica - história, níveis e distribuição

Períodos da tabela periódica - história, níveis e distribuição

Conhecimento Científico
Tabela periódica atualizada

Assim como sugerido por Moseley, atualmente a disposição dos elementos químicos na tabela periódica é feita por ordem crescente de número atômico. Logo, os mesmos costumam ser posicionados em colunas horizontais, denominadas períodos, e em colunas verticais, as famílias.

Contando com sete períodos, a tabela periódica é organizada de acordo com a quantidade de níveis que o átomo de um elemento apresenta. Portanto, quanto mais elevado o número do período do elemento, maior será a quantidade de níveis que cada um dos átomos desse elemento apresenta.

1º Período: 2 elementos 2º Período: 8 elementos 3º Período: 8 elementos 4º Período: 18 elementos 5º Período: 18 elementos 6º Período: 32 elementos 7º Período: 32 elementos

Isso significa que, se um determinado elemento está posicionado no 6º período da tabela periódica, cada um dos seus átomos conta com seis níveis ou camadas eletrônicas. Um exemplo de elemento do sexto período é o Césio (Cs).

Os períodos 6 e 7 contam com especificidades

Olhando a tabela periódica, é notável que existem mais de sete camadas horizontais. Todavia, é importante ressaltar que as duas últimas, localizadas do lado de fora da tabela periódica, também pertencem, respectivamente, ao sexto e sétimo períodos.

Períodos da tabela periódica - história, níveis e distribuição

Períodos da tabela periódica - história, níveis e distribuição

Conhecimento Científico
Os dois últimos períodos da tabela periódica são mais extensos que os demais

Essas camadas foram posicionadas assim, para que não houvesse uma alteração visual no formato da tabela periódica, já que cada uma dessas camadas isoladas conta com 15 elementos.

O que você achou da matéria? Se gostou, confira também: Tabela Periódica, o que é? Função, história, elementos, famílias.

Fontes: Toda Matéria, Mundo Educação, Manual da Química.

Imagens: Peter Chemical, Science History Institute, Manual da Química, Futura Sciences.

Essa matéria Períodos da tabela periódica – História, níveis e distribuição foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas