Conhecimento Cientifico Verbos nocionais, o que são? Função, características e aplicabilidade

Verbos nocionais, o que são? Função, características e aplicabilidade

Verbos nocionais são aqueles que atuam como núcleo do predicado e indicam ação. Além dos mesmos, também existem os verbos não nocionais. Essa matéria Verbos nocionais, o que são? Função, características e aplicabilidade foi criada pelo site Conhecimento Científico.

De acordo com o ponto de vista semântico, verbos constituem uma classe de palavras que indicam ações ou noções de estado. Ademais, a função do verbo é indissociável do predicado, um dos termos essenciais da oração, que recebe classificações de acordo com seu aspecto verbal. No entanto, o que exatamente são verbos nocionais?

Pois bem, ao passo que o predicado é constituído por um verbo ou locução verbal, cada um deles desempenha um determinado papel. Dessa forma, sendo determinados pelo contexto, os verbos podem ser classificados como nocionais ou não nocionais.

Dentre as funções intermediadas pelo verbo existe a determinação de transitividade verbal. Enquanto os verbos nocionais sempre atuam como núcleo do predicado, classificando-se como transitivos diretos ou indiretos; os não nocionais denotam apenas o estado do sujeito e são denominados como verbos de ligação.

Características dos verbos nocionais

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Verbos nocionais exprimem ações como conversar, rir, pesquisar, digitar e afins

Verbos nocionais são aqueles que exprimem processos. Logo, é costumeiro que os mesmos indiquem ação, desejo, atividade psicológica, fenômeno natural, acontecimento e afins. Sendo assim, reforçando que eles atuam como núcleo do predicado, alguns exemplos de verbos nocionais são:

dançar; fazer; dirigir; chover; amar; sofrer; morrer; nascer; desejar; trovejar; relampejar; pensar; pretender.

Características dos verbos não nocionais

Verbos nocionais, o que são? Função, características e aplicabilidade

Verbos nocionais, o que são? Função, características e aplicabilidade

Conhecimento Científico
Verbos não nocionais indicam estado como tristeza, solidão, apatia e afins

Em contrapartida, verbos não nocionais são aqueles que exprimem uma noção de estado do sujeito. Por isso, esses verbos são mais conhecidos como verbos de ligação e não integram o núcleo do predicado. Só para ilustrar, alguns exemplos de verbos não nocionais são:

ser; estar; ficar; andar; continuar; virar; permanecer; tornar-se; persistir; acabar.

Aplicabilidade desses verbos

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Alguns verbos podem indicar tanto estado quanto ação, como é o caso do verbo “andar”

Visto que as principais características de cada grupo de verbos foi apresentada, abaixo você pode conferir exemplos de sua aplicabilidade.

Marcos dança na chuva → o verbo indica ação, portanto, é nocional. Natasha pensa em viajar → o verbo indica atividade psicológica, portanto, é nocional. Murilo quer um emprego → o verbo indica desejo, portanto, é nocional.

Já os verbos não nocionais ou de ligação, podem indicar um estado circunstancial ou permanente e até uma continuidade ou mudança desse estado. Alguns exemplos de sua aplicabilidade são:

Estou cansada → o verbo indica estado circunstancial, portanto, é não nocional. João está morto → o verbo indica estado permanente, portanto, é não nocional. Ele tornou-se bom → o verbo indica mudança de estado, portanto, é não nocional.

Além disso, é importante ressaltar que alguns verbos indicam tanto ação quanto estado. Dessa forma, se torna tarefa do contexto dar pista de como classificá-los. Por exemplo:

A garota virou uma fera → indica o estado de ser da garota, portanto, verbo não nocional. A garota virou o pé → indica a ação de virar o pé, portanto, verbo nocional. Márcia anda depressa → indica a ação de andar, portanto, verbo nocional. Márcia anda tristonha → indica estado circunstancia, portanto, verbo não nocional.

E então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também: Vozes verbais, o que são? Definição, características e exemplos.

Fontes: Brasil Escola, Português, Prepara Enem, Brasil Escola.

Imagens: Amador Loureiro, Brooke Cagle, arash payam, Ryoji Iwata.

Essa matéria Verbos nocionais, o que são? Função, características e aplicabilidade foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas