Conhecimento Cientifico Vogal temática, o que é? Definição, classificações e exemplos

Vogal temática, o que é? Definição, classificações e exemplos

Vogal temática é um dos seis morfemas da Gramática e tem como função unir o radical à desinência, formando assim o tema Essa matéria Vogal temática, o que é? Definição, classificações e exemplos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Todos nós sabemos que a Língua Portuguesa é uma das mais belas e complexas do mundo. Dessa forma, não é por acaso que o estudo da Gramática é dividido em áreas, que se dividem em outras tantas variações. Dentre elas, há a Morfologia, que trata da estrutura das palavras e, consequentemente, da vogal temática.

A vogal temática é uma das unidades de significação presentes em uma palavra. Além dela, há o radical, o tema, os afixos, as desinências e outras divisões. A cada uma delas é dado o nome de morfema.

A principal função dessa vogal é ligar o radical, isto é, a parte fixa que serve como base para as outras construções, às demais desinências, que são os elementos que vêm ao fim e indicam o gênero e a flexão das palavras.

Conheça agora mais sobre os tipos de vogal temática e como elas se estruturam dentro de uma palavra.

Os tipos de morfema

A morfologia, ou estudo dos morfemas, estuda a formação e a estrutura das palavras, configurando como a menor estrutura de uma palavra.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Ciberdúvidas da Lingua Portuguesa

Dessa forma, ele pode ser classificado em seis tipos: desinência, raiz, radical, afixo, tema e vogal temática. Em síntese, a desinência vem sempre no final dos termos, indicando o gênero (masculino ou feminino) ou o número (singular ou plural).

Ex. aluno (desinência nominal – substantivo); comprarei (desinência verbal – verbo). Em seguida, há a raiz, que é a base que forma as palavras. É a parte que nunca muda, mesmo com as variações de uso. Ex. vestir, vestido, vestuário.

Logo após, existem os afixos, ou seja, as partículas inseridas no início ou fim das palavras e que alteram significativamente seu significado.

Ex. fazer/ desfazer; banana/bananal/bananeira; emprego/desemprego

Por fim, os dois morfemas relacionados diretamente a esse tema: a própria vogal temática e o tema, que é simplesmente a junção entre o radical e a vogal temática.

Ex. carr/o; carr/o/ça (carr é o radical, o é a vogal temática e ça é o afixo.)

Os tipos de vogal temática

Como dito anteriormente, vogal temática é o morfema que liga o radical (base) às desinências que formam as palavras, constituindo assim o tema. Quanto às classes gramaticais, os verbos e os substantivos são os únicos que contém vogais temáticas.

Vogal temática nominal

Assim sendo, as vogais temáticas são nominais quando têm a pronúncia mais fraca, isto é, são átonas. Além dos mais, elas estão sempre no fim das palavras, sendo o -A, -E e -O.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Nova Escola

Ademais, elas se ligam a desinência de número, aquela que indica singular ou plural.

Ex. terminadas em “A” – escola(s), cadeira(s), garrafa(s); terminadas em “E” – pacote(s), mascote(s), teste(s) e terminadas em “O” – livro(s), posto(s), copo(s).

Contudo, note que os substantivos acima não sofrem flexão de gênero. Portanto, não configuram desinências de gênero.

Note também que não há nenhuma palavra terminada com vogal tônica (toró, forró, picolé), pois estas não contêm vogal temática. São, portanto, chamadas de formas atemáticas.

Vogal temática verbal

Por sua vez, as vogais -A, -E e -I formam três grupos de terminações verbais, junto ao -r. O primeiro grupo (-ar) é formado por palavras como voar, nadar e lavar. Já o segundo grupo (-er) contém verbos como chover, encher e comer.

Vogal temática: o que é, classificações e exemplos

Vogal temática: o que é, classificações e exemplos

Conhecimento Científico
ATM

Por fim, o terceiro grupo termina com -ir, configurando verbos como sair, subir ou consumir.

E aí, gostou do texto? Então, leia mais sobre o que é Morfologia e Etimologia.

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Mundo Educação, Português, Português, Mundo Educação.

Imagens: Deposit Photos, Ciberdúvidas da Lingua Portuguesa, Nova Escola, ATM Educacional.

Essa matéria Vogal temática, o que é? Definição, classificações e exemplos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas