Conhecimento Cientifico Vacúolos, o que são? Definição, características, função e principais tipos

Vacúolos, o que são? Definição, características, função e principais tipos

Vacúolos são organelas comuns em células vegetais, mas também presentes em protozoários e animais. Sua principal função é o armazenamento. Essa matéria Vacúolos, o que são? Definição, características, função e principais tipos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Vacúolos são estruturas celulares membranosas presentes, em geral, em células vegetais. São organelas, portanto, que podem aparecer também em protozoários e animais.

Apesar disso, a presença de vacúolos em células de animais é rara. Quando aparecem, todavia, podem ser encontrados em células do tecido adiposo e cumprem a função de reserva de energia, uma vez que armazenam gordura.

Os vacúolos são envolvidos por membranas lipoproteicas chamadas de tonoplasto. Além disso, são localizados no citoplasma das células, contendo em seu interior o chamado suco vacuolar.

Dessa forma, em células de plantas jovens, eles são bastante numerosos, entretanto, conforme a planta se desenvolve e cresce, eles se fundem em um vacúolo grande e central.

Função dos vacúolos

Vacúolos: o que são?

Vacúolos: o que são?

Conhecimento Científico
InfoEscola

As funções dos vacúolos são bastante variáveis. Eles são responsáveis por regular o PH, fazer digestão intracelular, excretar resíduos, bem como armazenar substâncias e regular a entrada e saída de água por meio de osmorregulação.

Contudo, apesar da variedade de funções, a principal tarefa dos vacúolos é armazenar substâncias. Essas substâncias podem ser, por sua vez, ligadas à nutrição ou à excreção.

Outras funções dos vacúolos são:

controle osmótico; controle da pressão hidrostática da célula vegetal; reserva energética.

Tipos de vacúolo

Os vacúolos são envolvidos por membranas e seu tamanho é variável. Apesar disso, eles normalmente ocupam grande parte do citoplasma das células. Assim, eles são divididos em três categorias. Vejamos, portanto, cada uma delas a seguir:

Digestivos

Vacúolos: o que são?

Vacúolos: o que são?

Conhecimento Científico
InfoEscola.

Próprios das células do tipo fagocitárias, são responsáveis por realizar a digestão intracelular. Podem ser encontrados em protozoários e em células animais e humanas.

As enzimas de lisossomos fazem a digestão no interior do vacúolo digestivo. Depois os resíduos são excretados.

Contráteis

Próprios de seres unicelulares eucariontes, os vacúolos contráteis, como o próprio nome já sugere, possuem função contrátil. Ou seja, controlam a entrada e a saída de água. Em outras palavras, eles são responsáveis pelo equilíbrio osmótico.

Assim, eles sugam a água que entrou em excesso no interior das células e, depois, eliminam a água fora da célula.

Armazenamento

Vacúolos: o que são?

Vacúolos: o que são?

Conhecimento Científico
Freepic

Típicos de células vegetais, esse vacúolo é o mais conhecido. Sua principal função é armazenar substâncias como carboidratos e proteínas.

Além disso, eles atuam também como mecanismo de pressão osmótica, regulando a entrada e saída de água. Também atuam controlando o pH e auxiliam a manter a planta ereta.

Gostou da matéria? Então leia também sobre Células Procariontes e Células eucariontes.

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Estudo prático.

Imagens: InfoEscola, Freepik, Blog do Plantei, InfoEscola.

Essa matéria Vacúolos, o que são? Definição, características, função e principais tipos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas