Conhecimento Cientifico Verbos irregulares – Conjugação, tipos de irregularidade verbal e exemplos

Verbos irregulares – Conjugação, tipos de irregularidade verbal e exemplos

Os verbos irregulares são verbos que sofrem, de forma separada, alteração em seu radical ou em suas desinências, se diferenciado dos regulares. Essa matéria Verbos irregulares – Conjugação, tipos de irregularidade verbal e exemplos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Quando se fala em gramática, logo vem à mente diversas regras e termos que fazem da língua uma maneira mais correta de ser expressada. Dentre as diversas regras, existem os verbos irregulares.

Basicamente, os verbos irregulares são aqueles que não se enquadram na estrutura de conjugação padrão dos verbos, ou seja, 1ª conjugação para os verbos terminados em – ar; 2ª conjugação verbal para os terminados em -er e 3ª conjugação para verbos terminados em -ir.

Ou seja, a irregularidade dos verbos está relacionada com alterações nos radicais dos verbos e nas terminações dos verbos quando conjugados. Sendo assim, os verbos irregulares fogem à regra dos moldes fixos de conjugação.

Conjugação dos verbos irregulares

Normalmente, os verbos são formados por um radical e uma parte denominada “terminação”. Assim, na conjugação verbal, o que ocorre é a alteração das terminações dependendo da pessoa, tempo verbal e flexões de número que apresentam.

Verbos irregulares - Conjunção, tipos de irregularidade verbal e exemplos

Verbos irregulares - Conjunção, tipos de irregularidade verbal e exemplos

Conhecimento Científico
Curso Enem

Dessa forma, como os verbos irregulares não se enquadram nos moldes padrão de conjugação, não é possível definir uma única regra. Sendo assim, a alteração verbal, no momento da conjugação, pode ocorrer tanto nos radicais quanto nas terminações, mas nunca de forma conjunta.

Porém, vale ressaltar que, apesar da irregularidade dos verbos, nem todos as formas conjugadas do verbo são irregulares. Ou seja, pode ocorrer que um verbo irregular apresente formas conjugadas que se encaixam nas regras gerais de conjugação verbal.

Como exemplos de irregulares, onde apenas os radicais se alteram, temos:

Medir – eu meço (radical é med-); Trazer – eu trago (radical é traz-); Pedir – eu peço (radical é ped-); Ouvir – eu ouço (radical é ouv-).

Agora, em casos onde apenas as terminações sofrem alterações, temos como exemplo de verbos irregulares:

Dar – eu dou (terminar regular é -o); Querer – ele quer (terminação regular é -o); Dizer – ele diz (terminação regular é -e).

Tipos de irregularidade verbal

A princípio, os verbos regulares possuem regras comuns de conjugação verbal. No caso dos verbos irregulares, as regras padrão de conjugação não se aplicam, porém é possível definir padrões semelhantes de irregularidade entre os verbos. Com isso, são semelhanças denominadas mais leves ou mais acentuadas.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Blog da Editora Contexto

Sendo assim, os verbos irregulares podem se dividir em: anômalos, forte e fracos. Neste caso, os verbos anômalos são aqueles que mudam o radical conforme o verbo vai sendo conjugado. Como exemplo, tempos: ser e ir.

Por outro lado, os verbos irregulares fortes podemos citar: fazer, estar, poder, haver, querer, saber, dizer, dentre outros. Além disso, como irregulares fracos, temos: ouvir, medir, perder, remediar, estrear, sacudir, sumir, enxergar, adequar, etc.

No geral, os verbos terminados em -ar representam a maior quantidade dos verbos com conjugação irregular. Apesar disso, a 1ª conjugação do verbo é a que menos apresenta irregularidades na conjugação.

Sendo assim, a relação dos verbos irregulares, de acordo com a conjugação, fica:

Primeira conjugação: averiguar, dar, estar, passear. Segunda conjugação: caber, crer, fazer, ler, poder, pôr, querer, saber. Terceira conjugação: agredir, cobrir, ir, medir, pedir, polir, rir, sair.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que são Verbos no Infinitivo e qual a diferença entre Obrigado e Obrigada.

Fontes: Conjugação e Toda Matéria

Imagens: Escola futuro feliz, Curso Enem e Blog da Editora Contexto

Essa matéria Verbos irregulares – Conjugação, tipos de irregularidade verbal e exemplos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas