O café em pó brasileiro é feito com sangue de boi?

Áudio compartilhado nos grupos do WhatsApp afirma que as fábricas de café em pó misturam sangue de boi em sua composição para dar mais peso ao produto! Será verdade? O áudio começou a circular nas redes sociais e, principalmente, nos grupos de WhatsApp na primeira semana de fevereiro de 2020 e nele podemos ouvir uma […] O post O café em pó brasileiro é feito com sangue de boi? apareceu primeiro em E-farsas - Desvendando fake news desde 2002!.

E-Farsas

E-Farsas

E-Farsas

Áudio compartilhado nos grupos do WhatsApp afirma que as fábricas de café em pó misturam sangue de boi em sua composição para dar mais peso ao produto! Será verdade?

O áudio começou a circular nas redes sociais e, principalmente, nos grupos de WhatsApp na primeira semana de fevereiro de 2020 e nele podemos ouvir uma voz de um homem afirmando ter acabado de fazer uma incrível descoberta. 

Segundo o homem, as fábricas de café em pó do Brasil estariam preparando o produto com sangue de boi torrado!

O homem afirma que o sangue chega em carretas-tanque carregadas de sangue de boi “talhado” e que após um processo de aquecimento, o produto se torna líquido e é torrado nos fornos das fábricas para ser misturado ao café para, segundo o homem, dar mais volume ao preparo.

Algumas fotos de um líquido vermelho e de um caminhão se espalharam com a mensagem, parecendo provar o que a voz está afirmando, mas será que isso é verdade ou mentira?

E-Farsas

E-Farsas

E-Farsas

Áudio afirma que os fabricantes de café em pó estariam acrescentando sangue de boi no produto! Será verdade? (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Como podemos perceber no áudio que se espalhou nas redes sociais, ele é bastante vago nas informações. Sabe-se apenas que o denunciante é um motorista (sem nome) que estava levando algum produto para a cidade de Vitória (ES). Isso é típico em rumores, a falta de provas para uma denúncia tão grave.

Além disso, pelo que relata a voz do homem anônimo, o processo do acréscimo de sangue de boi na fabricação do café torrado parece estar sendo feito abertamente, como se fosse algo corriqueiro. No entanto, isso não seria possível de ser feito dessa forma, visto que a ANVISA proíbe o uso de todo e qualquer produto de origem animal na fabricação do café em pó.

Outro detalhe é que o áudio afirma que o sangue chega nas carretas talhado (ou coagulado) e que um aquecimento liquefaz o sangue para o transporte para as fábricas. No entanto, o sangue coagulado não vira líquido novamente quando aquecido.

Desmentido da ABIC   

No dia 04 de fevereiro de 2020, a Associação Brasileira da Indústria do Café veio a público informar por meio de uma nota que as acusações de que o café em pó brasileiro é feito com a adição de sangue de boi são totalmente infundadas. 

“Tais informações SÃO FALSAS. Reforçamos a necessidade dos industriais, profissionais do agronegócio e dos consumidores de não compartilhar informações que possuam origem duvidosa ou que não sejam fidedignas, tendo em vista a crescente distribuição deliberada de desinformação e boatos, as fake news (notícias falsas) […] Destacamos mais uma vez que o áudio em questão trata-se de FAKE NEWS e salientamos que os cafés certificados pela ABIC são analisados e monitorados periodicamente com a garantia da pureza e qualidade do produto”, disse a ABIC em sua nota.

“Café” + “Sangue de Boi” na web

Não conseguimos encontrar a origem desse áudio e tampouco notícias que comprovem o que a voz anônima afirmou. As únicas referências a “sangue de boi + café” que encontramos foram as seguintes:

Em setembro de 2016, a barista Isabela Raposeiras disse em entrevista à revista Veja que se o café fosse vinho, o do brasileiro seria o Sangue de Boi (uma alusão ao Vinho Sangue de Boi, conhecido por seu preço popular e pouco saboroso em comparação aos mais caros);

Em setembro de 2018, outro entrevistado compara a qualidade do nosso café com o vinho Sangue de Boi, devido à sua baixa qualidade se comparada ao café do exterior (segundo o que disse o entrevistado ao site Sabor Clube; 

Conclusão

Não há nenhuma prova de que o café em pó brasileiro é feito com a adição de sangue de boi torrado. Tudo começou com um áudio de uma pessoa que não se identificou e que não apresentou nenhuma prova de suas acusações (além de algumas fotos que não mostram nada além de uma enorme bacia com um líquido vermelho).

O post O café em pó brasileiro é feito com sangue de boi? apareceu primeiro em E-farsas - Desvendando fake news desde 2002!.