Conhecimento Cientifico Poliuretano, o que é? Origem, tipos, propriedades e aplicações

Poliuretano, o que é? Origem, tipos, propriedades e aplicações

O poliuretano é um polímero que dá origem a materiais sólidos e com textura parecida como a de uma espuma. O material é usado na indústria. Essa matéria Poliuretano, o que é? Origem, tipos, propriedades e aplicações foi criada pelo site Conhecimento Científico.

O poliuretano é um polímero pertencente a um grupo de plástico com características bem específicas e aplicações em vários segmentos, sendo encontrado na indústria em grande escala.

Geralmente, formam materiais sólidos e parecidos com espuma. Todavia, é considerado um material versátil e apresenta flexibilidade, resistência e pode ser encontrado em vários formatos diferentes, por exemplo.

Seu uso está associado a itens como colchões, sofás, estofados de carros, rodas de patins e brinquedos em geral. O polímero também pode ser encontrado em eletrodomésticos e até na construção civil.

Origem e produção do poliuretano

O poliuretano foi criado em 1937, pelo químico e professor Otto Bayer, em Leverkusen, na Alemanha. Sua criação foi uma tentativa de suprir a falta de matérias-primas como a borracha e outros materiais mutáveis e flexíveis.

Poliuretano

Poliuretano

Conhecimento Científico
Poliuretano em formato de espuma.

Nesse sentido, uma série de pesquisas com produtos à base de uretana possibilitaram a expansão do poliuretano (Pu) para o mundo inteiro. A disseminação dessas novas tecnologias ficaram a cargo, sobretudo, de países como os Estados Unidos e a Inglaterra.

O poliuretano, assim como qualquer tipo de plástico, é um polímero feito a partir da reação obtida entre um poliol e um diisocianato. Dentre as matérias-primas mais usadas neste processo, estão o óleo de mamona e o polibutadieno (poliol), além do difenilmetano diisocianato (MDI) e hexametileno diisocianato (HDI).

Tipos de poliuretanos

Por ser um material versátil, o poliuretano tem um dos melhores custos benefícios do mercado, sendo utilizado em diferentes tipos e aplicações. No Brasil, observa-se o uso deste material em setores como o de mineração, petróleo, ferrovias e até em automóveis.

Todavia, cada forma de utilização e aplicação do poliuretano implica em um tipo diferente de material a ser usado. Dentre os tipos destacam-se:

1 – poliuretano fundido: obtido a partir da mistura de dois produtos homogeneizados por mistura manual ou automatizada. Apresenta enorme resistência e são encontrados em plásticos de engenharia, usados para fixar esquadrias de alumínio e de madeira, por exemplo.

pu plástico

pu plástico

Conhecimento Científico
Nylonville.

2 – poliuretano rígido e flexível: tem células abertas e densidade entre 8 e 50kg/m³. No caso do rígido, a densidade é de 150 a 850kg/m³. São usados em molduras, painéis de caixas eletrônicos, mobília e peças automotivas.

3 – poliuretano termoplástico: encontrado no estado líquido, de espuma, ou na forma sólida, é um plástico bastante resistente e maleável. Todavia, pode ser encontrado em buchas, roldanas, correias, tubos petrolíferos e até mesmo em produtos para asma.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Zurich Termoplásticos.

4 – poliuretano adesivo: primeiramente possui alto poder de fixação e é resistente à umidade. Tem fácil aplicação e bom rendimento, sendo usado em projetos de construção civil e também no setor automotivo.

5 – poliuretano resinado: utilizado na indústria automotiva, em eletroeletrônicos e na comunicação visual. Tem alta flexibilidade, transparência e brilho, além de acabamento sofisticado. É resistente a óleos e gordura, sendo utilizado com frequência na indústria de alimentos.

Propriedades e aplicações do Pu

A princípio, o poliuretano é um material que apresenta resistência à abrasão, resistência à tração e à propagação de rasgos. Além disso, dentre suas propriedades, também se destacam a boa elasticidade ao choque, flexibilidade a temperaturas mais baixas e resistência ao ozônio.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
O poliuretano é usado em pisos esportivos.

Todavia, o material é usado em vários segmentos da indústria, sendo encontrado em vestuário, eletrodomésticos, na construção civil e até no ramo automotivo. Além disso, encontramos o poliuretano também em aparelhos eletrônicos, em revestimentos, no mobiliário, no segmento da saúde e em embalagens.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Propriedades da matéria, o que são? Conceito e classificações.

Fontes: Ecycle, Angare, Afixgraf

Imagens: Isolaplast, MC4, Nylonville, Zurich Termoplásticos, Retaprene Poliuretanos

Essa matéria Poliuretano, o que é? Origem, tipos, propriedades e aplicações foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas