Conhecimento Cientifico Variação Linguística – Definição, tipos e importância

Variação Linguística – Definição, tipos e importância

Variação linguística é um fenômeno que acontece a partir da diversificação da língua, apresentando-se como os diferentes modos de expressão. Essa matéria Variação Linguística – Definição, tipos e importância foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Variação linguística é um fenômeno que acontece de forma natural, envolvendo a língua e toda a diversificação que acontece em seus elementos formadores, como o vocabulário, a pronúncia, a morfologia e a sintaxe.

Todavia, é considerada como um sistema que não é fechado, ou seja, a língua acaba passando por diversas alterações que são inseridas por seus falantes.

Esse aspecto curioso é o mesmo que faz com que o idioma consiga unir o país, ao mesmo tempo em que se apresentem variações linguísticas de uma região para a outra, por exemplo.

Nesse sentido, a variação linguística que experimentamos se mostra importante a partir do momento em que ela, enquanto elemento histórico, acaba formando identidades e se mostra capaz de manter estruturas de poder na nossa sociedade.

Variação linguística, o que é?

A variação linguística consiste nos diferentes modos em que é possível se expressar em uma língua, a partir da escolha de palavras, construção de enunciados e até mesmo o tom da fala emitida.

Todavia, a língua portuguesa é nossa expressão básica e é com ela que os falantes são entendidos e se fazem entender em situações de comunicação entre um ou mais de um indivíduo.

Variação Linguística – Definição, tipos e importância

Variação Linguística – Definição, tipos e importância

Conhecimento Científico
Núcleo do Conhecimento.

Não sendo um sistema fechado, a língua sofre variações que vão de acordo com a cultura, a região, a época, o contexto e as experiências e necessidades do indivíduo dentro do grupo pelo qual ele se expressa e fala.

Assim, cabe dizer que a variação linguística ocorre por diferentes fatores e que ela atende as necessidades dos indivíduos inseridos no contexto. Quando a variação linguística não é respeitada, ou seja, sofre com julgamentos acerca do seu valor, estamos diante do preconceito linguístico.

Tipos de variação linguística

A variação linguística acontece e depende de fatores diferentes, como a relação de afinidade semântica mantida entre palavras e expressões, que estabelecem relação de sentido próxima, embora sejam distintas em aspectos fonéticos, fonológicos, lexical ou sintático.

Nesse sentido, a variação linguística pode acontecer em quatro tipos diferentes:  diacrônica (aspectos históricos), diatópica (regional), diastrática (social) e a variação diamésica.

Variação diacrônica (variação histórica)

Esse aspecto da variação linguística se manifesta com a passagem do tempo, resultado da constante modificação da língua.

Todavia, a modificação da língua acontece porque, em geral, os falantes são criativos e estão sempre em busca de novas expressões que sejam mais efetivas no processo de comunicação.

Variação Linguística – Definição, tipos e importância

Variação Linguística – Definição, tipos e importância

Conhecimento Científico
Estratégia Concursos.

Nesse sentido, os processos históricos pelos quais o Brasil passou implicam em novos modos de usar a língua. Prova disso são os casos de estrangeirismos que se fazem presentes em nossa língua, como o uso da palavra ‘brother’ no sentido de amigo ou irmão.

Destaca-se também que as inovações linguísticas não permanecem, estão sempre em movimento. Nesse sentido, se faz necessário observar todas as formas faladas e escritas após certo tempo, para ver se elas se solidificam no sistema da língua.

Variação diatópica (regional)

Esse tipo de variação linguística se manifesta em virtude das diferenças geográficas.

Nesse sentido, os falantes dentro de uma mesma nação, neste caso o Brasil, apresentam certas diferenças linguísticas de acordo com a sua região. É o caso de pessoas que moram em Goiás ou no Rio de Janeiro, e até mesmo países de mesma língua, como Brasil, Portugal e Angola.

No caso de diferenças regionais, isto é observado por conta da proximidade linguística decorrente do processo de colonização.

Variação Linguística – Definição, tipos e importância

Variação Linguística – Definição, tipos e importância

Conhecimento Científico
Vai de Bolsa.

A formação da nossa língua se deu pelo afastamento do português de Portugal e pela aproximação e convivência com outras maneiras de falar, advindas das tribos africanas, de outros povos europeus que aqui estiveram e, claro, da presença indígena.

Entre o português falado aqui e o falado em Portugal, algumas diferenças se fazem presentes no campo lexical, por exemplo. No Brasil, um time de futebol usa uma camiseta de jogo, enquanto que em Portugal, usam uma camisola. Por sua vez, camisola no Brasil é uma roupa íntima feminina.

Outras diferenças também podem ser observadas, desde variações no campo sintático ou contrastes da ordem fonética-fonológica. A posição dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, vos), por exemplo: no Brasil é sempre ‘te amo’, e Portugal usa a forma ‘amo-te’.

Dentro do território brasileiro, cada estado usa a língua de maneira diferente. Diferenças são observadas da Bahia para o Rio Grande do Sul, passando por Minas Gerais e desembocando no Amazonas.

Variação diastrática

Acontece em decorrência das diferenças socioculturais, resultado da falta de oportunidades ou o não acesso contínuo e prolongado à uma educação formal. Ou a elementos culturais, como cinemas e museus.

O exemplo são as diferenças observadas por um abismo social criado pelas diferenças que um país tão grande experimenta. A linguagem das universidades é diferente e mais rebuscada do que a linguagem usada por pessoas que não tiveram acesso pleno à educação.

Variação Linguística – Definição, tipos e importância

Variação Linguística – Definição, tipos e importância

Conhecimento Científico
OCP News.

Esse é um dos vários problemas sociais que o país enfrenta e que é determinante para a formação da sociedade em níveis educacionais.

Variação diamésica

Essa acontece entre a fala e a escrita, entre gêneros textuais diferentes também. Neste exemplo de variação linguística incluímos os textos das bulas de remédios e a comunicação em aplicativo de mensagens (WhatsApp).

Variação Linguística – Definição, tipos e importância

Variação Linguística – Definição, tipos e importância

Conhecimento Científico
Resumov.

Todavia, a diferença que marca a fala e a escrita não é uma diferença estática, de maneira que um texto escrito pode estar marcado por traços e expressões orais. E do mesmo jeito contrário também se observa.

Nesse sentido, as diferenças podem ser vistas quando estamos em uma conversa, em que o encadeamento das palavras em um diálogo sai de maneira mais fluída. Já quando precisamos colocar o discurso no papel, o planejamento e cuidado com a língua são maiores.

Importância da variação linguística

A variação linguística se faz importante, porque de acordo com a sociolinguística, essas diferenças carregam a história de cada povo, cada comunidade. Nesse sentido, essa diversidade na escrita e na fala são um apanhado dos modos de vida dos nativos falantes da língua portuguesa.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Nova Escola.

Em cidades do interior, a língua não sofre muitas alterações. O contrário acontece nas metrópoles, lugares em que fatores sociais e econômicos fazem a língua ter proximidade com elementos externos.

Nesse sentido, as variações linguísticas acontecem e permitem o entendimento sobre a competência linguística dos sujeitos falantes, adicionado ao desejo de se estabelecer comunicações efetivas.

Essa comunicação apresenta elementos que ajudam a definir a identidade das pessoas, como a maneira que enxergam e analisam o mundo, dando-lhes a sensação de pertencer a um grupo social.

Preconceito linguístico

As variações linguísticas se encaixam em contextos sociais diferentes, de modo que consigam estabelecer a comunicação desejada ao contexto destinado.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Amino Apps.

Nesse sentido, essas formas diferentes de se expressar acabam entrando em um status de maior ou menor prestígio social, de acordo com o grupo inserido. Essas relações de poder estabelecidas a partir da língua nem sempre são abertas a indivíduos determinados, acabando por marginalizá-los.

O preconceito linguístico é assim desenvolvido a partir do momento em que surge um sistema de valores que julga determinadas variedades linguísticas como sendo mais corretas ou menos corretas. Assim, o modo de falar diferente de alguns indivíduos é sempre julgado pela parcela dominante, por assim dizer.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Linguística, o que é? Definição, principais teorias e definições verbais.

Fontes: Mundo Educação, Brasil Escola, Português, Brasil Escola

Imagens: Carta Capital, Núcleo do Conhecimento, Estratégia ConcursosVai de Bolsa, OCP News, Resumov, Nova Escola, Amino Apps

Essa matéria Variação Linguística – Definição, tipos e importância foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas