Conhecimento Cientifico Primeira capital do Brasil – Contexto e motivos para a escolha

Primeira capital do Brasil – Contexto e motivos para a escolha

Salvador foi a primeira capital do Brasil, escolhida em 1549 pela sua posição estratégica e por escoar a produção de pau-brasil. Essa matéria Primeira capital do Brasil – Contexto e motivos para a escolha foi criada pelo site Conhecimento Científico.

A primeira capital do Brasil foi Salvador, entre os anos de 1549 e 1763, na época do Brasil Colônia. Durante 214 anos a cidade foi capital, sendo transferida, após a descoberta de ouro, para região mais central do Brasil.

Nos primeiros anos da colonização do Brasil, Portugal encontrou muitos problemas administrativos que impediram uma colonização mais rápida. Além disso, as capitanias hereditárias, modelo implantado pelos portugueses, não teve sucesso.

Todavia, a posição estratégica no mapa e o fato de a região Nordeste ser ponto de escoamento de pau-brasil, foram motivos que transformaram Salvador na primeira capital do Brasil. A cidade foi fundada pelo português Tomé de Souza, primeiro governador-geral da colônia.

Contexto histórico do período colonial

O período que antecedeu a escolha de Salvador como primeira capital do Brasil foi marcado por uma série de incertezas para a Coroa Portuguesa. Desde 1500, a exploração de pau-brasil era a atividade primária do Brasil.

Insatisfeitos com a situação, os portugueses buscavam uma maneira eficaz, que fosse capaz de sanar os problemas administrativos de sua colônia. Com a falha das capitanias hereditárias enquanto modelo administrativo, Portugal decidiu implantar o governo-geral.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Cidade de Salvador no começo de sua história.

Nesse sentido, Tomé de Souza chegou ao Brasil em 1549 com a função de assumir o cargo de governador-geral. A ele cabia produzir estímulos para a produção agrícola, relacionar-se com os índios, defender o território e designar uma capital colonial.

A Bahia foi escolhida para sediar o governo e, assim, Salvador acabou sendo a primeira capital do Brasil. O motivo principal para a escolha era a posição estratégica na comunicação com outras partes da colônia.

Assim, ao chegar nas cercanias da cidade, Tomé de Souza traçou a capital baseado em modelos de cidades italianas do período. Ele também comandou a construção de uma muralha de taipa tentando cercar o espaço da primeira capital do Brasil.

Em 29 de março de 1549, o português Tomé de Souza fundou a cidade de Salvador, primeira capital do Brasil até 1763. Durante esse período, a cidade foi palco de decisões importantes enviadas pela Coroa Portuguesa para a sua colônia.

Primeira capital do Brasil: motivos para a escolha

A primeira capital do Brasil, Salvador, foi escolhida por alguns motivos especiais. Naquele tempo, a região Nordeste do país era movida pela economia açucareira, atividade que foi explorada pelos colonizadores durante um tempo considerável.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Salvador se desenvolveu por todos os lados.

Todavia, como a Baía de Todos os Santos era um bom lugar para a navegação, o escoamento da produção de pau-brasil, assim como a comunicação com outros pontos da colônia, produtores de cana-de-açúcar, era feito por ali.

A partir do século XVIII, a produção do açúcar já não era tão rentável, pois os preços haviam caído e a concorrência era mais ampla, com o surgimento de outros produtores.

Além disso, a descoberta de metais preciosos no interior do Brasil fez com que o Rio de Janeiro fosse a próxima capital do Brasil.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Brasil Colônia – Início, governo geral e decadência do sistema colonial.

Fontes: Toda Matéria, Hotéis Deville, Escola Kids

Imagens: São Salvador da Bahia de Todos os Santos, Pinterest

Essa matéria Primeira capital do Brasil – Contexto e motivos para a escolha foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas