Conhecimento Cientifico Sintaxe, o que é? Conheça a forma, função e exemplos

Sintaxe, o que é? Conheça a forma, função e exemplos

O principal papel da sintaxe é selecionar e pactuar atos da fala e escrita. Por meio da sua forma e a função compõe a construção da frase.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A sintaxe e morfologia andam juntas, pois, ambas estudam a formação da classe gramatical. Embora desempenham papeis diferentes no conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação. Por isso é importante saber diferenciar elas. A sintaxe é uma ferramenta da gramática que permite conhecer o campo de combinação de palavras. Sendo assim, é possível combinar palavras da língua para a formação de enunciados.

Sintaxe, o que é? Conheça as função e exemplos de como usar

Sintaxe, o que é? Conheça as função e exemplos de como usar

Conhecimento Científico
Fonte: Dicio

O principal papel da sintaxe é selecionar e pactuar atos da fala e escrita. Por meio da sua forma (artigo, substantivo, verbo, adjetivo e advérbio) e a função (sujeito, objeto direto, indireto, adjunto adnominal e adjunto adverbial) compõe a construção da frase. Portanto, esses componentes são essenciais para organizar as sentenças linguísticas e transmitir o significado completo.

Exemplos da forma e função da Sintaxe

Forma:

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); A (artigo) senhora (substantivo)  não (adverbio) pagou (substantivo) a (artigo) ameixa (substantivo).

Função:

A (adj. nominal) senhora (núcleo) não (adj. verbal) pagou (verbo transitivo) a (adj. nominal) ameixa (adj. nominal).

A forma de construir utiliza artigo, substantivo, verbo, adjetivo e advérbio. Enquanto isso, a função estabelece o sujeito, objeto direto, indireto, adjunto adnominal e adjunto adverbial.  O sentido da frase ficou compreensível, além disso contribuiu para a organização sintática das palavras.

O domínio da sintaxe permite que estabelecer relações satisfatórias para a combinação de palavras e orações. Contribuindo para a criação de períodos simples e compostos. Por exemplo:

A série vale a pena ser vista, pois não episódios ruins.

Nesse caso trata-se de um período composto, pois, há mais de um verbo, além disso estão conectados por uma oração.

google_ad_client = "ca-pub-1360360021251685"; google_ad_slot = "7008382253"; google_ad_width = 200; google_ad_height = 90; (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Se caso a frase tirar os verbos Vista e Há será considerada período simples:

A série vale a pena.

A sintaxe é fundamental para a gramática, por isso domina-la é importante para uma comunicação sem ruídos. Conhecer e aprimorar sua forma e função vai permite uma maior compreensão para o receptor.

Gostou do conteúdo? Conheça essas e outras informações sobre a língua portuguesa.

Fonte: Português, Brasil Escola, Stoddi e Mundo Educação.

Imagem: Infoenem e Dicio Online.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Essa matéria Sintaxe, o que é? Conheça a forma, função e exemplos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas