Esferas semitransparentes são diferentes de tudo já identificado na lua
Reprodução/Science China PressDuas esferas semitransparentes e que parecem de vidro foram vistas na Lua por rover lunar operado pela China. As esferas medem cerca de 4 cm de diâmetro e foram fotografadas por uma câmera panorâmica do veículo Yutu-2, que reúne dados da superfície do satélite natural desde 2019.
Um estudo que especula o que seriam os objetos foi publicado pelo jornal científico Science China Press.
Esferas do tipo são consideradas comuns na Lua, mas geralmente possuem cerca de 3 mm de diâmetro. A anormidade do tamanho torna esse achado especial, ao menos por enquanto.
"Os objetos transparentes e translúcidos na Lua têm menos de 1 mm de diâmetro, e os maiores são escuros e opacos", revela o estudo, ressaltando as características das esferas encontradas.
O Yutu-2 não conseguiu fazer um estudo químico das propriedades das esferas, de forma que elas foram selecionadas para avaliações posteriores.
Estudos anteriores revelaram que as esferas são criadas quando porções de silicato são submetidas à temperaturas muito altas. Isso pode acontecer com o impacto de meteoritos na Lua, ou restos do passado vulcânico do satélite.
Os cientistas chineses acreditam que as grandes esferas transparentes são a chave para uma compreensão mais ampla da história geológica da Lua.
LEIA ABAIXO: Homem dá zoom na Lua e flagra a presença de três OVNIS misteriosos