Conhecimento Cientifico Verbo intransitivo, o que é? Definição, quais são e características

Verbo intransitivo, o que é? Definição, quais são e características

Os verbos intransitivos são aqueles que expressam uma ação e que não precisam de um complemento para fazer sentido na frase. Essa matéria Verbo intransitivo, o que é? Definição, quais são e características foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Na Língua Portuguesa, os verbos são aqueles que indicam uma ação. Além disso, também são responsáveis por indicar um fenômeno, um estado ou uma ocorrência, como no caso dos verbos intransitivos.

Basicamente, os verbos intransitivos são aqueles que não precisam de um complemento, seja um objeto direto ou indireto.

Dessa forma, os verbos intransitivos, assim como os demais verbos, apresentam uma ação, aceitam um ponto final após o verbo (não precisam de complemento) e, normalmente, apresentam adjuntos adverbiais.

Nestes casos, quando o verbo intransitivo vem acompanhado de preposição, eles foram apenas um adjunto adverbial, já que o complemento não está ligado diretamente ao verbo.

Verbo intransitivo

Os verbos intransitivos são aqueles que apresentam sentido completo na frase. Ou seja, não necessitam de um completo, como objeto direto ou indireto, para que faça sentido.

Verbo intransitivo, o que é? Definição, quais são e características

Verbo intransitivo, o que é? Definição, quais são e características

Conhecimento Científico
Os Razandumbas

Sendo assim, são os verbos que indicam uma ação e que não transitam para um objeto para que possa fazer sentido. Logo, indicam e terminam uma ação no próprio sujeito.

Por exemplo:

Marina nasceu. Joyce chegou.

Classificação do verbos

Os verbos, de maneira geral, podem ser classificados como intransitivo ou transitivo. O que diferencia ambas as classificações é o significado que cada verbo desempenha na oração.

Portanto, para classificar um verbo, é necessário sempre analisar o contexto da frase em que os verbos estão inseridos.

Por exemplo, se pegarmos o verbo namorar podemos classificá-lo como um verbo indireto, um verbo pronominal, um verbo transitivo ou um verbo intransitivo.

Observe os exemplos:

Verbo intransitivo: Meu irmão namora muito, é muito namorador! Transitivo direto: Estou namorando essa blusa há uns dias… Verbo transitivo indireto: Namoro com Paulo há três anos. Pronominal: Carlos namorou-se de Bruna desde a primeira vez que a viu.

Verbos intransitivos e adjuntos adverbiais

Na classificação dos verbos intransitivos é preciso analisar o significado dos adjuntos adverbiais. Isso porque é comum que, ao descrever uma ação, informações sejam acrescentadas como forma de complementar uma frase.

Verbo intransitivo, o que é? Definição, quais são e características

Verbo intransitivo, o que é? Definição, quais são e características

Conhecimento Científico
Grupo Escolar

Entretanto, no caso das ações intransitivas, o verbo não precisa de um complemento para que tenha um significado. Neste caso, os adjuntos adverbiais servem apenas para enriquecer o sentido da frase.

Além disso, os adjuntos adverbiais nas orações intransitivas servem para indicar uma circunstância, como lugar, tempo, modo ou intensidade, por exemplo.

Alguns exemplos de adjuntos adverbiais são:

de fato (afirmação); à direita (lugar); muito (intensidade); a pé (meio) sobre natação (assunto).

No caso de frases com verbos intransitivos e adjuntos adverbiais, temos:

Marcela ainda não voltou do teatro; Caio casou ontem; Meu tio caiu do elevador; Eu sorri muito.

O que são verbos transitivos?

Diferente dos verbos que não precisam de transição, os verbos transitivos são aqueles que necessitam de um complemento para que possam fazer sentido. Ou seja, são os verbos que expressam uma ação, porém para serem compreendidos, precisam de objeto direto ou indireto.

Dessa forma, os verbos transitivos podem ser classificados como transitivo direto ou indireto ou, em alguns casos, ambas as classificações ao mesmo tempo. Por exemplo:

Joaquina ama xadrez. Raquel comprou pães e queijo.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Intertextualidade e Acentuação Gráfica.

Fontes: Português Play, Conjugação e Toda Matéria 

Imagens: Almanaque Literário, Os Razandumbas e Grupo Escolar

Essa matéria Verbo intransitivo, o que é? Definição, quais são e características foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas