Conhecimento Cientifico Plástico, de onde vem? Origem, utilização e reciclagem do material

Plástico, de onde vem? Origem, utilização e reciclagem do material

O plástico é um dos materiais mais utilizados no mundo, assim surgiu a importância da reciclagem para evitar o descarte no meio ambiente. Essa matéria Plástico, de onde vem? Origem, utilização e reciclagem do material foi criada pelo site Conhecimento Científico.

O plástico faz parte da nossa rotina em quase 100%, isto porque estamos manuseando esse material durante o dia todo. Ao escovar os dentes, por exemplo, o cabo do objeto é feito de plástico.

A saber, o processo químico na criação do plástico é feito com a mistura das moléculas chamadas de polímeros e monômeros, derivados das resinas do petróleo. Sendo assim, essa composição é caracterizada de polimerização, visto que é responsável pela união desses dois componentes.

Dessa forma, o plástico é um dos materiais mais usados no mundo. Desde quando levantamos de manhã até deitar na cama para dormir novamente. Por isso, é tão importante entendermos a origem desse material, suas aplicações e como ser um participante ativo na reciclagem.

Origem

A palavra Plástico vem de origem grega e significa aquilo que pode ser moldado. No início do século XX, se teve o primeiro registro de plástico sintético, visto que o desenvolvimento acelerado só aconteceu a partir de 1920.

Plástico

Plástico

Conhecimento Científico
Gazeta Rural

Há diversos tipos de plásticos, assim são divididos entre termoplásticos e termorrígidos. O primeiro, é um tipo de material que amolece ao ser aquecido, sendo moldado da forma desejada. Já o segundo, não derrete quando aquecido, mas é reaproveitado dentro dos processos de reciclagem.

Utilização do material

De modo geral, o plástico é mais utilizado em embalagens de alimentos e bebidas, já que o material é transparente, leve, resistente e não-tóxico.

Alimentos

Alimentos

Conhecimento Científico
BBC

Por outro lado, vários setores da economia também utilizam o plástico, como construção civil, produção têxtil, área hospitalar, calçados, eletrodomésticos, distribuição de energia e dentre outros.

Desse modo, vamos conhecer os tipos de plásticos e suas aplicações:

PET (polietileno tereftalato): Foi criado, em 1941, pelos químicos ingleses Whinfield e Dickson, estas são garrafas muito comuns, utilizadas com refrigerantes, produtos de limpeza e produtos farmacêuticos. PEAD (polietileno de alta densidade): são embalagens utilizadas para cosméticos, tanques de combustível para veículos, tubos de líquidos e gás. V ou PVC (policloreto de vinila): Esse tipo é encontrado em galões de água mineral, calçados, equipamentos médicos e tubos de encanamento. PEBD – (polietileno de baixa densidade): Este material é produzido para embalagens de alimentos, sacos de lixos, lonas agrícolas e rótulos de brinquedos. PP (poliproprileno): são usados em seringas descartáveis, autopeças de carros, embalagens de biscoitos e potes de margarina. PS (poliestireno): Esses tipos de plásticos são utilizados em copos descartáveis, material escolar, revestimento de geladeiras e aparelhos de TV. PU – Poliuretanos: Esse é um termorrígido, muito utilizado em solados de calçados, peças para banheiro, pratos, interruptores e cinzeiros.

Reciclagem do plástico

As empresas do mundo todo estão mais atentas quanto a sustentabilidade e assuntos ligados ao meio ambiente. Por isso, os setores da economia estão investindo no plástico verde, este que reduz, consideravelmente, o consumo de energia.

Plástico

Plástico

Conhecimento Científico
Meio Sustentável

Desde a exploração da matéria-prima até o produto final, a fabricação do plástico verde economiza 70% de energia. Ademais, esse tipo de material reciclado não pode ser utilizado em contato direto com alimentos, apenas em baldes, cabides, cadeiras, sacolas, vassouras e dentre outros.

Existem três tipos de reciclagem do plástico, sendo eles:

Mecânica: O material é transformado em grãos para reciclagem na fabricação de produtos, como sacos de lixos, embalagens não-alimentícias e componentes automotivos. Química: Esse processo reutiliza a matéria-prima, produzindo novos plásticos com a mesma qualidade de um produto virgem. Energética: Os plásticos usados e descartados são utilizados na produção de energia elétrica. Esse processo é mais comum na Europa, Japão e Estados Unidos, onde conseguem ter uma estrutura bem desenvolvida para isso.

O sistema de coleta seletiva também é uma opção de recolhimento de materiais recicláveis, como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos. Ao serem separados, são vendidos para indústrias recicladores ou sucateiros.

Sobretudo, a reciclagem é importante para evitar que o plástico seja descartado no meio ambiente de forma indevida, causando danos à natureza, entupimento de bueiros e poluição da água.

Achou interessante? Então, leia também: Vidro, o que é? Definição, como é formado, utilização e reciclagem

Fontes: Simplast, Recicloteca, Ecycle e Ecycle II

Imagens: Gazeta Rural, Naeco, BBC e Meio Sustentável

Essa matéria Plástico, de onde vem? Origem, utilização e reciclagem do material foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas