Resumindo a Notícia
- Uma mãe golfinho foi vista carregando o filhote morto
- Junto com ela estavam diversos outros golfinhos, com comportamentos anormais
- O registro foi feito no mar Mediterrâneo, na costa de Portugal
- Pesquisadores acreditam que o comportamento faz parte de alguma tradição de luto
A mãe tentava colocar o filhote na superfície
Reprodução/SWNSUma mãe golfinho foi vista carregando o filhote morto pelo mar Mediterrâneo. O vídeo emocionante foi registrado por uma criadora de conteúdo ambiental, que estava em expedição pela costa da cidade de Albufeira, em Portugal.
Margarita Samsonova, de 29 anos, voltava com um grupo de uma expedição que durou cinco horas, quando avistou cerca de 25 golfinhos no mar. Os animais se comportavam de forma anormal, o que chamou a atenção de todos.
Segundo o Daily Mail, ela notou que a mãe golfinho conduzia o corpo do filhote e tentava mantê-lo na superfície. "Ao mesmo tempo foi muito emocionante, porque isso era algo novo, percebemos que nunca havia sido documentado antes", comentou Margarita, que disse acreditar que um comportamento de luto do tipo nunca foi filmado na Europa.
Ela conta que os golfinhos pulavam mais alto do que o normal e emitiam barulhos incomuns entre eles, como se fosse uma forma de os animais lidarem com o luto. "Realmente parecia um momento de luto que foi expresso tanto pela mãe quanto pelos outros golfinhos", analisa ela.
Os golfinhos estavam próximos da mãe e do filhote
Reprodução/SWNSO comportamento diferente dos animais foi visto por diversos dias seguidos após o registro feito pela criadora de conteúdo. O grupo de golfinhos reunido e a mãe com o filhote foram avistados até dez dias depois.
Margarita, que estudou zoologia na universidade de Oxford Brookes, confessou a emoção: "Instantaneamente, eu chorei, foi realmente de partir o coração e muito doloroso assistir a isso".
A AIMM, Associação para Investigação do Meio Marinho, foi a responsável por compartilhar o vídeo. No site da associação, eles comentaram a gravação inédita: "Assistimos a um comportamento de golfinho muito raro nesta região e conseguimos filmá-lo!"
Comportamentos similares, com alguma expressão de luto e pesar, já foram registrados em outros lugares do mundo. Em 2019, um golfinho fêmea foi visto enquanto conduzia o filhote morto na Nova Zelândia. Em 2021, um golfinho fêmea que vive em um centro de pesquisa da espécie, na Austrália, nadou de forma parecida após a perda de um ente querido.
VEJA TAMBÉM: Morre Honey, a golfinho que passou 2 anos abandonada em uma piscina