Conhecimento Cientifico Reações químicas, o que são? Representação e tipos de reações

Reações químicas, o que são? Representação e tipos de reações

Reações químicas são processos envolvendo substâncias que entram em contato com outras e, ao reagirem, dão origem a novos compostos. Essa matéria Reações químicas, o que são? Representação e tipos de reações foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Antes de mais nada, reações químicas são processos que acontecem com as substâncias quando entram em contato com outras, formando novos compostos químicos. Nesse sentido, as modificações do processo dependem do tipo de reação pela qual os reagentes passam.

Todavia, as reações químicas são fenômenos que podem ser vistos com maior facilidade em laboratórios, entretanto, no dia a dia também visualizamos esse processo em alimentos apodrecidos, remédios, na combustão, em liberações de calor e de gás também.

Além das reações químicas, a matéria também pode sofrer uma reação física, ou seja, aquela em que a sua composição não seja alterada. Um exemplo de um fenômeno físico é observado quando se corta um pedaço de madeira.

Representação das reações químicas

Em síntese, nas reações químicas os reagentes são os elementos que estão no início e que passam por transformações. Nesse sentido, os produtos são os compostos transformados que aparecem na segunda parte da equação:

Reagentes – Produtos

Assim, a equação química deve ainda informar o estado físico de cada elemento envolvido, sendo necessário que se indique cada inicial: (s), quando sólido, (l) para líquidos e (g) para gasoso.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Khan Academy.

Todavia, quando as reações químicas envolvem substâncias em meio aquoso e em vapor, elas são representadas pelas iniciais (aq) e (v), respectivamente. Compostos com um número na frente possuem coeficiente de estequiometria.

Tipos de reações químicas

Basicamente, as reações químicas podem se dividir em quatro grupos: reação de síntese ou adição, análise ou decomposição, deslocamento, dupla troca ou dupla substituição. Cada reação apresenta características específicas, sendo elas:

Reação de síntese ou adição

Todavia, são aquelas em que duas substâncias combinadas dão origem a uma outra, por exemplo:

A + B = AB Fe + S = FeS H2O + CO2 = H2CO3

De análise ou decomposição

A princípio, esse tipo de reação acontece quando uma substância dá origem a outras duas:

AB = A + B 2HgO – 2Hg + O2

Nesse sentido, elas acontecem de três maneiras:

Pirólise: quando ocorre decomposição pelo calor. Fotólise: quando ocorre decomposição pela luz. Eletrólise: substâncias que se decompõem pela passagem da eletricidade.
Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
SP Labor.

Reações de deslocamento

Todavia, são as reações químicas decorrentes entre uma substância simples que reage com outra substância composta e dão origem a uma nova substância simples e composta, por exemplo:

AB + C – AC + B ou AB + C – CB + A 2Na + 2H2O – 2NaOH + H2 Fe + 2HCl – H2 + FeCl2

De dupla troca ou dupla substituição

Neste tipo de reação, duas substâncias compostas reagem formando outras duas novas substâncias compostas:

AB + CD – AD + CB NaCl + AgNO3 – AgCl + NaNO3 NaOH + HCl – NaCl + H2O

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Sistema ABO, o que é? Definição, tipos sanguíneos e compatibilidade.

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Brasil Escola

Imagens: Clube da Química, Khan Academy , SP Labor

Essa matéria Reações químicas, o que são? Representação e tipos de reações foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas