Prosa – O que é, características, tipos e diferenças com a poesia

A prosa é o texto no estilo natural, organizado em parágrafos, mais utilizado na linguagem do cotidiano para expressar o pensamento racional.

A prosa é o texto no estilo natural, sem a sujeição às convenções que imperam no domínio da poesia (rima, ritmo, métrica, sílabas, musicalidade). Decerto, diz respeito a uma estrutura básica que se contrapõe ao texto em verso, o poema, e que antecede à noção dos gêneros textuais. Assim, é um texto no estilo natural, sem a sujeição à rima, ritmo, parágrafos, estrutura métrica, aliterações ou número de sílabas.

Esse é um estilo mais utilizado na linguagem do cotidiano para expressar o pensamento racional. Pois, a linguagem predominantemente está no discurso analítico, objetivo, real e pouco ambíguo.

Inegavelmente, esse tipo de texto nada mais é que um texto corrido. O conto, a crônica, a novela e o romance são exemplos desse tipo de texto.

O que é prosa?

Prosa - O que é, características e tipos

Prosa - O que é, características e tipos

Conhecimento Científico
Fonte: Toda matéria

Em termos históricos-estilísticos, o crítico russo Mikhail Bakhtin traça uma oposição entre a linguagem macrocósmica da prosa e a linguagem poética. Enquanto a poesia, produzida nas altas camadas letradas, visava centralizar uma linguagem verbal-ideológica “oficial”, a prosa mergulhava nos estratos mais baixos da pirâmide social.

O termo prosa é usado para designar um texto em que o autor oferece ao leitor a ambientação do personagem e deu mundo dentro de um espaço físico e temporal.

Decerto, é um estilo de texto escrito de forma corrida. Assim, é um texto organizado em parágrafos cuja a intenção é expor uma ideia, fato ou história. Por exemplo, livros de contos de fada, de ficção ou não ficção, jornais, cartas e e-mails. Então, nesse estilo de texto importa mais a clareza do que o ritmo, a rima ou a sonoridade das palavras.

Apesar desse tipo de texto e a poesia serem estilos distintos, pode-se observar a fusão entre eles na prosa poética e nos poemas em prosa.

Poema e poesia – O que é cada um e qual a diferença entre eles

×

Tipos de prosa

Existem dois tipos: a narrativa e a demonstrativa

Narrativa

São textos que narram alguma coisa, ou seja, possuem personagens, ambientação das ações etc. Assim, a prosa narrativa apresenta duas categorias: a histórica, que pretende narrar fatos e eventos com base em relatos historiográficos. E a ficcional, que cria personagens e um universo próprio.

A prosa literária são classificados como textos narrativos ficcionais. Por exemplo: romances, contos, crônicas, novelas. Assim, a prosa narrativa histórica também é chamado prosa não literária.

 Demonstrativa

Decerto, são os textos que pretendem explicar alguma coisa, passar conhecimento a respeito de algo. É o caso dos textos didáticos, dos tratados, dos ensaios, da oratória, de textos jornalísticos, científicos, técnicos, do editorial, de textos como este que você está lendo.

Prosaica brasileira

Prosa - O que é, características e tipos

Prosa - O que é, características e tipos

Conhecimento Científico
Fonte: Foco na notícia

O primeiro texto em prosa produzido no Brasil foi a Carta de Pero Vaz de Caminha. Inegavelmente, embora esse documento seja uma crônica histórica por ser um relato, está muito próximo da prosa literária. Pois, há uma grande  riqueza de metáforas e à cuidadosa elaboração textual do autor.

Entretanto, durante o período colonial não houve prosas literárias. Porém, a partir das publicações de O filho do pescador, de Teixeira e Sousa em 1843 e de A moreninha, escrita por Joaquim Manuel de Macedo em 1844, tem início uma tradição prosaica brasileira.

Decerto, nessa época era comum a publicação desses textos através de folhetins. Assim, a cada semana era publicado um novo capítulo no jornal de maior circulação. Inegavelmente, grandes autores brasileiros como Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar, Lima Barreto e Machado de Assis, tiveram suas obras publicadas em folhetim.

Diferenças entre prosa e poesia

Prosa - O que é, características e tipos

Prosa - O que é, características e tipos

Conhecimento Científico
Fonte: Resumo escolar

Enquanto a poesia ordena-se de maneira ritmada e melódica. Onde há um trabalho com a sonoridade dos vocábulos, com aquilo que ultrapassa a função utilitária ou denotativa da linguagem. Em geral, a prosa apresenta análise, narração e linguagem discorrida de maneira contínua. Assim, predominando o uso denotativo da linguagem, sendo um discurso livre e em linha reta.

Prosa Poética

Prosa - O que é, características e tipos

Prosa - O que é, características e tipos

Conhecimento Científico
Fonte: Estudo prático

A principal característica desse estilo está na dinâmica extensiva do texto, em geral, com imagens invocadas. Segue um processo semelhante ao encontrado no romance ou conto.

Decerto, trata-se dos textos em prosa cujo trabalho com a linguagem aproxima-se da poesia. Há um olhar lírico que norteia a construção desses textos, que fazem uso de recursos típicos do fazer poético. Assim, esse estilo recorre a figuras típicas da poesia, como a aliteração, a metáfora, a elipse, e a sonoridade das frases. Porém, mantém a estrutura prosaica.

Entre os principais exemplos desse estilo na obra da literatura brasileira está “Grande Sertão Veredas”, de João Guimarães Rosa.

Poema em prosa

Prosa - O que é, características e tipos

Prosa - O que é, características e tipos

Conhecimento Científico
Fonte: Mundo Educação

Decerto, é possível escrever poemas sem utilizar versos e estrofes. Assim, são chamados poemas em prosa, nos quais predomina a função poética. Inegavelmente, esse tipo de texto é gerado pelo impulso poético, tendo na essência liberdade formal a atrelada à concisão. Assim, consegue desfrutar da crítica, da narração aos fatos diários e da regularidade de expressão.

Certamente, a característica marcante está na brevidade e, ainda, na exceção à quebra de versos e no uso das mesmas figuras de linguagem comuns à poesia. Embora se utilize dos recursos da poesia, se afasta da prosa poética por apresentar ritmo, harmonia e dissonâncias em todo o tempo. Além disso, apresenta uso frequente de elipses e cortes bruscos.

Por fim, leia também sobre o Romantismo.

Fonte: Mundo Educação, Toda Matéria, Info Escola.

Imagem de destaque: Portifólio João Oliveira

Essa matéria Prosa – O que é, características, tipos e diferenças com a poesia foi criada pelo site Conhecimento Científico.